sexta-feira, 26 de maio de 2017

Um sinal dos tempos...

A Great Song: "Sign of the times" by Harry Styles!

quinta-feira, 25 de maio de 2017

Mulheres que mudaram o mundo

Encontrei um artigo escrito num site muito interessante e que não posso deixar de partilhá-lo aqui (com a devida vénia), tanto mais que enaltece o papel da mulher em qualquer ponto do planeta, como ser inteligente, criativo, engenhoso! 

Vamos ver, então, "quem inventou" e "o quê": 

"16 coisas inventadas pelas mulheres que mudaram o mundo

Estamos acostumados com todos os objetos e invenções que tornam o nosso cotidiano mais prático e simples. Mas, você já imaginou quem foi o responsável pela criação de todas elas?
Entre cientistas e inventores, as mulheres sempre tiveram seu lugar na trajetória da humanidade, porém muitos não sabem que várias coisas surgiram graças a inteligência e engenhosidade feminina.
Da cerveja ao Monopoly, elas fizeram história e mudaram o mundo!

1 – Aquecedor de carro

Para esquentar os dedos dos pés frios dos motoristas do século 19,  Margaret A. Wilcox inventou um sistema que conduzia o ar de cima da máquina para aquecer os pés, em 1893.
coisas-inventadas-mulheres-1

2 – O jogo Monopoly

Esse famoso jogo de tabuleiro que atravessou gerações foi inventado por Elizabeth Magie, em 1904, e batizado de “O Jogo dos Proprietários”. O jogo de Magie foi uma crítica às injustiças do capitalismo sem controle e, de forma irônica, seu jogo se tornou um sucesso quando Charles Darrow roubou sua idéia e vendeu á Parker Brothers, 30 anos depois. Depois de algum tempo a empresa finalmente rastreou Magie e pagou US$ 500 a ela pela injustiça cometida.
coisas-inventadas-mulheres-2

3 – A Escada de Emergência

Quando há um incêndio, você tem para onde correr graças a Anna Connelly, que inventou as escadas em 1887.
coisas-inventadas-mulheres-3

4 – O Bote Salva-vidas

Em 1882,  Maria Beasely encontrou um jeito de evitar a morte de pessoas em desastres marítimos, e assim criou o bote salva-vidas. Basely também inventou a máquina para fazer barris, o que a tornou rica.
coisas-inventadas-mulheres-4

5 – Os Painéis Solares

A ideia de converter a energia da luz do Sol em energia elétrica surgiu entre a parceria da física Dra. Maria Telkes e a arquiteta Eleanor Raymond. Elas construíram a primeira casa totalmente aquecida por energia solar em 1947.
coisas-inventadas-mulheres-5

6 – A Seringa

Ok, sabemos que essa criação não é a favorita de todas as pessoas, mas foi um grande avanço na medicina. Em 1899, Letitia Geer inventou uma seringa médica que podia ser operada com apenas uma das mãos, para a alegria geral – ou não.
coisas-inventadas-mulheres-6

7 – O Refrigerador Elétrico

Florence Parpart, em 1914, foi a responsável pela criação dos refrigeradores que conhecemos hoje. Imagine o que seria de nossos alimentos sem essa mulher!
coisas-inventadas-mulheres-7

8 – A Máquina de Fazer Sorvete

Nancy Johnson inventou a máquina de fazer sorvetes em 1843, patenteando um design que ainda é usado nos dias atuais, mesmo após o invento das máquinas de sorvete elétricas. Que invenção preciosa, ein?!
coisas-inventadas-mulheres-8

9 – O Algoritmo de computador

Ada Byron King, a condessa de Lovelace, foi uma das poucas mulheres a figurar na história do processamento de dados. Ela estudou matemática e ajudou o colega Charles Baggage no desenvolvimento da primeira máquina de cálculo, além de ser responsável pelo algoritmo que poderia ser usado para calcular funções matemáticas. Entre 1842 e 1843, ela criou notas sobre a máquina analítica de Babbage, que foram republicadas mais de cem anos depois. A máquina foi reconhecida como primeiro modelo de computador e as anotações da condessa como o primeiro algoritmo especificamente criado para ser implementado em um computador.
coisas-inventadas-mulheres-9

10 – A Tecnologia das telecomunicações

A física teórica Dra Shirley Jackson foi a primeira mulher negra a receber um Ph.D. do MIT, em 1973. Enquanto trabalhava na Bell Laboratories, ela realizou uma pesquisa científica que permitiu a outros inventar o fax portátil, o telefone de toque, cabos de fibra óptica, e a tecnologia por trás do identificador de chamadas e chamada em espera.
coisas-inventadas-mulheres-10

11 – A Máquina de Lavar Louça

Josephine Cochrane criou a máquina de lavar louça mecânica em 1886 e foi a base para os outros modelos que seguiram.
coisas-inventadas-mulheres-11

12 – O transmissor Wireless (sem fio)

Hedy Lamarr, inventou um sistema de comunicações secretas, durante a Segunda Guerra Mundial, para torpedos controlados por rádio, empregando “salto de frequência”. A tecnológia de Hedy Lamarr foi base para outras tecnologias, desde Wi-Fi à GPS. Ela também passou a ser uma estrela de cinema mundialmente famosa.
coisas-inventadas-mulheres-12

13 – O Circuito Fechado de Televisão “CCTV”

Visando ajudar as pessoas a garantir a sua própria segurança, Marie Van Brittan Brown patenteou, em 1969, o circuito fechado de televisão, pois a polícia era lenta ao responder os pedidos de ajuda em Nova Iorque. Sua invenção é a base para sistemas de CCTV modernos, usados para segurança em casa e no trabalho da polícia atualmente.coisas-inventadas-mulheres-13

14 – Coletes Balísticos e a fibra Kevlar

A química Stephanie Kwolek inventou a fibra Kevlar, que por ser extremamente resistente, é usada para produzir coletes à prova de balas. A invenção de Kwolek é cinco vezes mais forte que o aço, e também tem cerca de 200 outros usos.
coisas-inventadas-mulheres-16

15 – O software de computador

Dra. Grace Murray Hopper, uma almirante da Marinha dos EUA, foi também uma cientista da computação que inventou o COBOL, o primeiro programa de computador de negócios amigável “user-friendly”. Ela também foi a primeira pessoa a usar a expressão “bug” para descrever uma falha em um sistema de computador.
coisas-inventadas-mulheres-17

16 – A Cerveja

Aos que dizem que cerveja não é coisa de mulher, saibam que vocês estão bem enganados. A historiadora de cervejas, Jane Peyton, afirma que as antigas mulheres da Mesopotâmia foram as primeiras a desenvolver, vender e até mesmo beber cerveja. Embora possa ser difícil de definir exatamente quem, há milhares de anos, “inventou” a cerveja que conhecemos e amamos hoje, é seguro dizer que as mulheres antigas em todo o mundo estavam com certeza fermentando alguma coisa. Então, da próxima vez que você levantar um copo, faça um brinde a Ninkasi, a deusa suméria e a cerveja!
coisas-inventadas-mulheres-18
Fonte: BuzzFeed