sábado, 3 de junho de 2017

Origem e significado da palavra "Pontífice"

imagem in: suorbertilla..it
Pesquisando a etimologia desta palavra, encontramos algumas explicações muito interessantes.
Senão, vejamos: 

1ª explicação: 

"Qual é a etimologia de pontífice?
Elizabeth Ribeiro Teixeira  Professora  São Paulo, Brasil  
A palavra pontífice vem do «lat[im] pontĭfex,ĭcis, "sacerdote, pontífice"». Trata-se de termo eclesiástico e é «dignitário religioso que tem jurisdição e autoridade»; «o chefe supremo da Igreja Católica; o papa»; «sacerdote da religião romana»; ou, ainda, «ministro que se encarrega do culto de uma religião». Em sentido figurado, trata-se de «chefe ou líder de sistema, seita, escola, etc.» ou de «pessoa que exerce autoridade num domínio qualquer».
[Cf. Dicionário Eletrônico Houaiss]
C. M. 
Tema: Origem de palavras Classe de Palavras: substantivo
Áreas Linguísticas: EtimologiaLéxico"

FONTE
https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/

2ª explicação: 
"pontífice
pon.tí.fi.ce
põˈtifis(ə)
nome masculino
1.RELIGIÃO dignitário eclesiásticobispo
2.[também com maiúscula] RELIGIÃO chefe supremo da Igreja Católicapapa
3.dignidade sacerdotal da antiga Roma
4.figurado chefe de uma escola, doutrina ou seita, líder
5.figurado pessoa que exerce autoridade numa determinada área
pontífice romano/soberano pontífice/sumo pontífice
chefe supremo da Igreja Católica, papa
Do latim pontifĭce-, «idem» "


Como referenciar: pontífice in Dicionário infopédia da Língua Portuguesa com Acordo Ortográfico [em linha]. Porto: 
Porto Editora, 2003-2017. 
[consult. 2017-06-02 18:42:03]. 
Disponível na Internet: 


3ª explicação:

"Pontífice - Conceito, o que é, Significado

O termo pontífice é usado para designar o maior representante da Igreja Católica, o Papa. Entretanto, a palavra tem uma origem prévia da época do Império Romano que era conhecida especialmente no campo político e nos magistrados.
Etimologia do termo pontífice e análise
Para compreender melhor o que é um pontífice, devemos analisar a etimologia da palavra. Pontífice é um termo que provém do latim, que significa “o que constrói pontes” pela união de pons (ponte) e o sufixo –ífice que quer dizer “aquele que constrói”.

Na Roma antiga o pontífice era um dos cargos mais magistrados que tinha determinada tarefa a cumprir. Como seu próprio nome indica, o pontífice era responsável pela construção de pontes (um elemento central no projeto urbano do império) assim como sua supervisão. Na atualidade, o conceito pontífice tem esse significado original e metafórico que o transforma naquele "que constrói pontes entre o mundo terreno e o mundo divino", ou seja, a tarefa de cumprir a máxima representação da Igreja.

O pontífice como figura associada à religião
De acordo com os historiadores e especialistas em funcionamento das instituições religiosas, foi no Império Romano que a função do pontífice mudou e transformou os aspectos relacionados à religião. Assim, surgiu o Colégio de Pontífices, uma instituição que hoje não existe mais, mas que tinha como objetivo reunir os sacerdotes e os responsáveis pela religião mais importante de todo o território romano.

Administravam e tomavam decisões que tinham a ver com o funcionamento dos cultos e religiões. É a partir daqui que esta palavra começa a se aproximar do seu significado atual e que nos referimos ao Supremo Pontífice da Igreja Católica ou Papa.

Características do Supremo Pontífice na atualidade
Após a morte de Jesus surgiu o Papa ou Supremo Pontífice da Igreja Católica, a partir daí suas funções e o alcance de sua figura se tornou extremamente importante.

Embora a principal atividade de quem ocupe este cargo seja administrar a religião, sua importância tem variado se considerarmos que hoje em dia a Igreja tem uma presença em quase todo o planeta e que as questões a resolver afetam muita gente.

Principalmente, o Supremo Pontífice da Igreja Católica deve velar pelo bem-estar da população, proclamando paz, respeito e tolerância entre os povos, tarefa pela qual é de extrema importância seu trabalho junto aos pontífices de outras igrejas ou credos."

in: ... Via conceitos.com: https://conceitos.com/yom-kipur/

Sem comentários: