terça-feira, 13 de outubro de 2015

Prémio Nobel da Paz 2015 para o "Quarteto de Diálogo para a Tunísia"

Quem são estas pessoas que venceram o Prémio Nobel da Paz 2015?
Fazem parte de "uma coligação de organizações da sociedade civil, que teve um papel fundamental no caminho da democratização da Tunísia." (in Económico.sapo.pt). 
Segundo a porta-voz do Comité Norueguês, da Academia Sueca, este prémio "pretende ser 'um elemento encorajador' para todos os tunisinos, mas também poderá funcionar 'como uma inspiração para todos os que aspiram à democracia na Tunísia, Norte de África e no resto do mundo".
Deste Quarteto fazem parte quatro organizações: 
A UGTT (União Geral dos Trabalhadores da Tunísia), a UTICA (Confederação de Indústria, Comércio e Artesanato da Tunísia),  a LDHT (Liga dos Direitos Humanos da Tunísia) e a ONAT (Ordem Nacional dos Advogados da Tunísia). 
Este Quarteto formou-se pacificamente em 2013, por alturas do verão, quando o país se encontrava à beira de uma guerra civil.
"A distinção da Academia Sueca surge pelo papel desempenhado pelo Quarteto na construção de uma democracia pluralista após a Revolução de Jasmim de 2011: 'Estas organizações representam diferentes sectores e valores da sociedade tunisina: trabalho, segurança social, direito e direitos humanos. Com esta base, o Quarteto exerceu o seu papel como um mediador e força motriz para avançar com um processo de paz democrático na Tunísia'." (in Economico.sapo.pt)
imagem in: www.record.xl.pt

Sem comentários: