quinta-feira, 13 de julho de 2017

A estrada panorâmica Moyenne Corniche (Riviera Francesa)

"LES CORNICHES

Situado entre Nice e Menton , as Corniches da Riviera sao compostas por três percursos distintos, cada um oferecendo uma perspectiva particular na costa do Mediterrâneo: a Grande, Média e Pequena Corniche. Corniche, em francês, quer dizer: estrada localizada ao lado da montanha.
As Corniches da Riviera são particularmente populares entre os turistas, mas não só. A esplêndida paisagem que elas oferecem também conquistou muitos cineastas. Assim, Alfred Hitchcock dirigiu Grace Kelly e Cary Grant em Ladrão de Casaca. Da mesma forma, Pierce Brosnan e estrelas como James Bond em Olhos de Ouro .

Grande Corniche

A Grande Corniche começa na Avenida des Diables-Bleus em Nice, e é a mais bonita e a mais agradável. Foi construída por Napoleão I e segue a antiga estrada romana Via Julia Augusta.
Demora-se cerca de três horas para percorrer os 31 quilômetros que liga Nice a Menton.

Deixando Nice contornando o Monte Boron, a Grande Corniche sobe muito alto, superior a 500m de altura, oferecendo vistas de perder o fôlego que são as melhores do Mar Mediterrâneo. 

Sempre seguindo o traçado da antiga Via Julia Augusta, ela nao passa por nenhum centro de cidade a não ser  pela cidade de La Turbie , cidadezinha que vê Mónaco do alto e onde o famoso troféu de Augusto desafia o tempo por 21 séculos. Ela passa bem pertinho de Vistaero (hotel debruçado sobre o vazio com uma bela vista de Monaco, de Eze e da Riviera Italiana ), antes de descer para o nível de Roquebrune Menton.

Média Corniche

No século XX, o advento do automóvel mudou a situação: precisava-se de estradas mais rápidas. Com suas inúmeras curvas, o percurso da Grande Corniche não estava adaptado à velocidade. Por esta razão, o trabalho de uma nova estrada teria início após a guerra de 14-18. Em duas secções, Nice – Mónaco (1927) e Mónaco – Cap Martin (1939), a Corniche Moyenne nasce.
Passando ao longo da maravilhosa aldeia ” ninho-de-águia ” de Eze, a 472 metros do nível do mar, ela contorna o Principado de Mónaco sem entrar – estava fora de questão que uma estrada nacional francesa entrasse em território estrangeiro – e vai voltando lentamente ate chegar à Baixa Corniche em Cap Martin.

Baixa Corniche

Esta Corniche, normalmente a que está sempre com engarrafamento, está a 50 metros acima do nível do mar e, a partir de Nice, leva ao pequeno porto de Ville Franche tão lindamente entalhado.  Uma vez passando a entrada da península de Cap Ferrat, a quase ilha de milionários, a estrada entra em Beaulieu-sur-Mer, um pequeno resort chique que ainda carrega as cicatrizes da prestigiada Belle Époque. Depois de deixar a zona chamada de “Pequena África”, aninhada nos pés das falésias, a Baixa Corniche passa por Eze sur Mer, Cap d’Ail onde pode admirar-se a sua pequena enseada de águas cristalinas. É lá a última parada francesa antes de chegar ao principado.
Além do facto de que estas vias são destinos de excursão, por si só pela sua beleza, elas também fornecem o acesso a alguns museus excepcionais, incluindo a famosa Fondation Ephrussi de Rothschild em Cap Ferrat, e a vila grega “Kérylos” em Beaulieu-sur-Mer."
FONTE: 
Blog Riviera Francesa https://rivierafrancesa.wordpress.com 
(Receptivo Brasileiro na Riviera Francesa para particular e pequenos grupos)

Sem comentários: