segunda-feira, 5 de junho de 2017

5 de junho, Dia Mundial do Ambiente


Image in: http://www.atitudessustentaveis.com.br
Preocuparmo-nos com o meio ambiente é algo que deve fazer parte de nós e da nossa vida como cidadãos.

Por esse motivo, não devemos estar à espera das diretrizes dos governantes dos nossos países, mas sim, individualmente, atuarmos no sentido da preservação do planeta, contribuindo com pequenos gestos no dia-a-dia. 

No último século e devido à industrialização acelerada, o homem tem tido comportamentos nocivos para com a mãe-natureza; o aquecimento global é um deles. Há já muitos países que perceberam que a vida que o homem leva, provoca graves problemas ambientais, comprometendo a qualidade de vida das populações.

Constatamos todos os dias que vivemos num planeta em que há muita poluição no ar, nos oceanos, nos rios e nos lagos. Temos de adotar hábitos sustentáveis e eficientes se queremos ter um ambiente saudável: podemos separar corretamente o lixo, para que seja possível depois reciclar; devemos evitar desperdícios de água; temos de tentar substituir as lâmpadas comuns pelas fluorescentes e economizadoras, reduzindo a conta da energia elétrica; podemos andar mais a pé para ajudar a diminuir a emissão de gases...

Ao pesquisar sobre esta data em que comemoramos O DIA MUNDIAL DO AMBIENTE, fiquei sensibilizada com os textos que encontrei e, por isso, aqui fica a partilha:

"Preservar o meio ambiente é preservar a vida

A preocupação com o meio ambiente deve fazer parte não só dos governantes, mas da vida de cada cidadão. Todos nós podemos contribuir para diminuir os impactos ambientais em nosso planeta, com atitudes que podem fazer a diferença.
Estamos numa época em que catástrofes naturais são cada vez mais frequentes e devastadoras. Diversas nações do planeta começam a se importar com as consequências da industrialização acelerada vivida no último século, que devido a ações do homem trouxe modificações à natureza. Ações de mau uso da natureza que além de contribuir para o aquecimento global, trazem inúmeros problemas de saúde à população.
Nossa saúde está integrada ao meio ambiente, por isso se este estiver sendo castigado, a sobrevivência de todos os seres vivos estará ameaçada e por consequência a nossa.
Vivemos numa sociedade altamente consumista. A semana do Meio Ambiente é útil para a conscientização em relação a diversos assuntos ligados ao nosso planeta, que precisam de uma atenção maior. A ciência e a tecnologia confirmaram benefícios para o ser humano, mas também possibilitou comprometimentos negativos ao ambiente social e natural. O modo de produção capitalista, fundamentado na exploração dos recursos naturais, não se apresenta como modelo de sustentabilidade ambiental. O capitalismo prima pela produção em escala e consumismo sem limites, incompatíveis com a conservação da natureza.
O consumo desenfreado é uma grave doença moderna. O processo de industrialização surgido na Europa no século XVIII, com a Revolução Industrial, até o progresso científico e tecnológico dos dias atuais, nos remete a uma sociedade altamente consumista, orientada pelo capitalismo lucrativo. Esse período da Revolução Industrial marcou a passagem de uma sociedade tipicamente rural e artesanal para uma sociedade urbana e industrial.
A questão ambiental impõe a sociedade uma nova busca de pensar e agir, individual e coletiva, no que diz respeito aos modelos de produção capazes de suprir as necessidades humanas sem comprometer o meio ambiente e a própria saúde. Essa conscientização tem uma dimensão cultural, que passa pela econômica, e atinge a dimensão ecológica e social.
Somente teremos um resultado eficaz a respeito do meio ambiente quando a população começar a pensar no sentido da vida, no seu comportamento e na sua relação com a natureza, incluindo a própria alimentação.
A crise ambiental passa pelo entendimento sobre o mundo atual. Se quisermos resolver essa crise, é necessário que haja a percepção dos hábitos que precisam ser mudados. A escola pode desempenhar um papel importante, envolvendo os alunos nesse contexto. ...(...)...........(...)... 
Por tudo isso, é importante preservar o ecossistema do qual fizemos parte, só assim estaremos valorizando a nossa própria qualidade de vida e de nossos descendentes.

Servidor Público Estadual (www.neoripavan.blogspot.com.br)"
Encontrei em: http://www.jornalboavista.com.br/site/noticia/


"Dia Mundial do Ambiente


Próximo  
5 de Junho de 2018 (Terça-feira)

O Dia Mundial do Ambiente é celebrado todos os anos a 5 de junho.
É um evento anual que tem como objetivo assinalar ações positivas de proteção e preservação do ambiente e alertar as populações e os governos para a necessidade de salvar o ambiente.

História do Dia Mundial do Ambiente

A celebração do Dia Mundial do Ambiente teve início em 1972.
O dia 5 de junho foi escolhido para festejar esta data já que marca o dia em que teve início a Conferências das Nações Unidas sobre o meio ambiente.

Atividades do Dia Mundial do Ambiente

Todos os anos, as Nações Unidas apresentam um tema, que serve de ponto de partida para o desenvolvimento de ações de celebração do Dia Mundial do Ambiente em mais de 100 países, com variadas atividades programadas em função desse tema. O tema do Dia Mundial do Meio Ambiente de 2016 é a "Luta contra o Comércio Ilegal da Fauna e da Flora Selvagens”. Em 2015 foi os "Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento".
Os eventos visam apresentar novas formas e métodos de preservar o futuro da humanidade, seja através de ações individuais do cidadão ou coletivas. Nas escolas esta data assume especial importância, com a chamada de atenção para a preservação do meio ambiente junto das crianças.
Este dia puxa assim pelas pessoas, estimulando o desenvolvimento de ações que causem um impacto positivo no meio ambiente."
(FONTE: calendarr.com)

Sem comentários: