terça-feira, 29 de maio de 2018

Hoje comemora-se o Dia Internacional dos Capacetes Azuis

in: rtp.pt
in: www.lusa.pt
Dia Internacional dos Soldados da Paz da ONU
MENSAGEM DO SECRETÁRIO-GERAL
O Dia Internacional dos Soldados da Paz da ONU - 29 de maio - coincide, este ano, com o 70º aniversário das Nações Unidas, oferecendo uma oportunidade para honrar a contribuição inestimável dos Capacetes Azuis para a orgulhosa história da Organização. As forças de manutenção da paz da ONU deram vida ao objetivo da Carta da ONU “de unir forças para manter a paz e segurança internacional”. Após anos de lutas e de sacrifícios, o icónico Capacete Azul conseguiu o seu lugar como símbolo de esperança para milhões de pessoas em territórios assolados pela guerra.
As operações de manutenção da paz da ONU fomentam a partilha dos esforços, distribuindo riscos e oportunidades entre países grandes e pequenos, tanto no mundo desenvolvido como nospaíses em vias de desenvolvimento. Aplaudo os mais de 107 mil soldados da paz, membros de 122 corpos de polícia e do exército, disponibilizados pelos países contribuidores e que estão presentes em 16 missões.
Nos seus 70 anos, as Nações Unidas estabeleceram 71 operações de manutenção da paz. Mais de um milhão de pessoas serviram como soldados da paz, ajudando vários países a tornarem-se independentes, apoiando eleições históricas, protegendo civis, desarmando centenas de milhares de ex-combatentes, estabelecendo o Estado de Direito, promovendo direitos humanos e criando condições para que refugiados e pessoas deslocadas regressassem a casa. Devemos ter orgulho nestes feitos.
Hoje, a manutenção da paz da ONU está a adaptar-se a novas realidades globais, incluindo ameaças assimétricas em alguns dos ambientes mais desafiantes a nível mundial. Modernizámos as nossas operações, introduzimos novas tecnologias, aumentámos a nossa base de contribuições e fortalecemos as nossas parcerias com organizações regionais.
Ao mesmo tempo, as necessidades excedem os recursos. Necessitamos de mais financiamento, formaçãp e equipamento. As nossas tropas e polícias levam a cabo mandatos cada vez mais complexos, ao mesmo tempo que respeitam as mais elevadas regras de conduta. Precisamos que os países desenvolvidos retomem o seu papel historicamente influente enquanto contribuidores de tropas. Também precisamos de maior apoio político dos Estados Membros que são responsáveis por autorizar, financiar e contribuir com tropas e polícias para as missões.
Para explorar a melhor forma de ultrapassar estes desafios, nomeei um Painel Independente de Alto Nível para avaliar o estado das operações de paz da ONU na atualidade – tanto de manutenção de paz como missões especiais políticas – e, também, as necessidades emergentes do futuro. Esta será a maior avaliação desde 2000, e espero que venha a receber um conjunto de recomendações firme e abrangente.
Hoje honramos a memória daqueles que deram as suas vidas pelas causas da paz e prestamos homenagem a todos os homens e mulheres que continuam o seu legado ao prestarem serviço no terreno. Mais de 3,300 soldados da paz perderam as suas vidas enquanto serviam sob a bandeira da ONU, incluindo 126 no ano passado. O risco continua a aumentar, sendo que os soldados da paz são vítimas de dispositivos explosivos improvisados ou de ataques terroristas complexos.
Ao comemorarmos as sete décadas das Nações Unidas, façamos todos o nosso papel para garantir a eficiência deste departamento emblemático da Organização.
in: https://www.unric.org/pt/actualidade/31831-dia-internacional-dos-soldados-da-paz-da-onu