sábado, 22 de julho de 2017

Saber exprimir o amor pelos animais...

in: br.pinterest.com
in: http://www.petmag.com.br




Gosto muito de animais domésticos.

Em casa dos meus pais, tivemos sempre cães e gatos e sempre constatámos o amor incondicional que aqueles seres tinham por nós... Eram de uma lealdade comovente, fazendo-nos sempre companhia. Só lhes faltava falar ...Passámos com eles momentos inesquecíveis, por mais de uma década... 


Já depois de constituir a minha própria família, tivemos aquários com peixinhos de todas as cores e espécies! O nosso zelo pelo seu bem-estar era infinito: passávamos horas a limpar as paredes do aquário, para que eles vivessem o máximo de tempo e nas melhores condições...comprávamos as "maternidades" adequadas e separávamos as fêmeas para que se reproduzissem e ainda me lembro da nossa euforia quando nasciam os filhotes...

Mais tarde, apaixonei-me pelo canto de pássaros de espécies diferentes, tais como: o melro, o rouxinol do Japão, o canário,  o pintassilgo, o verdelhão, o travesso, os colibris... Mas estes, é mais difícil mantê-los connosco em casa, adoram a natureza e a liberdade e não é nada justo prendê-los... as asas são para voar...

Hoje, ao ler a revista NOTÍCIAS MAGAZINE do Diário de Notícias de 09 de julho de 2017 encontrei a CRÓNICA ILUSTRADA da autoria de José Luís Peixoto, com o título PRESENÇA, que me deixou extremamente comovida pelo modo como o autor conseguiu transmitir "esse" amor por uma cadelinha sua.

O texto é tão belo e comovente que, claro, não posso deixar de o partilhar! 

Então, aqui vai:

"Apenas sei que regressei a casa quando te pego ao colo. Tens muito para dizer-me e, por isso, os nossos olhos não se separam. Podia ficar aqui para sempre, há um mundo completo no interior dos teus olhos. Avanço nele e só encontro pureza. Comparo essa paisagem pelos lugares por onde andei e, por momentos, acredito que nunca mais quero sair daqui. Aspiro ao que vejo nos teus olhos, quero essa candura transparente para os meus gestos e para as minhas intenções. Aprendo tanto contigo.
Respiramos ao mesmo tempo. Agora, por fim, estamos juntos no mesmo instante, habitamo-lo. Passo as mãos pela tua cabeça, pescoço, costas, as minhas mãos são enormes no tamanho do teu corpo. Quando te habituas a esse ritmo e a esse calor, bocejas longamente. És tu, é a ternura, sorrio.
Sinto o conforto do teu peso. Nele, há uma segurança profunda, absoluta.
Nunca perguntas porque vou embora, sou eu que coloco a questão a mim próprio. Entre mistérios privados, secretos, há um lugar onde permanece essa interrogação sem resposta, exala uma espécie de força magnética, invisível e, no entanto, capaz de exercer força, mover objetos. Tento fixá-la como faço com os teus olhos, mas parece-me que lhe falta a tua clareza, que me falta a tua sinceridade.
Às vezes, sem saber o que quero, tenho a certeza de como posso alcançá-lo. Então, os movimentos são mais rápidos do que o pensamento, há uma vontade maior do que a minha a dirigir a minha vontade. Há uma voz distante que me chama, fico cego.
Agora, abraço-te. Em ti, protejo-me do mundo e de mim próprio. Esperaste-me atrás da porta, não deixaste que este tempo perturbasse o nosso apego. Levei-te comigo em todos os momentos, foste ao lado do meu nome, do meu silêncio, do pouco que realmente possuo.
Estás ao meu colo, respiras e, ao mesmo tempo, sou eu que estou ao teu colo, respiro. Há um entendimento que nunca perderemos, é maior do que as nossas vidas, é maior do que aquilo que somos capazes de ser. Eu sou um homem de 42 anos, tu és uma cadelinha de 11 anos, mas não é isso que importa."

(o escritor José Luís Peixoto)
imagem in: cm-palmela.pt

quinta-feira, 20 de julho de 2017

quarta-feira, 19 de julho de 2017

"KIKAS": surfista português atinge as meias-finais do Corona Open J-Bay

in: visão.sapo.pt

O surfista português Frederico Morais, conhecido por KIKAS, atingiu as meias-finais do Corona J-Bay, na África do Sul.

Assim sendo, Frederico entra na história do surf português ao conseguir este título!

Eliminou o campeão mundial John John Florence com 19.77 pontos (contra os 18.67 do surfista havaiano).

Parabéns, KIKAS! Os portugueses estão orgulhosos de ti!

terça-feira, 18 de julho de 2017

Hoje é dia de Santa Marinha - 18 de julho

Homenagem a Santa Marinha:

Ditados populares:

"Santa Marinha e a sua cabacinha, Santiago com o seu alqueirado"

"Santa A Marinha sempre traz a sua cabacinha"

(in "Mudam os ventos, mudam os tempos", gravida, 3ª edição, maio 2006)

"Gavião temporão, Santa Marinha na mão" 

(in quemdisse.com.br)

imagem obtida in: santamarinhaeafurada.pt

segunda-feira, 17 de julho de 2017

"Mensagem para um professor": um Poema de Flora Azevedo

Mensagem para um professor

Contra ventos e marés,
Mantém-te ao leme
Do teu barco.
Que nada te perturbe,
Que nada te desvie
Da rota sonhada.
Segue, sereno,
Na senda das estrelas
Que brilham nos olhos
Dos que te foram confiados.
Ensina-os, vela por eles,
Sê o seu porto de abrigo,
A luz do farol
Para sempre aceso
Nas suas vidas.

Flora Azevedo
Professora

imagem in: https://blogdduarte.wordpress.com

domingo, 16 de julho de 2017

Significado de "galfarro"

"Galfarro: pessoa traquinas, desordeira, turbulenta.

A palavra vem do castelhano e significava genericamente vadio. Porém, entre nuestros hermanos o termo inicialmente referia-se a aves de rapina. Daí também se poder dizer que o galfarro é o rapineiro, o que anda na má vida.

Uma curiosidade. Antigamente, em Portugal e no Brasil, o galfarro era um oficial de diligências, um beleguim. A sua atividade gerou má fama, como se pode ver. Afinal aos beleguins calhavam por vezes tarefas desagradáveis..." (in Dicionário de Insultos, de Sérgio Luís de Carvalho, 2014, Grupo Planeta)

imagem in: http://espanolinternacional.blogspot.pt