segunda-feira, 18 de junho de 2018

A origem e o significado da palavra "escravo"

"Palavra 'escravo' tem origem no latim


Prática de exploração de pessoas era comum na Antiguidade, diz especialista

A escravidão existiu no Brasil, oficialmente, do período colonial até o fim do império português, mas a prática remonta à Antiguidade, daí a palavra escravo vir do latim “sclavus”, que significa "pessoa que é propriedade de outra”, e de “slavus”, que significa “eslavo”, pois muitas pessoas desta etnia foram capturadas e escravizadas em outras épocas, segundo Alberto da Costa e Silva, ex-diplomata, membro da Academia Brasileira de Letras e autor do livro “A enxada e a lança”, considerado um dos mais completos estudos sobre o continente africano.

Temática Afro (Foto: Reprodução de tv)
Escravos em diversas funções

(Foto: Reprodução de tv)
“A escravidão foi o processo mais violento e perverso de recrutamento e exploração de trabalhadores. A ideia de homem como mercadoria, sendo comprado e vendido, é uma prática muita antiga em todas as culturas. A ideia da escravidão só passou a ser vista como algo infame no século 19, e mesmo assim não de forma unânime. E para quem acha que a escravidão é coisa do passado, vale lembrar que ela só foi abolida oficialmente em alguns países no século 20. Na Arábia Saudita ela acabou legalmente em 1962, mas ainda é praticada. Na Etiópia foi abolida em 1942, e na Mauritânia em 1982”, conta o especialista.

No Brasil, os colonizadores costumavam dizer que negros e índios não tinham alma, e essa ideia também era comum em outras culturas e épocas, de acordo Costa e Silva. “Aristóteles dizia que alguns povos nasciam para ser escravos, ou seja, determinados grupos tinham as qualidades necessárias para isso, e sobre eles se acumulavam defeitos como lentidão de raciocínio e preguiça”, explica.

É por conta dos séculos de discriminação e preconceito que o ex-diplomata apoia iniciativas como as cotas raciais para negros, índios e pardos no acesso às universidades. “Todas as ações para tirá-los da inferioridade é válida e extremamente importante. Se não dermos tratamento desigual a quem foi tratado de forma desigual, será muito difícil que esses grupos tenham uma verdadeira ascenção social”, completa."

FONTE: 
http://redeglobo.globo.com/globoeducacao/noticia/2012/06/palavra-escravo-tem-origem-no-latim.html

Sem comentários: