segunda-feira, 30 de novembro de 2020

O Louvre em Paris só se tornou um Museu Permanente por volta de 1785

A pesquisa que efetuei levou-me a encontrar relatos muito interessantes sobre o "nascimento" do Louvre. Vale a pena partilhar a sua história a partir de várias "fontes" que se complementam umas às outras.



O Rei francês Filipe II Augusto 
(1165-1223)
extraído de : youtube.com


História
Em 1190, o Rei Filipe II criou, no local onde se situa o Museu do Louvre, uma fortaleza para proteger Paris das ofensivas Vikings. Um século mais tarde, Carlos V transformou o espaço num palácio. E já nos reinados de Francisco I e Henrique II foi ali implementado um palácio real. Também importante foi o contributo do monarca Luís XIV, que entre outros méritos, converteu vários edifícios em museus. Um processo que teve inicio em 1692, quando fundou na Sala das Cariátides uma coleção de esculturas clássicas. Porém, foi entre os anos de 1750 e 1785, que se elaborou a proposta do Louvre para museu permanente. Tal ideia deveu-se ao Supervisor Geral dos Imóveis do Rei, Marquês de Arigny, e também ao Conde Angivillier. O projeto foi aprovado a 6 de maio de 1791. A Assembleia Revolucionária foi bastante clara: o Louvre tinha, a partir de então, a obrigação de ser um "guardião" de todas as heranças científicas e artísticas . As últimas grandes mudanças neste espaço, decorreram em 1983, por iniciativa do presidente francês François Mitterrand. Um projecto intitulado "Grand Louvre", onde se salentam duas medidas: a construção de novos espaços para exposição, e a conceção, perto da atual entrada do museu, da controversa pirâmide da autoria de I. M. Pei, um arquiteto chinês. A partir de 2002, o número de visitantes duplicou. (encontrei in CULTURA, Blasting News, por João Mendes e atualizado em 07.01.2015)

Fortaleza de Filipe II Augusto. 
Imagem: Paris 3D Saga 
in guiadolouvre.com


A história do Louvre começa por volta de 1190, com o rei francês, Filipe II Augusto(1180 -1223), que apesar de estar comprometido em participar da terceira cruzada em Jerusalém, em Israel, ordenou antes de partir, que fosse construído uma grande muralha de pedra entorno de Paris e uma grande fortificação no lado sudoeste para proteger a cidade de uma possível invasão do rei inglês, Ricardo I° Coração de Leão (1190-1199), que estava estacionado com seu exército, a 60 km da capital.O Louvre de Filipe II foi um projeto bem simples, de função militar para abrigar soldados, armas, e servir se necessário como prisão. No centro do forte, existia uma torre cilíndrica de observação, chamada “donjon” (ou torreão), de 32 metros de altura, e 15 metros de diâmetro, podendo a vistar todas as planícies em volta de Paris, e controlar as entradas e saídas das embarcações pelo rio Sena.
Era rodeada por um fosso com águas do rio Sena, protegida por um muro espesso quadrado de 77 metros no lado norte-sul, e por 70 metros no lado leste-oeste, e com torres menores ao seu contorno.
Origem do nome Louvre:
Segundo alguns historiadores, o local escolhido por Felipe II Augusto, para construção da fortaleza era numa área afastada do centro urbano, chamada em latim Lupara ou Lupus ou Loups ou o mais provável, Louves (fêmea do lobo). Um destes nomes poderia ter sido usado para designar um local frequentado por lobos ou onde se caçavam lobos ou onde se treinavam cães de caça de lobos ou onde se guardavam materiais de caça para lobos. Dando origem assim ao forte medieval :
“Forteresse des Louves” (em francês), Fortaleza dos Lobos, (em português).
Outra possibilidade, na língua celta, o sufixo “ara”, de “Lupara”, quer dizer córrego de rio ou por onde se passa um rio ou um curso de água, lembrando que o rio sena estava bem próximo da fortaleza construída.
Outra ideia, como a França foi ocupada no século V pelos francos sálios, tribos de guerreiros e conquistadores do norte da Europa, que não falavam, nem entendiam o latim, (chamados pelos romanos de os Bárbaros) teriam deixado como herança etimológica, no antigo vocabulário francês do século XII, palavras de origem germânica, como: Lower, Lovar, Leovar, Leowar, Lover, que podemos traduzir para o português como: Castelo ou Campo Fortificado ou Torre de Vigia ou Torre de Observação. Ou simplesmente: L’Oeuvre (em francês), A Obra, (em português).
(encontrei em: guiadolouvre.com)

imagem in conexaoparis.com.br

Sem comentários: