sexta-feira, 29 de maio de 2015

Luís Figo desiste...mas está disponível para ajudar a FIFA



imagem in: www.bbc.com

"ESCÂNDALO FIFA 

Luís Figo: "Permaneço disponível para ajudar a FIFA a reerguer-se de tudo isto"

Português considera que o facto de Blatter ter sido reeleito é uma prova irrefutável que a FIFA, como organismo, 'está doente'.

O antigo candidato à presidência da FIFA, Luís Figo, comentou esta quinta-feira a reeleição de Joseph Blatter para um quinto mandato e não poupou críticas ao dirigente suíço 'ensombrado' com o caso de corrupção que envolve o organismo que lidera há vários anos.Em comunicado, Luís Figo voltou a frisar a importância de afastar Blatter dos destinos do futebol e considerou que a FIFA está 'doente'.

Confirme o comunicado de Luís Figo:
"Esta votação serviu apenas para caucionar a eleição de um homem que não pode manter-se à frente do futebol mundial. Ao contrário do que Sr. Blatter disse, os acontecimentos da passada quarta-feira não mancham o futebol, mancham a FIFA e os responsáveis que conduziram a organização até aqui. O futebol não tem culpa de que os dirigentes do organismo máximo que o devia regular não tenham integridade, nem carácter. Não se pode liderar a FIFA fazendo tábua rasa das mais elementares regras de transparência, legalidade e democracia. Elas não estavam reunidas, como denunciei e se verificou. Ou o Sr. Blatter sabia e foi conivente com os atos de corrupção e tráfico de influências, ou, se não sabia – como ele diz –, é porque não tem capacidade para liderar a FIFA. Não há outra forma de ver o problema. Perante tantas evidências, o facto de o principal responsável por a FIFA ter chegado a este ponto ter sido reeleito diz bem de como a organização está doente. Hoje foi outro dia negro em Zurique. Perdeu a FIFA, mas acima de tudo perdeu o futebol e todos aqueles que verdadeiramente se preocupam com ele. Confrangedora e cínica a reação de Sr. Blatter quando diz que não pode controlar toda a gente. Ofende a inteligência de todos nós. Foram essas pessoas que ele promoveu durante anos e que juntamente com ele, fizeram da FIFA o que ela é hoje, um organismo decadente. Se o Sr. Blatter se preocupasse minimamente com o futebol, teria desistido de se apresentar à reeleição. Se tiver um mínimo de decência, terá de resignar nos próximos dias. Não me arrependo de nada. Lutei, persisti, empenhei-me pela regeneração de uma organização que tem de mudar de rumo. Vivemos uma situação de emergência e o futebol é o principal prejudicado pela atual situação. O que fiz foi denunciar o que vivi diretamente. Voltaria a fazê-lo e permaneço disponível para ajudar a FIFA a reerguer-se de tudo isto."
Por SAPO Desporto sapodesporto@sapo.pt"

Sem comentários: