sábado, 6 de dezembro de 2014

Bolero de Ravel e Bailado em Flamenco - Juanjo Mena conducts BBC PROMS 2013

Um artigo de opinião: "A dignidade de uma mulher" (por Alberto Pinto Nogueira, Procurador-Geral Adjunto)

(imagem conseguida em www.jn.pt)


"OPINIÃO (in www.publico.pt)

A dignidade de uma mulher

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Sobre os relógios de pulso

"Sabia que os relógios de pulso são uma ideia do brasileiro Santos Dumont? O aeronauta queria cronometrar o tempo de voo dos seus aviões, e como os relógios de bolso não eram práticos, pediu ao joalheiro francês LOUIS CARTIER que criasse um modelo que ficasse fixo no braço. A inovação chegou-lhe às mãos em março de 1904: tinha uma bracelette de couro fechada por uma fivela." in Revista Sábado, 27 novembro 2014
kdfrases.com

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

A festa da Nª Srª Aparecida, em Lousada (II)

Romaria da Senhora Aparecida

No dia 13 faz-se uma festa de gado, Passeio Equestre e corridas de cavalo. Encontro de Bombos (consoante o número de anos da romaria) e Festival Folclórico.Romaria centenária que se realiza na freguesia do Torno, povoação da Senhora Aparecida, nos dias 13, 14 e 15 de Agosto em honra de Nossa Senhora Aparecida.

No dia 14 começa com as entradas das bandas e a preparação dos andores para a grande procissão. Enfeita-se uma pomposa e comprida procissão, com andores (incluindo o Andor Grande, o maior do país, com 20,26 metros e transportado por perto de 90 homens), muitos pendões de seda, cruzes alçadas, figuras alegóricas a pé e a cavalo, bois muito grandes enfeitados com flores, campainhas e cavalos. Ao fim da manhã, é celebrada a Eucaristia Solene no Auditório do Santuário com milhares de fiéis.

É uma romaria de tradições religiosas sendo de destacar a importante procissão, que decorre sempre ao fim da tarde do dia 14, onde se mostra o maior andor existente no país (inscrito no livro dos records do Guinness), transportado por homens. É comovente e consolador ver a crença dos devotos que vêm cumprir as suas promessas, no fim da procissão, arrastando-se de joelhos, amortalhados e carregados com diversos círios. Algumas pessoas, em momentos de aflição, oferecem a Nossa Senhora Aparecida os seus anéis, os seus cordões de ouro, os seus brincos e a Ela lhos vão entregar no dia da sua festa. A fé nota-se sempre crescente em todas as pessoas, desde os mais humildes até às de mais elevada posição.
À noite queima-se uma enorme sessão de fogo de artifício (diz-se por ai que é sempre umas das melhores da zona), diversas filarmónicas ali se reúnem também.
No dia 15 há corrida de motorizadas de 50CC e 80CC durante a tarde, a recordar as velhas corridas de feira. A noite é animada com conjuntos musicais populares e grande sessão de fogo de artifício em volta do Santuário e do Grande Andor que se encontra em exposição no adro.

Oração à Nossa Senhora Aparecida

Querida Mãe Nossa Senhora Aparecida.
Vós que nos amais e nos guiais todos os dias,
vós que sois a mais bela das Mães,resfazer
a quem eu amo de todo o meu coração.
Eu vos peço mais uma vez que me ajudeis a alcançar uma graça.
Sei que me ajudareis e sei que me acompanhareis sempre,
até a hora da minha morte. 
        in http://pt.wikipedia.org/wiki/

in: www.rotadoromanico.com

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

A festa da Nª Srª Aparecida, em Lousada (I)


Festa da Senhora Aparecida (Torno) – Dias 13,14 e 15 de Agosto
De 13 a 15 de Agosto, decorre a ancestral romaria em honra da Senhora Aparecida. Na tarde dia 14, a procissão integra o maior andor do país, transportado aos ombros de 80 homens, numa grandiosa manifestação de fé e devoção. (www.cm-lousada.pt)
"Santuário da Nossa Senhora Aparecida encontra-se situado na freguesia portuguesa de Torno, na Vila da Senhora Aparecida, no concelho de Lousada

Lenda da Nossa Senhora Aparecida (Torno - Portugal)
Nos últimos anos anos do século XVIII, pedia esmola por esta terra um pobre ermitão, contando-se ser estrangeiro.
Todos o amavam porque era muito bondoso, estimava os animais e respeitava as crianças.
Morava num subterrâneo, numa antiga mina seca, que existia no monte da Conceição, lugar onde hoje se encontra a Ermida de Nossa Senhora Aparecida. Trazia consigo, num oratório, uma imagem da Virgem Maria, que apresentava quando pedia esmola. Por vezes alargava os seus passeios e, assim, se passavam meses sem ser visto nestes sítios.
Mas, um dia, desapareceu de vez. O que lhe teria acontecido? Ninguém sabia responder. E, assim passou ao esquecimento. Passaram-se muitos anos, até que um fenómeno veio chamar a atenção do povo para o antigo abrigo do ermitão. Eram estrelas cadentes que, em noites seguidas, ali pareciam ir beijar o chão. E também faíscas eléctricas que, em dias de tempestade, ali caíam sem perigo. O povo e o vigário, admirados com o que se passava, resolveram ir escavar e encontraram sinais de uma mina aluída, onde apareceu a pequena imagem da Vírgem, que passou a tomar o nome de Senhora Aparecida.
Geralmente sao feitos em minas de ouro com picaretas e enchadas Perto de tal imagem, encontrava-se uma panela, alguns restos e carvão. Era ali que o pobre mendigo descansava e foi ali, também, a sua sepultura. Foi, por certo, um novo aluimento que soterrou, mas deixando inteira a pequenina imagem que o acompanhou em vida.
Quando isto se descobriu, os sinos repicaram e lágrimas de alegria cobriram o rosto de todos quantos assistiram a este acontecimento.
A notícia correu todo o norte de Portugal. A partir daí, começou a peregrinação a este santo lugar. Assim começou a festejar-se a Romaria de Senhora Aparecida, nos dias 13, 14 e 15 de Agosto de cada ano.
in http://pt.wikipedia.org/wiki/

domingo, 30 de novembro de 2014

Uma visita a Nª Srª Aparecida, em Lousada (II)

Após "Uma visita a Nª Srª Aparecida, em Lousada (I)", segue-se agora a parte II:

Depois de tão farto almoço, como tínhamos de fazer uma boa digestão, andámos um bocado e aproveitámos a bonita região e o sol que teimava em acompanhar-nos, para deambular um pouco, apreciando, assim, algumas casas no campo. 


É quase indescritível a beleza a que assistimos, do verde que nos rodeava e também dos tons outonais que vislumbrávamos nas folhas das árvores, que ganham nesta altura do ano uma combinação de amarelos, dourados, vermelhos, castanhos... Portugal é muito bonito e tem recantos que merecem ser visitados e conhecidos por todos nós. 

A acrescentar a tudo isto, a certa altura, apercebemo-nos de que tínhamos companhia - uns "compinchas bonacheirões", querendo brincadeira e à espera de alguns petiscos -  dois cães dali da zona, já conhecidos do nosso colega que por ali tem casa, e que sempre que chega com a família, tem "escolta" permanente, num gesto de fidelidade incondicional...já são conhecidos de longa data; como é que os cães se apercebem da chegada dos visitantes? Aparecem sempre, infalivelmente....E claro, festinhas não lhes faltam... Aproveitei esse momento, para lhes tirar uma foto, para mais tarde recordar...




Continuámos a nossa visita, desta vez a uma mansão lindíssima no meio do campo, datada de 1885. Com jardins a toda a volta, estufa, pátio... Salvo erro, o corredor tinha 27 metros! O interior, mantido com mobiliário da época, deixou-nos de "respiração entrecortada", pois todos iamos reconhecendo não só estar perante um décor fora do vulgar, como também todas as peças se encontravam num ótimo estado de conservação em todos os aposentos: q
uartos, w.c's, salas, salões, biblioteca com uma conversadeira em redondo, para se poder trocar opiniões ao ler, sala de jogo, caves e tonéis, garrafeira, quarto da caldeira...enfim...tudo isto nos fez viver intensamente aquele dia completamente diferente das nossas vidas! Fotos e mais fotos foram tiradas...

Até que chegou a altura de começar a pensar no regresso, pois agora já anoitece mais cedo. 

Por volta das 16:30 estávamos diante da Alliance Française do Porto, sãos e salvos! A nossa muito querida professora tinha ainda trabalho a realizar até ao final do dia e despedimo-nos uns dos outros com a habitual frase "À la semaine prochaîne"...

Merci à tous!