terça-feira, 10 de julho de 2018

Milagre na Tailândia- todos a salvo!

imagem in: mundoportugues.pt
Resgate terminou. Crianças e treinador a salvo
Terminou a operação de resgate. As doze crianças e o treinador foram retirados com vida da gruta
Foi esta terça-feira que os Navy Seals tailandeses conseguiram libertar todos os jovens presos na gruta de Tham Luam. E, como celebração, a equipa da marinha tailandesa publicou no Facebook uma imagem dos últimos a sair: quatro elementos, um deles médico, responsáveis pelo salvamento das 12 crianças e do treinador. São considerados heróis no mundo inteiro.
."Hooyah Hooyah Hooyah", escreveram, acrescentando que os "quatro tubarões brancos estão fora da gruta em segurança
Esta terça-feira, os Navy Seals já tinham dito que o salvamento poderia ser considerado "um milagre" ou resultado da ciência, mas que o importante é que todos estão a salvo.
Através do vidro, mas será a primeira vez, ao fim de 432 horas, que os pais das 12 crianças que ficaram presas dentro de uma gruta no norte da Tailândia, poderão ver os filhos.
Neste momento, os 13 jovens (incluindo o treinador) estão no hospital.
"Posso confirmar, de forma oficial, que os restantes rapazes foram resgatados. Os seus pais vão agora a casa tomar um banho e mudar de roupa. Poderão ver os filhos através do vidro esta noite", disse o governador demissionário da província de Chian Riang, Narongsak Osatanakorn, citado pela BBC.
Os quatro elementos da equipa de resgate já saíram da gruta, e entretanto procede-se a uma operação de limpeza para retirar os utensílios que foram deixados para trás durante o resgate dos 13 jovens tailandeses.
Aplausos, cumprimentos e um sentimento geral de alívio, foi o que aconteceu entre os voluntários junto à gruta, como descreveu o jornalista do The Guardian no local. 
No ar, o helicóptero com o último jovem resgatado da gruta de Tham Luang.
Os 12 rapazes e o treinador já foram retirados da gruta. A operação de resgate ficou concluída esta terça-feira, avança a BBC.
A equipa Seal anunciou a excelente notícia através do Facebook.
(in dn.pt 10.07.2018 by Susete Francisco e Sónia Silva)

Sem comentários: