quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Poema: "Se eu morrer antes de vocês", de Vinicius de Moraes


in: Virgula-Uol
Se eu morrer antes de vocês, façam-me um favor.
  Chorem o quanto quiserem,

Mas não se zanguem com Deus por Ele me ter levado.

 Se não quiserem chorar, não chorem.
  Se não conseguirem chorar, não se preocupem.

 Se tiverem vontade de rir, riam.
  Se algum amigo contar alguma coisa a meu respeito, ouçam mas acrescentem a vossa versão.

 Se me elogiarem demasiado, corrijam esse exagero.
  Se me criticarem demais, defendam-me.

 Se quiserem fazer de mim um santo, só porque morri, mostrem que eu tinha um bocadinho de santo, mas estava longe de ser o santo que 
 agora me querem atribuir.

 Se me quiserem fazer um demónio, mostrem que eu talvez tivesse um pouco de demónio, mas que a vida inteira eu tentei ser bom e ser amigo.
  Se alguém falar mais de mim do que de Jesus Cristo, chamem-no à atenção.

 Se sentirem saudade e quiserem falar comigo, falem com Jesus e eu ouvirei. Espero estar com Ele o suficiente para continuar a ser útil a todos, lá onde estiver.
  E se tiverem vontade de escrever alguma coisa sobre mim, digam apenas uma frase :

 Foi meu amigo, acreditou em mim e quis-me, por seu intermédio, mais perto de Deus!’
  Aí, então derramem uma lágrima.

 Eu não estarei presente para a enxugar, mas não faz mal.
  Outros amigos farão isso no meu lugar.

 E, vendo-me bem substituído, irei cuidar de minha nova tarefa no Céu.
  Mas, de quando em vez, olhem na direcção de Deus.

 Vocês não me irão ver, mas eu ficarei muito feliz vendo-vos a olhar para Ele.
  E, quando chegar vossa vez de irem para o Pai, aí, sem nenhum véu para nos separar, viveremos em Deus, a amizade que, na Terra, nos preparou para Ele.

 Vocês acreditam nestas  coisas ? Sim???
  Então rezem. Rezem para que todos vivam como quem sabe que vai morrer um dia, e que morram como quem soube viver direito.

 Amizade só faz sentido se trouxer o Céu para mais perto de nós, inaugurando aqui mesmo na Terra o seu começo.
  Eu não vou estranhar o Céu. Sabem  porquê ?  

 PORQUE, TER SIDO VOSSO  AMIGO,  JÁ FOI UM PEDAÇO DO CÉU !

Sem comentários: