domingo, 29 de novembro de 2015

Ezilda Almeida, uma cabo-verdiana que criou um software para diagnosticar cancros

Ezilda Duarte Almeida, uma jovem de 30 anos com dupla nacionalidade - portuguesa e cabo-verdiana - faz-nos sentir muito orgulhosos dos estudos que fez ao ponto de criar um software com a finalidade de diagnosticar o cancro.

É natural do Caleijão, Ilha de São Nicolau, e em Cabo Verde foi considerada uma "aluna de mérito". Veio para Portugal em 2004 e é Mestre em Engenharia Informática e Computação pela Universidade do Porto.

imagem obtida em. submarinocaboverdiano.blogspot.com 
"Um dia, foi desafiada pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Com­putadores do Porto (INESC TEC), onde trabalha há cinco anos, a criar um software capaz de apoiar os médicos a diagnosticarem me­lhor doenças como cancros da mama e da próstata. Desafio acei­te, desafio vencido.
Conforme contou ao A NAÇÃO, iniciou, em Setembro de 2013, o software ExpertBayes e, em De­zembro do ano seguinte, já tinha uma “versão funcional”, tendo os primeiros testes sido “excelentes” e aqueles que tiveram acesso ao software ficaram “maravilhados”. 
“Os profissionais da saúde acha­ram-no fantástico, pois, em caso de dúvidas, ao fazer um diagnósti­co, o software ajuda-os na tomada de melhor decisão”, explica. 

Atualmente, é investigadora/programadora na área de Desenvolvimento, Machi­ne Learning e Inteligência Artifi­cial, no Centro de Investigação em Sistemas Computacionais Avança­dos_CRACS/INESC, no Porto." 
(in 
http://submarinocaboverdiano.blogspot.pt/2015/10/ezilda-duarte-almeida-jovem-cabo.html)

Sem comentários: