sábado, 24 de fevereiro de 2018

Vybz Kartel: o cantor e compositor jamaicano de Dancehall e Reggae

imge in: http://www.thefader.com/2011/06/28/

"Adidja Azim Palmer, cujo nome artístico é Vybz Kartel, (Kingston7 de janeiro de 1976) é um cantor e compositor jamaicano de dancehall e reggae.
Em abril de 2014, ele foi condenado a prisão perpétua, tendo sido considerado culpado pela morte do antigo sócio Clive "Lizard" Williams."
in: https://pt.wikipedia.org/wiki/Vybz_Kartel



"Quinta-feira, em Kingston, capital da Jamaica, Vybz Kartel, artista com longa carreira na cena jamaicana, foi condenado a pena perpétua. O Tribunal de Kingston já o havia considerado culpado de homicídio em março de 2013. Kartel, 38 anos, uma das maiores estrelas do dancehall, com cartaz não só na Jamaica mas também nos Estados Unidos, era conhecido como World Boss (Chefe Mundial). Foi julgado pelo assassinato de um seu antigo sócio, Clive Williams, popularmente conhecido como Lagarto.
Williams morreu subitamente em agosto de 2013 devido a negócios que alegadamente não correram bem. O dancehall é uma das correntes mais recentes do reggae, que alastrou desde o final dos anos oitenta, mostrando-se muito distante do ecumenismo proposto por Bob Marley. A violência, sexismo e alegria de viver são características de uma certa comunidade jamaicana globalizada, capaz de interiorizar as particularidades do terceiro mundo.
Vybz Kartel influenciou, ao longo da sua carreira, uma multidão de adeptos com letras radicais que, ao mesmo tempo, propagandeavam os produtos comercializados pelo seu gangue. Manteve uma luta acesa, até 2009, contra outro jamaicano, Mavado, capaz de provocar uma cisão entre esses dois grupos, que através da música disputavam territórios comerciais.
A alteração da pigmentação de Vybz Kartel, alegadamente para mostrar as suas tatuagens, foi anunciada nalgumas da suas gravações, e o próprio importou toneladas de sabões, alegadamente com a possibilidade de clarear a cor da pele dos jamaicanos. A primeira importação de sabões - duas mil unidades - esgotou de imediato.
A violência era omnipresente nas letras dos seus temas, que tinham a capacidade de manipular as massas - que entretanto se digladiavam contra o grupo adversário - mas também no aspecto comercial, anunciando mercadorias ou tendências que ultrapassariam as fronteiras da Jamaica, chegando ao Reino Unido e aos EUA.
Adidja Palmer, nome verdadeiro de Vybz Kartel, foi preso em Setembro de 2011 por posse de drogas, sendo mais tarde acusado do assassínio de um homem de negócios jamaicano, Barrington Burton, e da propriedade ilegal de armas. Foi-lhe oferecida liberdade condicional, em troco de três milhões de dólares jamaicanos, mas não saiu da prisão devido à acusação de um segundo homicídio, na pessoa de Clive Williams, conhecido como o Lagarto. 
A 24 de julho de 2013 seria considerado, no meio de várias peripécias legais, inocente no caso do homicídio de Burton, mas ficou na prisão devido à acusação de assassínio de Lagarto. Ontem, foi condenado a prisão perpétua com a possibilidade de sair em liberdade condicional, daqui a 35 anos. Já na prisão, em 2012, publicou o livro, sem tradução para português, The Voice Of The Jamaican Ghetto: Incarcerated but not Silenced."
FONTE: in BLITZ, 04.04.2014

Sem comentários: