domingo, 11 de janeiro de 2015

A romãzeira e a sua relação com a Religião e a Mitologia



mestrebonsai.files.wordpress.com
A romãzeira é um arbusto também conhecido em Portugal por romeira. O seu fruto é a romã e por vezes é ainda apelidada de milgranada, milgrada ou milgreira (devido aos mil grãos que tem dentro de si). 

Na História ao longo dos tempos, a romãzeira tem uma forte ligação com a religião e a mitologia. Em Portugal, está associada à Epifania e aos Reis Magos, isto porque os seus bagos são escolhidos por famílias que gostam de os saborear aproveitando-os como símbolo para desejarem votos de um Bom Ano Novo.

Na Bíblia é uma das sete expressões vegetais pois surge ao lado do trigo, cevada, vinha, tamareira, figueira e oliveira. Uma referência com muito significado é feita no Cântico dos Cânticos: "as tuas faces são metade de romã, por detrás do teu véu"; por outro lado, era associada, na Grécia, à deusa do amor, Afrodite; e note-se que na Roma Antiga as noivas faziam grinaldas dos seus ramos. Está associada à fecundidade, devido aos inúmeros grãos que transporta consigo.

A cidade Andaluza de Granada tem na sua origem a palavra "romã". A Amadora, município português, tem no seu brasão uma romãzeira.

3.bp.blogspot.com
Resumido e adaptado de um artigo escrito por António Bagão Félix, in revista CAIS, dezembro de 2014

Sem comentários: