segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Notícias nacionais de "última hora" (12 de outubro de 2015)

imagem in: opanorama.pt
O país está "ao rubro" com a grande confusão que reina entre os partidos, por causa das últimas eleições. 
Com efeito, ninguém se entende e há líderes desses mesmos partidos "a desdobrarem-se" em conversações com outros para obterem o que pretendem; estamos a assistir a um "vale-tudo"...! 
O que resultará de tamanha movimentação? Vivemos dias turbulentos, sem dúvida!
Para reflexão da situação que estamos a atravessar, proponho que se leia esta notícia que encontrei no OBSERVADOR:
"O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, recebe esta segunda-feira, às 16h00, o secretário-geral do PS, António Costa, que, antes de ir a Belém, terá ainda encontros com o BE e o PAN.
A reunião entre António Costa e o BE, que chegou a estar marcada para quinta-feira e foi adiada a pedido do partido de Catarina Martins, irá realizar-se às 11:00, na sede dos ‘bloquistas’, enquanto o encontro com o PAN irá decorrer a partir das 14h30.
A audiência de Cavaco Silva a António Costa acontece seis dias depois de o chefe de Estado ter recebido em Belém o líder do PSD, Pedro Passos Coelho.
Depois do encontro com Passos Coelho, o Presidente da República fez uma comunicação ao país, na qual anunciou que encarregou o líder do PSD de desenvolver diligências para avaliar as possibilidades da constituição de uma “solução governativa que assegure a estabilidade política e a governabilidade do país”.
Na comunicação, Cavaco Silva reiterou também que não se substituirá aos partidos no processo de formação do Governo, mas sublinhou que este “é o tempo do compromisso”, onde a cultura da negociação deverá estar sempre presente.
No dia seguinte ao encontro, Passos Coelho e o presidente do CDS-PP, Paulo Portas, assinaram um acordo de Governo e colaboração mútua, no qual propõem ao Presidente da República um executivo de coligação entre os dois partidos, liderado pelo atual primeiro-ministro.
Na cerimónia de assinatura do acordo, o líder do PSD e atual primeiro-ministro anunciou que iria reunir-se com o secretário-geral do PS para promover “uma cultura de diálogo, de compromissos”, que assegure “estabilidade para governar”.
O encontro entre Passos Coelho, Paulo Portas e António Costa realizou-se na sexta-feira de manhã e, no final, o secretário-geral do PS disse ter-se tratado de uma reunião “bastante inconclusiva”, alegando que PSD e CDS-PP não apresentaram qualquer proposta concreta.
No lado do PSD, Passos Coelho afirmou que os sociais-democratas e o CDS-PP querem acolher propostas do PS para obter um acordo sobre as linhas gerais do seu Programa do Governo e do Orçamento do Estado para 2016, sem traçar “linhas vermelhas”.
Os três partidos marcaram, entretanto, novo encontro para terça-feira.
Também na sexta-feira, António Costa esteve reunido com o partido ecologista Os Verdes, num encontro que o líder socialista classificou como “muito produtivo” e a dirigente ecologista Heloísa Apolónia como “útil”.
Na quarta-feira, o secretário-geral do PS já tinha estado já reunido com o PCP. No final, o secretário-geral comunista, Jerónimo de Sousa, reafirmou a disponibilidade para viabilizar um elenco governativo socialista e impedir novo executivo da coligação PSD/CDS-PP." (in observador.pt, 12/10/2015, 6:54)

Qual deles é o maior perdedor? É o que veremos, nos próximos tempos...

Sem comentários: