sábado, 6 de janeiro de 2018

Hoje, é Dia de Reis!

"O Dia de Reis é celebrado anualmente a 6 de janeiro
Por norma, o Dia de Reis é celebrado já na noite de 5 para 6 de janeiro, ou seja, na véspera do Dia de Reis.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Três_Reis_Magos

"Este dia é também conhecido como Festa da Epifania.

Tradições do Dia de Reis

Esta celebração católica está associada à tradição natalícia, que diz que três reis magos do Oriente, visitaram o Menino Jesus na noite de 5 para 6 de janeiro, depois de serem guiados por uma estrela. Os três reis magos chamavam-se Belchior, Baltazar e Gaspar e levaram de presente ao Menino Jesus, ouro, incenso e mirra.
A tradição manda que neste dia a família se volte a reunir para celebrar o fim dos festejos de Natal. Os alimentos da Noite de Reis são o bacalhau com batatas cozidas, o bolo-rei, o pão-de-ló, as rabanadas, os sonhos, entre outras iguarias de Natal.
É também o dia em que se cantam as Janeiras. O cântico das Janeiras começa no dia após o Natal e prolonga-se até ao Dia de Reis.
No dia seguinte ao Dia de Reis, as famílias começam a retirar os enfeites de Natal que decoram as casas durante a época de Natal." (in: calendarr.com)

Poemas do Dia de Reis

Dia de Reis

Vieram os três Reis Magos
Das suas terras distantes
Guiados por uma estrela,
Cujos raios cintilantes
Os levaram ao Deus Menino
Que, a sorrir de bondade,
Recebeu os seus presentes
E os acolheu com amizade.

Os Três Reis Magos

Já os três reis são chegados
À lapinha de Belém
A adorar o Deus Menino
Nos braços da Virgem Mãe.

Os três reis do Oriente
Vieram com grande cuidado
Visitar o Deus Menino
Por uma estrela guiados.

A linda estrela os guiou
Até à sua cabaninha
Onde estava o Deus Menino
Deitadinho na palhinha.

Venho dar as Boas Festas
As Boas Festas d' Alegria
Que vos manda o Rei da Glória
Filho da Virgem Maria.

(in: calendarr.com)

sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

"Incêndios" foi eleita a palavra do ano 2017

in: 24.sapo.pt

"A Porto Editora anunciou hoje, numa cerimónia  que decorreu na Biblioteca Municipal Ary dos Santos, em Loures, que os portugueses elegeram "incêndios" como PALAVRA DO ANO® 2017.

O Vocábulo vencedor arrecadou 37% dos votos dos cibernautas, seguindo-se as palavras "afeto" (20%) e floresta (14%). Já "vencedor" conquistou apenas 8% da votação e a palavra "crescimento" arrecadou 5%, tal como "cativação". A lista de candidatas fica completa com "desertificação" (4%), "gentrificação" (3%), "peregrino" (3%) e, por fim, "independentista" com apenas 1% dos 30 mil votos registados durante todo o mês de dezembro em www.palavradoano.pt.

A palavra "incêndios" integrou a lista das 10 candidatas a PALAVRA DO ANO® 2017 tendo em conta os sucessivos incêndios em todo o país, que fizeram de 2017 um dos anos mais trágicos de sempre, pela enorme quantidade de vítimas e pela dimensão da área atingida. 

Assim, "incêndios" sucede como PALAVRA DO ANO® a "geringonça" (2016), "refugiado" (2015"), "corrupção" (2014), "bombeiro" (2013), "entroikado" (2012), "austeridade" (2011), "vuvuzela" (2010) e "esmiuçar" (2009).

Espaço Professor
Porto Editora"

(mensagem da Porto Editora, que recebi por email)

quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Duas homenagens muito sentidas: a Guida Maria e a Tareka

(Guida Maria)
in: observador.pt


(Tareka)
in: http://rr.sapo.pt
Foi um dia triste, o dia do anúncio da morte destas duas grandes senhoras!

Com efeito, desaparecem no mesmo dia duas grandes atrizes do nosso país, que tanto nos orgulharam sempre com as suas atuações.

Deixam-nos um grande legado que, estou certa, os filhos de ambas se encarregarão de perpetuar, mantendo vivas as memórias de uma e de outra!

Até sempre!