segunda-feira, 18 de maio de 2015

A Estação de Santa Apolónia, em Lisboa

portugalemfotos.com.pt
Estação Ferroviária de Lisboa-Santa Apolónia, mais conhecida como Estação de Santa Apolónia, é uma interface ferroviária da Linha do Norte, que serve a localidade de Lisboa, em Portugal; foi inaugurada em 1 de Maio de 1865.

Localização e acessos

Situa-se na freguesia de São Vicente de Fora, cidade de Lisboa, com acesso pela Avenida Infante Dom Henrique.

Enquadramento

Faz parte de um conjunto de quatro terminais no Centro de Lisboa, terminais das ligações radiais:
  • Lisboa Rossio (terminal das linhas de Sintra e Oeste)
  • Lisboa Sul e Sueste (terminal das linhas do Sul e do Sado)
  • Lisboa Cais do Sodré (terminal da linha de Cascais)
  • Lisboa Santa Apolónia (terminal da linha do Norte)
Os quatro terminais não se encontram ligados directamente entre si por intermédio de uma rede ferroviária, originando uma descontinuidade da rede ferroviária de Lisboa. Para colmatar esta descontinuidade, existem linhas de transportes urbanos que permitem a ligação directa entre os quatro terminais. Estas linhas são operadas pela Carris ou pelo Metropolitano de Lisboa:
  • Santa Apolónia ⇄ Sul e Sueste - Carris ou Metropolitano de Lisboa
  • Santa Apolónia ⇄ Rossio - Metropolitano de Lisboa
  • Santa Apolónia ⇄ Cais do Sodré - Carris
As ligações do Metropolitano de Lisboa são operadas pela linhaazul e as da Carris através da Ponte-Bus Santa Apolónia ⇄ Cais do Sodré. Ressalva-se ainda a possibilidade de fazer a articulação entre Santa Apolónia e Rossio através da carreira 759 da Carris.

Caracterização física

Arquitectura

A fachada principal, simétrica, apresenta-se do estilo neoclássico, como pode ser comprovado pela decoração das sacadas, pelo frontão e arquitrave, os arcos de volta perfeita e a saliência no módulo principal.3 A nave da estação tem 117 metros de comprimento, 24,60 metros de largura e uma altura máxima de 13 metros. Os materiais utilizados na sua construção foram alvenaria de tijolo, cantaria de calcário, ferro forjado, madeira (pinho) e vidro. ...(...)...

Planeamento

O projecto definitivo para a construção no Cais dos Soldados foi aprovado pelo Governo em 8 de Março de 1854; este plano apresentava gares distintas para os passageiros e mercadorias, oficinas para reparação, cocheiras para albergar o material circulante, e várias vias de serviço. Para o edifício dos passageiros, já havia sido obtido em 1852 o antigo Convento de Santa Apolónia mas seria necessário demolir o Arsenal do Exército, que à época ali se encontrava. Iniciou-se, desde logo, a construção de uma ligação ferroviária e de um cais marginal para mercadorias até à Alfândega de Lisboa, sendo, para isso, necessário ganhar terreno sobre o Rio Tejo.
No entanto, quando se inaugurou o primeiro troço do Caminho de Ferro do Leste, entre o Carregado e Lisboa, em 28 de Setembro de 1856, ainda não se tinha iniciado a construção desta estação, tendo o terminal sido instalado num edifício provisorio junto ao Palácio de Coimbra.

Construção e inauguração

O projecto foi realizado por Angel Arribas Ugarte, e a obra foi conduzida pelo engenheiro-director, João Evangelista de Abreu, e pelo engenheiro-chefe, Lecrenier. A edificação foi leva a cabo pela empresa de construção Oppermann. A Estação foi inaugurada em 1 de Maio de 1865. Em 1873, entra ao serviço a primeira linha de carros americanos em Lisboa, ligando a Estação de Santa Apolónia a Santos.

Século XX

Acolheu, entre 1967 e 1989, o serviço internacional TER Lisboa Expresso, que fazia a ligação entre a capital portuguesa e Madrid.

Século XXI

Em Dezembro de 2007, a estação passou a estar ligada à rede do Metropolitano de Lisboa (Linha Azul).
O Presidente da Câmara Municipal de LisboaAntónio Costa, defendeu, em 2008, que a estação devia encerrar a actividade ferroviária e passar a servir o terminal de cruzeiros.
referência: http://pt.wikipedia.org/

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