sexta-feira, 19 de junho de 2015

Homenagem ao Cinema Francês

Sophie Marceau in pt.wikipedia.org
Louis de Funès in tvtropes.org


Os Franceses e o cinema
"28 março 2015
O observatório BVA-DOMEO-PRESSE REGIONALE da vida quotidiana dos Franceses
1) 'a grande lista de premiados (palmarés) do cinema francês': Louis de Funès é o ator preferido dos Franceses, Sophie Marceau a sua atriz preferida, Luc Besson o seu realizador preferido e "La Grande Vadrouille" (A Grande Paródia) o seu filme preferido.
2) 55% dos Franceses preferem os filmes franceses aos filmes americanos (39%), mas dos 18 aos 34 anos preferem os filmes americanos (54%, contra 43%).
3) A esmagadora maioria dos Franceses (70%) prefere ver os filmes estrangeiros em VF (versão Francesa) do que na VO (versão original) legendada (28%). Mas isso poderá vir a evoluir, com os 18-34 anos a serem bem mais numerosos que os mais velhos a preferir os filmes em VO - 46% contra 22% dos 65 anos e mais.
4) As práticas dos Franceses em cinema: 17% dos Franceses vêem um filme "pelo menos uma vez por dia", 79% "pelo menos uma vez por semana" e 90% "pelo menos uma vez por mês". 
17% dos Franceses vão ver um filme ao cinema, pelo menos uma vez por mês; e 20% vêem um filme em DVD, enquanto que 24% vêem um filme no computador ou no tablet; e 82% vêem um filme na televisão. Às vezes, 18% dos Franceses descarregam ilegalmente filmes na Internet , em que 37% têm entre 18 e 34 anos!

No fim de contas, 30 anos depois da sua morte, esta sondagem é por conseguinte um novo triunfo para Louis de Funès, que continua o ator preferido dos Franceses e cujo maior sucesso "La Grande Vadrouille" (A Grande Paródia), continua também o filme mais popular, quase 50 anos depois de sair do cartaz. Por outro lado, este estudo mostra também a grande popularidade de Sophie Marceau e de Luc Besson, sempre, respetivamente, atriz e realizador preferido. Enfim, mais globalmente, este estudo mostra a popularidade do cinema francês no seu conjunto e do cinema em geral, que os Franceses são sempre tão numerosos a ohar e a apreciar, quer seja no cinema, na Internet, na televisão ou em DVD." 
in http:// www.bva.fr/fr/sondages/les_francais_et_le_cinema.html

in watch.i-fix.co

Sem comentários: