sábado, 13 de fevereiro de 2016

Como surgiu a maionese

in: br.photaki.com 
Há várias histórias sobre o aparecimento desta autêntica iguaria, e vou referir uma delas, claro, de entre as muitas que pesquisei e que indicia que a sua história poderá ser a que vou expor.

A maionese, um dos molhos mais famosos em todo o mundo, terá surgido nos finais do mês de agosto de 1756, e terá nascido de um pequeno descuido do cozinheiro do terceiro duque de Richelieu.

Com efeito, Leroy, assim se chamava o cozinheiro, preparava um acepipe para o seu patrão, que estava esfomeado e de mau humor, quando, sem contar, deixou cair uma gema de ovo no azeite. 

Como tinha de ser rápido, resolveu bater esta mistura "involuntariamente" combinada, apresentando-a mesmo assim; e quando a serviu à mesa do seu amo, foi muito apreciada e elogiada. 

Este molho delicioso acabou por ficar com o nome de Mahonnaise, por homenagem a Mahon, a primeira cidade conquistada; este acontecimento ter-se-á passado durante o início da Guerra dos Sete Anos (quando o rei Luís XVI ordenou a Richelieu que conquistasse aos ingleses a Ilha Minorca, nas Baleares).

Mahonnaise terá assim, originado a palavra francesa mayonnaise.


Sem comentários: