quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Homenagem a Danielle Darrieux

(Danielle Darrieux)
in: http://jconline.ne10.uol.com.br

"Atriz francesa Danielle Darrieux morre aos 100 anos

Segundo o marido, Danielle faleceu após complicações de uma queda
Publicado em 19/10/2017, às 15h18
Da AFP

A atriz francesa Danielle Darrieux faleceu na terça-feira aos 100 anos, depois de participar de mais de uma centena de filmes, com frequência interpretando personagens muito elegantes. O estado de saúde "havia deteriorado um pouco recentemente após uma queda", afirmou à AFP seu companheiro, Jacques Jenvrin. A atriz morreu em casa, no noroeste da França.
Arquétipo da beleza de sua geração, loura e delicada, teve um início de carreira precoce e aos 14 anos participou de Semente do Mal, do diretor Billy Wilder. Ela trabalhou em Hollywood e na Broadway nos anos 1930 e foi aclamada pelo filme romântico A Sensação de Paris, de 1938.
Durante a Segunda Guerra Mundial, trabalhou durante a ocupação nazista da França, inclusive para o estúdio Continental, dirigido pelos alemãs, o que a levou a ser chamada de colaboracionista.



Apesar disso, após a libertação da França pelos aliados, Darrieux continuou emplacando sucessos, especialmente sob a direção do cineasta francês Max Ophuls, em filmes como O Prazer e Conflitos de Amor.
Também participou em Cinco Dedos, de Joseph Mankiewicz, e interpretou a rainha da Espanha em Entre o Amor e o Trono, de Jean Cocteau. Também integrou o elenco de Duas Garotas Românticas, de Jacques Demy. Mais recentemente apareceu em 8 Mulheres, de François Ozon, e em 2007 emprestou sua voz para a animação Persepolis, indicada ao Oscar.

VIDA PESSOAL

Darrieux se casou três vezes, com o cineasta Henri Decoin, o milionário Porfirio Rubirosa e o roteirista Georges Mitsinkidès, que faleceu nos anos 1990. Com este último, adotou um filho, que morreu pouco depois do marido."
FONTE: http://jconline.ne10.uol.com.br

imagem in: publico.pt (19.10.2017)
(Danielle Darrieux em 1952,
na fotografia de promoção do filme 
Operação Cícero, de Mankiewicz DR)

Sem comentários: