segunda-feira, 9 de maio de 2016

A família "César"...

Não resisto a dar a conhecer um artigo de um colunista da revista Sábado, Pedro Marta Santos, que decidiu escrever sobre a família de Carlos César, Presidente do PS.

Digo "não resisto", porque, na verdade, admiro quem consegue escrever sobre tudo isto de uma forma não só bem clara, como também aproveita para contar a verdade numa escrita em tom suave e jocoso... 

Estes casos repetem-se cada vez mais na vida de políticos que têm à frente o destino do nosso país. E será que, apesar destes casos serem dados a conhecer ao público em geral, já tão falados e denunciados, vão continuar a repetir-se e o povo português tem de assistir a tudo o que se passa,  conformado, "mudo e quedo?" 

"A mulher, o filho, a nora e o irmão de César" é o título do texto e reza assim:

"A SÁBADO, que não deixa escapar uma, publicou na semana passada um trabalho bastante instrutivo sobre as relações da família César - o Presidente do PS Carlos César, não o general romano - com a coisa pública (a coisa pública somos nós). Parece que não só Carlos construiu uma apaixonante carreira na política como toda a família próxima lhe seguiu as pisadas: a mulher foi nomeada pelo Governo Regional sem concurso público (mas César não sabia, há coisas que não se discutem à mesa, e a esposa até tem duas licenciaturas, o que obviamente lhe confere habilitações para ser nomeada pelo menos duas vezes); o filho foi eleito deputado regional pelo PS açoriano (sem interferência de César, é bom de ver, que está para os Açores como o Espírito Santo está para a Santíssima Trindade); a nora foi nomeada por uma secretária de Estado do Governo Regional (César não deve ter tido conhecimento, estava em retiro na Montanha do Pico) e o irmão foi escolhido pelo esplêndido João Soares (César não teve mesmo nada a ver com o assunto, nem sequer vai à bola com amigos da Unita).
É tudo coisa comezinha, quase um fait-divers. Se eu agora confessasse que a minha mulher era directora adjunta da SÁBADO, o meu filho redactor da SÁBADO, o meu irmão assessor da administração da SÁBADO e a minha nora fotógrafa da SÁBADO, o prezado leitor não me faria a injustiça de misturar alhos com bugalhos. Ah, se calhar um primo meu vai passar a chefe de redacção da SÁBADO. Não me interessa o que parece: é bom moço e carregadinho de talento." (o moralista, Pedro Marta Santos, Jornalista e argumentistas, in revista SÁBADO de 5 de maio de 2016)

in: portuguese-american-journal.com  


Sem comentários: