quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Portugal acolherá 4.500 refugiados!

"Portugal vai receber até 4.500 refugiados

Portugal vai acolher “até 4.500″ refugiados que estão em Itália e na Grécia, confirmou o Ministério da Administração Interna (MAI) dando conta dos resultados da reunião, em Bruxelas, do Conselho de Justiça e Assuntos Internos Extraordinário.
Foi aprovada, em Bruxelas, no Conselho de Justiça e Assuntos Internos (JAI) Extraordinário, uma decisão do Conselho que estabelece medidas adicionais no domínio da proteção internacional a favor de Itália e da Grécia. Portugal, que votou favoravelmente a proposta de Decisão, acolherá, ao longo dos próximos dois anos, até 4.500 beneficiários de proteção internacional”, lê-se no comunicado do gabinete de imprensa do MAI.
O Ministério dirigido por Anabela Rodrigues recordou que o Conselho”aprovou a proposta de recolocação de emergência para mais 120 mil pessoas requerentes de asilo, a que acrescem os 40 mil abrangidos pela Decisão adotada no Conselho JAI Extraordinário do passado dia 14 de setembro”.
Estas pessoas encontram-se na Grécia e Itália, especificou-se.
No texto do MAI, lembrou-se também que, “conforme tinha já referido no Conselho Extraordinário do passado dia 14, Portugal manifestou abertura para, em linha com a proposta da Comissão Europeia, acolher até 4.500 requerentes de proteção internacional”.
Em Bruxelas, a ministra considerou que a Europa encontrou uma “resposta que reflete um acordo equilibrado”, em relação à recolocação de 120 mil refugiados, e informou que se mantém os números de pessoas que irão para Portugal.
Quando questionada sobre o número de refugiados que Portugal receberá à luz desta decisão, a ministra referiu não haver “praticamente alteração em relação aquilo que tinha sido discutido no último conselho (de ministros)”, pelo que o país receberá cerca de três mil pessoas em relação aos 120 mil refugiados e no total “cerca de 4.500/5.000”.
OJE" (23.09.2015)
in: 
http://www.oje.pt/

in: www.bbc.com

Sem comentários: