quarta-feira, 17 de junho de 2015

Gabriel García Márquez disse um dia...

imagem conseguida em: caribbeanbookblog.wordpress.com
 A propósito de conceber histórias e do quão difícil é ser escritor...

"...(...) o ofício de escritor é talvez o único que se torna mais difícil à medida que mais se pratica." 

...(...) Nunca sei quanto vou poder escrever nem o que vou escrever. Espero que me ocorra alguma coisa e, quando me ocorre uma ideia que ache boa para a escrever, ponho-me a dar-lhe voltas na cabeça e deixo-a ir amadurecendo. Quando a tenho terminada (e às vezes passam muitos anos, como no caso de Cem Anos de Solidão, que passei dezanove anos a pensar), quando a tenho terminada, repito, então sento-me a escrevê-la e é aí que começa a parte mais difícil e a que mais me aborrece. Porque o mais delicioso da história é concebê-la, ir arredondando-a, dando-lhe voltas e mais voltas, de maneira que na altura de nos sentarmos a escrevê-la já não nos interessa muito, ou pelo menos a mim não me interessa muito; a ideia é que dá voltas."  

("Gabriel García Márquez, Como comecei a escrever, in Jornal de Letras de 15 a 28 de abril de 2015, Debate-Papo, pág. 33)

Uma boa sugestão de leitura para este verão: "Cem anos de solidão", de Gabriel García Márquez. 

Eu já li!

Sem comentários: