sexta-feira, 27 de abril de 2018

O bebé "real" já tem nome...

in:ofuxico.com.br

As televisões não se cansam de "badalar" que o "bebé real", filho de Kate e William, já tem nome... E como quase todos nós somos curiosos, deixamo-nos ir na corrente e...vamos lá pesquisar sobre isso...!

Parabéns a mais um bebé que vem ao mundo, como tantos outros...

in: http://www.dw.com/pt-br

Louis Arthur Charles. É este nome escolhido pelos Duques de Cambridge para o recém nascido bebé real.

O Duque e a Duquesa de Cambridge têm o prazer de anunciar que deram o nome de Louis Arthur Charles ao seu filho. O príncipe será conhecido como Sua Alteza Real Príncipe Louis [Luís] de Cambridge", pode ler-se na nota publicada na rede social Twitter.

Entre os nomes favoritos dos britânicos — o nome do bebé real é sempre alvo de grande expectativa — estava efetivamente Arthur, e também Albert ou Philip. Mas o nome Louis estava ausente da lista.
O nome presta homenagem ao tio-bisavô do príncipe, Louis Mountbatten, assassinado pelo IRA em 1979, e Charles é o nome do pai de William.
O recém-nascido terá o título de príncipe, já que, em 2012, a rainha Isabel II mudou as normas para assegurar que todos os filhos de William tenham o mesmo título, e não apenas o primogénito.
A Duquesa de Cambridge deu à luz um menino na segunda-feira, 23 de abril, pelas 11h00, com 3,8 quilogramas. O recém-nascido é o terceiro filho do casal real William e Kate.
William é segundo na linha de sucessão ao trono depois do pai, o príncipe Carlos, que começou a assumir mais compromissos oficiais, dada a idade avançada da rainha Isabel II.
O recém-nascido, quinto na linha de sucessão, mesmo sendo rapaz, não irá retirar a sua irmã Charlotte, agora com dois anos, na ordem de sucessão graças à reforma adotada em 2011, antes do nascimento do primeiro filho dos duques de Cambridge, o príncipe George, agora com 4 anos.
O nome presta uma homenagem ao tio-bisavô do príncipe, Louis Mountbatten, assassinado pelo IRA em 1979, e Charles é o nome do pai de William.

in: https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/o-bebe-real-ja-tem-nome

quinta-feira, 26 de abril de 2018

"Somos livres", por Ermelinda Duarte


"Somos Livres da Ermelinda Duarte" Letra (obtida in: Arquivo Portugal, 12/07/2017)

Ontem apenas Fomos a voz sufocada Dum povo a dizer não quero; Fomos os bobos-do-rei Mastigando desespero. Ontem apenas Fomos o povo a chorar Na sarjeta dos que, à força, Ultrajaram e venderam Esta terra, hoje nossa. Uma gaivota voava, voava, Asas de vento, Coração de mar. Como ela, somos livres, Somos livres de voar. Uma papoila crescia, crescia, Grito vermelho Num campo qualquer. Como ela somos livres, Somos livres de crescer. Uma criança dizia, dizia "quando for grande Não vou combater". Como ela, somos livres, Somos livres de dizer. Somos um povo que cerra fileiras, Parte à conquista Do pão e da paz. Somos livres, somos livres, Não voltaremos atrás.

E quem é Ermelinda Duarte?

in: 45cat.com

Maria Ermelinda Oliveira Duarte (Lourenço Marques6 de outubro de 1946) é uma atriz e dobradora portuguesa.
Em 1969 entrou para o TEL – Teatro Estúdio de Lisboa.
Em 1970 desempenhou o papel de Clara no filme Pedro Só de Alfredo Tropa onde contracenou com António Montez, com quem viria posteriormente a casar. Em 1971 participa na peça "Emilío e os Detectives", encenada por Glicinia Quartin, no Teatro Villaret.
Participa na peça "Lisboa 72-74" de Luzia Maria Martins. Foi a autora e cantora da canção "Somos Livres", produzida por José Cid, que foi um grande sucesso no pós-25 de Abril e que pertencia a essa peça. Em 1976 é lançado o single "Nossas Armas São As mãos".
Em 1980 participou na série Retalhos da Vida de Um Médico baseada na obra homónima de Fernando Namora. Colaborou nas peças "Brinca Brincando" e "Tá Entregue À Bicharada" também apresentadas na RTP.
Na peça "Paga As Favas" do Teatro Ádoque canta as canções "Jovem, Jovem" e "Agora É Festa" que também são lançadas em single. Ainda em 1981 grava um novo single com duas marchas de Lisboa: "Cantar Lisboa" e "Lisboa Num Pregão".
Além do teatro infantil passou a dedicar-se mais à dobragem de séries de desenhos animados, como por exemplo nas "Aventuras de Tom Sawyer".
Do casamento com António Montez tem uma filha, a também actriz Helena Montez.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ermelinda_Duarte

in caras.sapo.pt:
António Montez,
marido de Ermelinda Duarte
(já falecido)
in: https://muzika.sapo.cv
(Helena Montez, filha do casal)

quarta-feira, 25 de abril de 2018

Hoje, 25 de abril, comemora-se o dia da liberdade!

in visao.sapo.pt

Mais um ano passou e eis-nos de novo a comemorarmos mais um 25 de abril!
No nosso Parlamento, teve hoje lugar uma sessão comemorativa relativa ao dia em que todos lembramos a "revolução dos cravos".
É um dia memorável e é bom relermos o que os Compêndios da História de Portugal relatam sobre esta data em que o nosso País se quis tornar numa verdadeira democracia! 
"25 de abril - O Dia da Liberdade
25 de Abril de 1974. De madrugada, militares do MFA ocuparam os estúdios do Rádio Clube Português e, através da rádio, explicaram à população que pretendiam que o País fosse de novo uma democracia, com eleições e liberdades de toda a ordem. E punham no ar músicas de que a ditadura não gostava, como Grândola Vila Morena, de José Afonso. 
Ao mesmo tempo, uma coluna militar com tanques, comandada pelo capitão Salgueiro Maia, saiu da Escola Prática de Cavalaria, em Santarém, e marchou para Lisboa. Na capital, tomou posições junto dos ministérios e depois cercou o quartel da GNR do Carmo, onde se tinha refugiado Marcelo Caetano, o sucessor de Salazar à frente da ditadura. 
Durante o dia, a população de Lisboa foi-se juntando aos militares. E o que era um golpe de Estado transformou-se numa verdadeira revolução. A certa altura, uma vendedora de flores começou a distribuir cravos. Os soldados enfiavam o pé do seu cravo no cano da espingarda e os civis punham a flor ao peito. Por isso se falava de Revolução dos Cravos. Foram dados alguns tiros para o ar, mas ninguém morreu nem foi ferido.
Ao fim da tarde, Marcelo Caetano rendeu-se e entregou o poder ao general Spínola, que, embora não pertencesse ao MFA, não pensava da mesma maneira que o governo acerca das colónias. 
Um ano depois, a 25 de Abril de 1975, os portugueses votaram pela primeira vez em liberdade desde há muitas décadas."
in: http://visao.sapo.pt/visaojunior/noticias/2016-04-11-25-de-Abril---O-Dia-da-Liberdade

terça-feira, 24 de abril de 2018

A excêntrica rapper Cardi B

Com alguma frequência assistimos na SIC RADICAL, à noite e em família, aos programas televisivos de Jimmy Fallon; este é o apresentador da NBC no programa The Tonight Show tendo substituído o "famoso" Jay Leno (The Tonight Show Starring Jimmy Fallon é um late-night talk show americano apresentado por Jimmy Fallon, a partir do Estúdio 6B no Rockefeller Center, em Nova Iorque. O comediante e vencedor de um Emmy e de um Grammy, traz o seu estilo único ao programa que já contou com grandes apresentadores como Johnny Carson e Jay Leno. Fallon mantém a tradição do programa convidando celebridades, dando a conhecer talentos da música e da comédia e ainda com performances do icónico monólogo. Devido à sua forte presença online, Fallon traz segmentos populares, sketches de celebridades e paródias musicais que têm habituado os fãs do programa, tal como “#Hashtags,” “Thank You Notes” and “Slow Jam the News.” O programa também conta com a presença do narrador Steve Higgins e da banda da casa The Roots. De segunda a sexta às 22h00, in sicradical.sapo.pt). São entrevistadas pessoas interessantes, principalmente celebridades, e na última semana assistimos à entrevista que fez a Cardi BComo a achei muito excêntrica, e o que vi deixou-me presa ao ecran, fui pesquisar e resolvi partilhar aqui o que encontrei na wikipedia, a enciclopédia livre

Belcalis Almanzar (Bronx11 de outubro de 1992), conhecida por seu nome artístico Cardi B (muitas vezes estilizado CΛRDI B), é uma rapper e personalidade de televisão e mídias sociais americana. Nascida e criada no Bronx, na Cidade de Nova Iorque, Cardi B inicialmente engatou sua carreira como dançarina e stripper e passou a receber atenção do público com sua atitude "sem filtro", aumentando significantemente a quantidade de seus seguidores nas redes sociais, tornando-se uma celebridade da internet através do InstagramEm 2015, passou a integrar o elenco principal do reality show da VH1, Love & Hip Hop: New York. Em Fevereiro de 2017 ela assinou seu primeiro grande contrato com uma gravadora, a Atlantic Records. A faixa "Bodak Yellow", o single de lançamento de Cardi B pela Atlantic Records, atingiu o topo do chart americano Billboard Hot 100 e foi chamado pelo New York Times como "o hino rap do verão". 

Vida Pessoal  Belcalis Almanzar nasceu no dia 11 de outubro de 1992, filha de pai dominicano e mãe de Trinidad. Ela foi criada no bairro Highbridge, localizado na seção South Bronx da cidade de Nova Iorque. Na infância, ela passava muito tempo na casa de sua avó no Washington Heights, em Manhattan, justificando o seu forte sotaque. Quando jovem, Cardi B foi membro da gangue de rua Bloods, alegando ter sido uma "gangbanger" (membro de uma gangue muito violenta) desde os 16 anos. Ela frequentou o Ensino Médio na Renaissance High School for Musical Theatre & Technology, uma escola especializada parte do campus Herbert H. Lehman. Durante a adolecência, ela trabalhava em um supermercado amish em Lower Manhattan, sendo este o seu último trabalho antes de se tornar uma stripper aos 19 anos. Ao ser demitida do supermercado, ela foi recomendada pelo gerente a trabalhar em um clube de striptease. Cardi B afirmou que ter se tornado uma stripper foi algo muito positivo em sua vida, já que a possibilitou escapar da pobreza e da violência doméstica, além de poder receber educação. "Realmente me salvou de muitas coisas. Quando comecei fazer striptease, voltei para a escola". No entanto, ela acabou largando a faculdade posteriormente. Ela alegou que estava envolvida em um relacionamento abusivo com seu então namorado, com quem morava em um pequeno apartamento no Bronx. Devido à sua carreira súbita e grande expectativa de sucesso, Cardi B realizou cirurgias estéticas, obtendo implantes mamários e aumento de nádegas.Em 2013, ela começou a ganhar notoriedade devido a vários de seus vídeos se tornarem virais no Vine e Instagram. Parte desse sucesso se deu pelo fato da artista compartilhar detalhes da sua vida nas redes sociais, comportamento conhecido como "sem filtro". Em uma de suas postagens mais populares, a rapper aparece de sutiã e saia e declara ""Lá fora está gelado, mas ainda me visto assim porque uma vadia nunca sente frio". Carreira Musical Em novembro de 2015, Cardi B estreiou musicalmente ao participar do remix do single "Boom Boom", do cantor de reggae jamaicano Shaggy, que também contou com a participação do cantor jamaicano Popcaan. Ela lançou seu primeiro videoclipe no dia 15 de dezembro de 2015, para faixa "Cheap Ass Weave", sua versão da música "Queen's Speech 4", do rapper inglês Lady Leshurr.

Em 7 de março de 2016, Cardi B lançou seu primeiro projeto completo, uma mixtape intitulada Gangsta Bitch Music, Vol. 1. No dia 12 de setembro de 2016, a gravadora KSR Group lançou a compilação Underestimated: The Album, uma colaboração entre os artistas da gravadora: Cardi B, Hood CelebrityySwiftOnDemandCashflow Harlem e Josh X. A princípio, a compilação foi lançada apenas para os presentes na turnê nos EUA. Cardi B, a principal artista da gravadora no momento comentou sobre o single da compilação, "What a Girl Likes": "Eu queria fazer uma música que faria as garotas dançarem, rebolarem, e ao mesmo tempo, pudesse encorajá-las a ganhar uma grana". Em novembro de 2016, Cardi B apareceu na capa digital da revista Vibe, na edição "Viva".
No dia 20 de janeiro de 2017, Cardi B lançou sua segunda mixtape, Gangsta Bitch Music, Vol. 2. Em fevereiro de 2017, ela fez uma parceria com a MAC Cosmetics e a linha Gypsy Sport, do designer Rio Uribe, para um evento na New York Fashion Week. No final de fevereiro, foi anunciado que Cardi B assinara seu primeiro grande contrato de gravação com um selo musical, a Atlantic Records. No dia 25 de fevereiro de 2017, ela fez o show de abertura do grupo de hip-hop The LOX, parte da turnê Filthy America... It's Beautiful Tour, juntamente com outras rappers de Nova Iorque, Lil' Kim e Remy Ma. Em abril de 2017, ela apareceu no video "A-Z of Music", da i-D, patrocinado por Marc Jacobs. O vídeo faz parte de uma série que apresenta personalidades com as letras do alfabeto de acordo com um tema pré-selecionado.
Em maio de 2017, foram anunciados os indicados para o BET Awards 2017. Cardi B recebeu duas indicações, nas categorias "Melhor Artista Feminino de Hip Hop" e "Artista Revelação". Embora não tenha vencido nenhuma das categorias, perdendo para Remy Ma e Chance the Rapper respectivamente, ela se apresentou na afterparty da premiação. Em junho de 2017, durante o festival anual Summer Jam da rádio de Nova Iorque Hot 97, a rapper Remy Ma convidou Cardi B, The Lady of RageMC LyteYoung MAMonie LoveLil' Kim e Queen Latifah, para celebrar mulheres rappers e performar o hit de 1993 da Queen Latifah, "U.N.I.T.Y.", que fala sobre empoderamento feminino.
No dia 16 de junho de 2017, a Atlantic Records lançou o single de estréia comercial da Cardi B, intitulado "Bodak Yellow". No mesmo mês, foi revelado que ela estamparia a capa da revista musical The Fader, de julho/agosto de 2017, na edição Summer Music. No dia 18 de julho de 2017, ela performou o single "Bodak Yellow" no programa The Wendy Williams Show, onde também foi entrevistada por Wendy Williams. Quando a apresentadora perguntou sobre a origem de seu nome artístico, Cardi B respondeu que foi inspirado na bebida destilada Bacardi, pois as pessoas a chamavam assim devido ao fato de que o apelido de sua irmã ser Hennessy Carolina, em referência ao conhaque francês. "O nome da minha irmã... o nome dela é Hennessy, então todos costumavam me chamar de Bacardi [...] então eu encurtei para Cardi B, e o 'B' significa o que quer que seja [...] dependendo do dia". Em 27 de outubro, o trio musical Migos lançou a faixa "Motor Sport", com parceria de Cardi B e a rapper Nicki Minaj.
(The Tonight Show: Cardi B com Jimmy Fallon)
 in: https://www.youtube.com

Aqui fica um vídeo de Cardi B! Para quem gostar, claro; ou para quem quiser conhecer o seu estilo pessoal e musical!



segunda-feira, 23 de abril de 2018

23 de abril, Dia Mundial do Livro

in: https://daliteratura.wordpress.com

















Neste dia especial em que se comemora o Dia Mundial do Livro, 
vamos ler a mensagem de Audrey Azoulay:
"A comemoração do Dia Mundial do Livro é a celebração 
"das liberdades que os tornam possíveis", escreve a 
diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay, na mensagem 
sobre a data, que é assinalada na segunda-feira. O Dia Mundial
do Livro e dos Direitos de Autor está inscrito no calendário anual 
da organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e 
Cultura (UNESCO) a 23 de abril, data em que se cruza a morte 
de Shakespeare, Cervantes e Garcilaso de la Vega, em 1616, e o 
nascimento de autores como Vladimir Nabokov e George Steiner.

"Quando celebramos livros, celebramos atividades - escrever, 
ler, traduzir, publicar - que contribuem para a realização humana. 
E celebramos, fundamentalmente, as liberdades que os tornam 
possíveis", como "a liberdade de expressão e a liberdade de 
publicar", e "essas são liberdades frágeis", alerta Audrey 
Azoulay, na sua primeira mensagem para o Dia Mundial do Livro.

São "liberdades negadas", hoje em dia, "quando escolas são 
atacadas e manuscritos e livros são destruídos", são liberdades 
postas em causa, "perante os muitos riscos" a que estão sujeitos os 
"direitos de autor e a diversidade cultural", escreve a diretora-geral 
da UNESCO, que recorda igualmente "as ameaças físicas que 
recaem sobre autores, jornalistas e editores, em muitos países".

"É nosso dever, então, em todos os lugares do mundo, proteger 
essas liberdades e promover a leitura e a escrita para combater o 
analfabetismo e a pobreza, fortalecer os fundamentos da paz e 
proteger as atividades relacionadas com a edição", prossegue a 
mensagem da UNESCO.

A organização apoiou assim a instituição do Prémio Voltaire, da 
Associação Internacional de Editores (IPA - International 
Publishers Association) que homenageia os seus pares "que se 
recusam a permanecer em silêncio, e permitem aos autores exercer 
sua liberdade de expressão". 

Este ano, o prémio foi atribuído ao editor sueco de origem chinesa 
Gui Minhai, residente em Hong Kong, preso em janeiro, pelas 
autoridades de Pequim, quando viajava de comboio para a capital 
chinesa.

No âmbito do Dia Mundial do Livro, é também designada a cidade 
de Atenas como Capital Mundial do Livro 2018, "em reconhecimento 
pelos seus programas de apoio editorial", que facilitam "o acesso a 
livros à população em geral, e a migrantes e refugiados, em particular", 
destaca Azoulay, que assumiu a direção da UNESCO no passado mês 
de novembro." (in DN.pt 22.04.2018)

domingo, 22 de abril de 2018

Alimentos eliminadores de toxinas

in: clube-fitness.com

Há realmente alimentos que são "milagrosos".


in: tuasaude.com

Ao ler o suplemento de culinária "À Mesa, nº 12" da revista TV GUIA, gostei das dicas e de saber que, por exemplo:
  •  tanto o ananás como o abacaxi facilitam a digestão, porque possuem uma enzima com um nome difícil de fixar (para quem é leigo, claro), e que se chama bromelina; esta tem "a propriedade de quebrar as proteínas facilitando a digestão"
  • o abacate dá uma ajudinha a diminuir o "colesterol mau" (LDL)
  • a erva dente-de-leão é "amiga" do fígado, uma vez que o ajuda a "eliminar a gordura e toxinas em excesso"
  • o gengibre faz aliviar a prisão de ventre, "estimula a digestão...(...) acelera o metabolismo"
  • o aipo é diurético, ajudando "a quebrar as moléculas de gordura, e também combate a formação de gases"


in: saude.ccm.net
in: biosom.com.br


Vamos lá comer saudável e aproveitar os benefícios que os alimentos nos podem oferecer; por mim, prometo que vou continuar a pesquisar sobre estes temas da saúde e bem-estar e sempre que puder, partilhá-los-ei!