sexta-feira, 5 de junho de 2015

Expressão: "Não se pescam trutas a bragas enxutas"

imagem conseguida em: http://aopedaraia.blogspot.pt/
Primeira explicação para tal expressão: 

"Não se pescam trutas a bragas enxutas" tem o seguinte significado: "Nada se faz sem esforço, nada se consegue sem trabalho e sacrifício" é o sentido da frase, atualmente menos comum por se ter perdido o significado da palavra «braga». Ainda hoje, porém, é vulgar no Norte do País, os mais velhos chamarem «bragal» a um pano de linho grosso, atravessado por cordões. A esse tecido se referem, frequentemente, forais, emprazamentos e escrituras. 

Desde os tempos dos Celtas que as «bragas», feitas do tal pano, correspondiam à peça de vestuário a que atualmente chamamos «ceroulas», embora outros autores admitam que se tratava de uma túnica que apenas chegava ao joelho. Se nos lembrarmos que a pesca nos rios era feita com o pescador entrado nas águas, compreenderemos que seria impossível apanhar quaisquer trutas sem se encharcar totalmente as ceroulas. 

A queda em desuso da palavra «bragas», com o significado apontado, levou a que, na expressão, quando ainda usada, se tenha substituído por «barbas enxutas», o que não faz qualquer sentido."
Segundo Orlando Neves, no seu Dicionário de Expressões Correntes, editorial notícias 

Uma segunda explicação para "BRAGAS ENXUTAS"
"Apesar das trutas cada vez mais rarearem nos nossos rios e ribeiros, pescá-las continua a não poder fazer-se com “as bragas enxutas”, a menos que se utilizem longas botas de borracha. 

Bragas, é um velho termo céltico que tem algo a ver com as calças dos nossos dias.
No fundo, era qualquer coisa como as ceroulas ainda usadas pelos nossos avós. A designaçao é devido à cor cerúlea (pardo-acastanhado) do tecido com que eram confeccionadas.
Os povos mediterrânicos usavam togas ou saios, mas urgidos pelo frio, os gauleses preferiam as bragas que lhes cobriam toda a perna. Trajo habitual dos povos celtas, logicamente dos lusitanos, alguns historiadores entendem que os brácaros assim se denominavam pelo continuado uso das bragas.
Velho costume hoje um tanto alterado: na região de Braga, a produção principal é de “jeans”, e as ceroulas já fizeram o seu tempo. 
Elucidário de conhecimenos quase inúteis (Roby Amorim)"
imagem obtida em: www.pesqueiro.pt
"«Ceroulas» provém do árabe vulgar saraul (pronuncia-se "sarol"), que é o plural de siroal, "calça" (Wikipédia)"

terça-feira, 2 de junho de 2015

Para os ""Gémeos", nativos de junho...

"Astrologia - os nativos de Gémeos vivem como que noutra dimensão...

Seres de procura constante e conduzidos pelas emoções que determinam a sua existência. 

Devem dosear os seus ímpetos para não entrarem em conflito com os outros.

Incensos - Alecrim e jasmim; Pedra - Ágata; Metal - Platina; Cor - Amarela. 

in O Verdadeiro Almanaque Borda d'Água para 2015"


(universodeumcadeirante.wordpress.com)

segunda-feira, 1 de junho de 2015