quinta-feira, 2 de junho de 2016

Portugal, um país envelhecido!

in: observador.pt (05.11.2014)


"Em 2050, Portugal será o 4.º país mais envelhecido do mundo 

por Liliana Borges, 09 de setembro 2015

Relatório das Nações Unidas coloca Portugal na lista dos seis países que estão a envelhecer mais depressa. A estimativa feita pela organização aponta que em 2050 cerca de 40% da população portuguesa terá mais de 60 anos.
Em Portugal, quase metade da população terá em 2050 mais de 60 anos. Nos próximos 35 anos, a população portuguesa mais envelhecida representará cerca de 40% do total de habitante, um número que fica acima da média europeia. Com uma tendência geral para o envelhecimento populacional, 34% da população europeia terá, em média, mais uma idade superior a 60 anos. Em termos de população mundial, o envelhecimento geracional significará um aumento de 901 milhões para 2,1 mil milhões de pessoas com mais de 60 anos nas próximas três décadas. Um número que poderá triplicar em 2100.
O ranking elaborado pelas Nações Unidas coloca Portugal no top das seis economias "a envelhecer mais depressa". Portugal fica assim em 4.º lugar, à frente da Grécia e Itália, mas depois do Japão, que mantém assim a actual posição de país com a população mais envelhecida a nível mundial, Coreia do Sul e de Espanha.
Se por um lado a notícia de envelhecimento populacional chega como um reflexo da melhoria da esperança média de vida, por outro lado coloca alguns desafios ao nível da sustentabilidade dos sistemas de protecção social, nomeadamente nas pensões e sistemas de saúde. Nesse sentido, a preocupação da maioria dos países para o futuro do seu retrato demográfico é justamente o envelhecimento face ao crescimento populacional. E Portugal está em alerta. Entre 2004 e 2014, o número de nascimentos em Portugal diminuiu 25%, com uma queda mais acentuada nos últimos anos. Segundo o Diário de Notícias e o Público estes números registaram uma recuperação este ano. 

Já em Julho, um relatório do INE divulgou que o grupo dos idosos continua a crescer e em 2014 eram já 141 idosos por cada 100 jovens. Actualmente, Portugal já é o quarto país da União Europeia com a população mais envelhecida. A estimativa das Nações Unidas vem estender essa posição para um universo mundial, prevendo o agravamento da actual situação demográfica actual.
Num relatório criado pela HelpAge International, uma organização não-governamental americana, estima-se como será a qualidade de vida para a geração em questão no top dos 6 países com a geração mais envelhecida, onde Portugal mantém a posição de 4.º lugar. O relatório mostra também o impacto que a crise financeira de 2008 teve nas gerações mais velhas, especialmente no sul da Europa, destaca a Bloomberg.
Itália e Espanha têm neste campo um melhor desempenho do que Portugal, com base na cobertura de pensões, acesso à saúde e ao uso de transportes públicos.
A diminuição no crescimento da população é causada pela redução na fertilidade e aumento da esperança média de vida, causando o aumento em proporção da população idosa ao longo do tempo.
Não obstante, registam-se excepções. Daqui a 35 anos, o nosso planeta terá 9,78 mil milhões de pessoas, um aumento de quase dois mil milhões de pessoas. A explicação é simples: este crescimento vai estar concentrado em países cujo nível de fertilidade é já bastante. Em questão, e por ordem de contribuição populacional, listam-se nove países: Índia, Nigéria, Paquistão, República Democrática do Congo, Etiópia, Tanzânia, Estados Unidos da América, Indonésia e Uganda."

in: http://www.jornaldenegocios.pt/economia/mundo/detalhe/portugal_sera_o_quarto_pais_com_populacao_mais_idosa_em_2050.html


Sem comentários: