terça-feira, 15 de setembro de 2015

Bocage nasceu a 15 de setembro, há 250 anos!

Daniel Pires, Presidente do Centro de Estudos Bocageanos, é especialista na vida e obra de Bocage. 

Numa entrevista a Cátia Andrea Costa, da Revista Sábado (nº 593, de 10 a 16 de setembro de 2015), diz abertamente que há um "extenso anedotário" que é atribuído ao poeta português, mas que nada disso corresponde à realidade! O facto também tem sido "aproveitado" por editores para conseguirem mais leitores e compradores das obras deste autor.  

Manuel Maria de Barbosa L'Hedoi du Bocage desertou para Macau em 1789. Aqui, a palavra"bocagem" significava "anedota" e assim poderá ter nascido o mito de associar Bocage às anedotas...  

Nasceu em Setúbal a 15 de setembro de 1765. Quando tinha 6 anos, o seu pai foi preso e aos 10 ficou órfão de mãe! Aos 14 anos era cadete no Regimento de Infantaria nº 7, na sua terra natal.

Em 1779 foi para Lisboa estudar latim, francês e as mitologias latina e grega. E é aqui que Daniel Pires refere na sua entrevista que esta é uma das facetas desconhecidas de Bocage: "...(...)...traduziu textos clássicos, latinos, de autores como Virgílio e Ovídio, e escritores franceses como Voltaire e La Fontaine. 
Também escreveu poemas - muitos deles desconhecidos - para serem musicados e teve breves incursões no teatro, com as peças Atílio Régulo e A Virtude Laureada".

Levou uma vida de boémio em Lisboa, e frequentava assiduamente o Café Nicola, onde entrava em tertúlias. 

A sua poesia lírica tornou-o famoso em todo o mundo!

in www.mun-setubal.pt

Sem comentários: