quarta-feira, 26 de julho de 2017

Dia dos Avós, 26 de julho!

imagem in: http://www.przedszkole151.blizej.info/?m=galeria
Hoje, 26 de julho, é o DIA DOS AVÓS!

Este texto que encontrei em noticiasaominuto.com de 26.07.2017 reflete bem o respeito que existe por um dia em que os avós e netos o comemoram com a maior das alegrias, pois o relacionamento entre as duas partes também decorre, de um modo geral, com muita empatia. Por isso, concordo que seja "... (...) uma relação com benefícios mútuos".

"Dia dos Avós: uma relação com benefícios mútuos"

"Ter netos faz maravilhas pela saúde dos avós e os avós trazem lições e muitos benefícios para os netos.

Ser avó é uma das fases mais bonitas da vida. Ultrapassados os receios e as grandes responsabilidades da parentalidade, atingida uma certa maturidade e conseguido algum tempo extra, ser avó é tempo de mimar e aproveitar os netos.

A relação entre avós e netos pode ser uma das coisas mais belas de sempre e traz benefícios para ambos. Neste que é o Dia dos Avós, 26 de julho, o Lifestyle ao Minuto destaca os benefícios que esta ‘profissão’ tão amorosa traz para ambos, avós e netos.
Vários estudos já revelaram que ser um avô presente na vida dos netos reduz o risco de Alzheimer nos idosos. Passar tempo com os netos também pode ajudar a fortalecer o sistema imunitário dos avós e, claro, a mantê-los fisicamente mais ativos, o que traz inúmeros benefícios para a saúde, uma vez que ajuda a controlar o peso, a dormir melhor e promove a saúde cardiovascular. Um estudo revela até que cuidar dos netos pode dar até cinco anos extra de vida.
Os netos também beneficiam muito de ter os avós nas suas vidas. Aprendem mais sobre o passado – especialmente sobre coisas que nem os pais viveram -, o que os ajuda a moldar o seu futuro, também aprendem a olhar para a vida através de outra perspetiva, a dos seus avós, que provavelmente passaram por dificuldades pelas quais os netos nunca terão de passar.
Os bons avós nutrem e são amorosos com os netos – bem como os pais, mas, muitas vezes, sem os episódios de stress que geralmente o papel de pai ou mãe traz – por isso trazem uma sensação de calma e paciência muito benéfica para a criança. Também costumam ser incrivelmente permissivos, o que nem sempre é benéfico, mas que ensina a criança a lidar com diferentes graus de autoridade."

Sem comentários: