quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Prémio Goncourt 2015

"O Prémio Goncourt (em francêsPrix Goncourt) é um prêmio literário da França, criado pelo testamento Edmond de Goncourt em 1896. A Sociedade Literária do Goncourt (Société Littéraire des Goncourt) foi fundada oficialmente em 1902 e o primeiro prêmio Goncourt foi concedido a 21 de dezembro de 1903.
O prémio Goncourt é atribuído exclusivamente quase a uma romance para recompensar cada ano "melhor livro de imaginação" em prosa. É o prémio literário mais cobiçado na França. Os membros da Academia Goncourt reúnem-se cada primeira terça-feira do mês no restaurante Drouant em Paris. O nome do laureado é proclamado no início de novembro após um almoço no restaurante." 
in pt.wikipedia.org

"O escritor Mathias Enard conquistou hoje o prémio Goncourt de 2015 pela obra «Boussole», que pretende desmontar os clichês sobre o Oriente, disseram os organizadores. 
O escritor, de 43 anos, sucede no palmarés do prestigiado galardão à autora Lydie Salvayre, que ganhou o prémio com «Pas Pleurer» («Nada de lágrimas»), romance que evoca a Guerra Civil espanhola. Narrada a partir da voz de Franz Ritter, um catedrático musicólogo que vive em Viena e sofre de uma doença grave que o leva a fumar ópio para diminuir a dor, a obra percorre as recordações de infância. Diário Digital / Lusa" 
in diariodigital.sapo.pt 12.11.2015
imagem de: www.blogseitb.com

Sem comentários: