quinta-feira, 14 de maio de 2015

Pinguins Africanos com direito a suíte privativa...

in: 3.bp.blogspot.com
"Pinguins Africanos recebem no Aquário de Boston, EUA, suites privativas em forma de iglu para terem mais privacidade e condições mais atraentes para que se reproduzam. Estão em vias de extinção acelerada." (in Sábado, nº 573)
"Os simpáticos pinguins podem desaparecer da Terra  ainda durante este século, advertem biólogos norte-americanos. Doze das 18 espécies existentes já constam da IUCN-World Conservation Red List of Threatened Species, das espécies em extinção. 
Os mais recentes a entrarem para a lista vermelha foram os pinguins africanos.
O estudo sobre a extinção dessas espécies foi apresentado recentemente na 7ª Conferência Internacional sobre Pinguins, realizada em Boston, que reuniu biólogos, governantes, defensores do meio-ambiente, e profissionais de aquários  e jardins zoológicos de 22 países. 

CAUSAS DO DECLÍNIO 

Dez das 18 espécies de pinguins estão em declínio.
A pesca e a caça furtivas, os derrames de petróleo, as mudanças climáticas  e a redução das camadas de gelo  são as principais causas do fenómeno. 
Como explicam os biólogos norte-americanos, a maioria dos pinguins se alimenta de peixes pequenos como anchovas e sardinhas, espécies de águas frias. Como as mudanças climáticas e ações do El Niño alteraram a temperatura da água onde eles vivem, isso impede a chegada desses peixes.
Com a redução das camadas de gelo, os pinguins têm agora menos espaço para viver e procriar.
O derrame de petróleo, por sua vez, também tem contribuído para o declínio dos pinguins, em especial na costa argentina.
As 18 espécies de pinguins vivem no hemisfério sul, sendo uma nas ilhas Galápagos,quatro no Antártico, e as restantes na América do Sul, África, Austrália, Nova Zelândia e ilhas do Antártico. (in "http://expresso.sapo.pt/)

Sem comentários: