sexta-feira, 30 de junho de 2017

Victor Hugo homenageado pela GOOGLE!


Victor Hugo, um dos maiores escritores,  ganha homenagem do Google


O doodle, em comemoração à publicação do último capítulo de 

“Os Miseráveis”, obra prima de Victor Hugo, retrata personagens 

de seus livros e de sua vida

São Paulo – O autor francês Victor Hugo, considerado por muitos um dos maiores escritores do mundo, ganhou uma homenagem nesta sexta-feira na página inicial do Google. O doodle, em comemoração à publicação do último capítulo de “Os Miseráveis”, sua obra prima, retrata alguns personagens de seus livros e de sua vida.
Entre as personalidades de suas obras, estão o corcunda Quasimodo e a cigana Esmeralda, de “Notre-Dame de Paris”, além do menino de rua Gavroche e Cosette, a menina que foi “adotada” por Jean Valjean, todos eles de “Os Miseráveis”.
Há também uma menção a sua coleção de poemas, “As Contemplações”, e ao período do exílio em que o escritor viveu em Guernsey por 15 anos, devido a suas opiniões políticas liberais e republicanas, além de seu ativismo contra a pena de morte.
Antes mesmo de atingir os 30 anos, Victor Hugo, nascido em 1802, já era um poeta conhecido nos círculos literários de Paris, profundamente influenciado pelo Romantismo em voga no século 19.
É com a publicação de “Notre-Dame de Paris”, em 1831, que Hugo atinge o reconhecimento na literatura. A obra foi traduzida para vários idiomas e a catedral, que era bastante negligenciada, foi restaurada e preservada.
Por volta dessa época, Victor Hugo começou a trabalhar na sua obra máxima, que só começou a ser publicada na década de 60.  A novela “Os Miseráveis” conta a história de Jean Valjean, um homem que, por roubar um pão, é condenado a trabalhos forçados e que tenta se reintegrar na sociedade após cumprir a pena.
Apesar de as críticas da época atacarem uma certa “ingenuidade” da novela, “Os Miseráveis” ainda é um retrato importante de um período turbulento e fascinante da história da França, além de ter sido um sucesso de público na época.
Victor Hugo, que ainda publicou depois os “Trabalhadores do Mar” e “O Homem que Ri” e outras coleções de poesias, é homenageado nas ruas, parques, trilhas e estatuas na maioria das grandes cidades francesas. O Google diz que o doodle tem a intenção de integrar-se a essas homenagens."

encontrei in: 
http://exame.abril.com.br/tecnologia/victor-hugo-um-dos-maiores-escritores-ganha-homenagem-no-google/

Sem comentários: