quarta-feira, 9 de março de 2016

Hoje, a grande "estrela" é o Professor Marcelo...

in: observador.pt 
"A tomada de posse de Marcelo Rebelo de Sousa como 2º Presidente da República é hoje, na Assembleia da República, mas os eventos desdobram-se até sexta-feira, dia 11, entre Lisboa e Porto, cidade onde terminam com uma visita do Presidente ao bairro do Cerco. Nas cerimónias de hoje estão previstos mais de 500 convidados, que incluem várias personalidades nacionais e estrangeiras. 
O rei de Espanha, Felipe VI, é um dos 550 convidados que estão confirmados, tal como o presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, que já se reuniu ontem à noite com Marcelo de Rebelo de Sousa. O encontro, no Grémio Literário, no Chiado, contou ainda com mais um convidado: Jean Claude Juncker, presidente da Comissão Europa, também se juntou ao novo Chefe de Estado na véspera da tomada de posse.

O Parlamento, que está hoje decorado com 2.000 rosas das cores da bandeira portuguesa – será assim palco do primeiro acto oficial de Marcelo Rebelo de Sousa. As cerimónias – que se alargarão depois ao Mosteiro dos Jerónimos, ao Palácio da Ajuda, à Mesquita de Lisboa e ao próprio Palácio de Belém – irão condicionar várias artérias da capital durante quase todo o dia. A segurança, em especial nessas zonas, também foi reforçada, estando prevista a presença de 500 agentes nas ruas, e ainda alguns elementos da Unidade Especial de Polícia. As equipas de vigilância incluem ainda cães para detecção e inactivação de explosivos.

O primeiro dia termina com uma recepção na Câmara de Lisboa e com um espectáculo nos Paços do Concelho, no qual irão participar vários artistas como Pedro Abrunhosa, José Cid e o angolano Anselmo Ralph. Marcelo desloca-se ao Porto na sexta-feira, dia 11, onde será recebido na câmara da cidade, terá um almoço, fechando o dia com a visita a uma exposição dos residentes do bairro do Cerco." 
in http://economico.sapo.pt/noticias/mais-de-500-convidados-policias-um-rei-e-2000-rosas_244583.html 

Sem comentários: