sexta-feira, 13 de julho de 2018

Origem e significado da palavra "Aritmética"


in: http://pt.nextews.com

" Conceito »  Educação»  Aritmética

Aritmética - Conceito, o que é, Significado

A aritmética é o ramo da matemática que estuda os números e as operações realizadas através da soma, subtração, multiplicação e divisão.

Do ponto de vista etimológico, a palavra aritmética vem do latim arithmetica, que por sua vez, tem origem no termo grego aritmetikos, composta pela raiz arithmos que siginifica números e pelo sufixo tiko que quer dizer ciência. Desta forma, a aritmética pode ser definida como a ciência dos números.


A aritmética no ensino


A aritmética possui um lugar fundamental no processo educativo. Normalmente, as crianças iniciam o estudo da matemática através da aritmética que é a base desenvolvida por essa ciência.


Num primeiro nível, os alunos iniciam a aprendizagem das operações mais simples e intuitivas através da soma e da subtração. Uma vez que já se tem este domínio, os alunos passam para a aprendizagem das tabelas de multiplicação e divisão.

Quando estas bases aritméticas se encontram mais sólidas é possível continuar com o ensino das disciplinas mais abstratas como a álgebra e outras de maior complexidade.

A história da aritmética

Esta ciência já era conhecida na época da pré-história, sendo aplicada por diversas comunidades em suas atividades diárias, por exemplo, na contagem dos animais para controlar a produtividade ou na medição do tempo (25000-5000 a.C).

A história enxerga o matemático Diofanto de Alejandria como o pai da aritmética, como também pai da álgebra. Durante o século II d.C. assentou as bases destas ciências que conhecemos até hoje.

Posteriormente, os hindus descobriram a existência do número zero (O) além de determinar outros valores em função da sua posição.

Estes avanços entraram na Europa através dos árabes a partir do século VIII d.c., deixando a matemática como influência capital no velho continente.

Outras culturas desenvolveram diversos sistemas numéricos, como foi o caso dos egípcios, gregos e romanos que deixaram a base do sistema decimal. Os maias também desenvolveram seu próprio sistema numérico, mas no seu caso a base era vigesimal.

Não é fácil estabelecer quando e como aconteceram os grandes avanços da aritmética, pois para os historiadores, esta ciência ocupou um lugar secundário antes de começar a era cristã. A única questão clara é que a maioria das civilizações adotou o número dez (10) como referência, provavelmente baseado no número de dedos das nossas mãos."

... Via conceitos.com: https://conceitos.com/aritmetica/

Sem comentários: