sexta-feira, 15 de junho de 2018

quinta-feira, 14 de junho de 2018

O que é feito de António Macedo, locutor da Antena 1?

Sim, porque deixámos de ouvir a voz de António Macedo na rádio, mais concretamente, na Antena 1? 

in: https://www.aedonamaria.pt

António Macedo deixa grupo RTP

É conhecido pela sua voz inconfundível e, esta segunda-feira, deixou o seu lugar vago na rádio Antena1, do grupo RTP.
Em causa estão os 15 anos de António Macedo a recibos verdes, levando a RTP a tribunal acusando-a de o colocar numa situação de precariedade.
António Macedo era a voz do “Programa da Manhã” da Rádio Antena1 e, esta terça-feira, já não será ouvido pelos ouvintes da rádio pública, como confirmou ao CM: “Hoje [esta segunda-feira] de manhã foi homologado um acordo entre mim e a RTP. Fico desvinculado de todas as minhas funções. Saio hoje [esta segunda-feira] mesmo. Agora quero deitar-me e levantar-me tarde, que é o que não pude fazer nos últimos anos”
O processo foi julgado pelo Tribunal do Trabalho de Lisboa, o qual resultou num acordo entre ambas as partes, antes da sentença acontecer.
António Macedo, de 67 anos de idade, diz ainda que as “portas estão abertas para continuar a trabalhar”.
Passou pela Rádio Comercial, depois fez parte da equipa fundadora da TSF com Emídio Rangel e em 2013 ingressou na Antena 1 até à passada segunda-feira, dia 1 de junho.
Foi a Voz-Off de vários programas da RTP como por exemplo, “1,2,3”, “Isto Só Vídeo”
in :
https://voxpoptv.com/2018/06/12/antonio-macedo-sai-da-rtp-antena1-apos-processo-em-tribunal/

quarta-feira, 13 de junho de 2018

13 de junho, Dia de Santo António (2018)

Este vídeo mostra a marcha vencedora do Santo António de 2018!

Também é de assinalar a grande festa que constitui o desfile de "Os Casamentos de Santo António", festa sempre muito aguardada pelos lisboetas!

Parabéns, Lisboa!

Dezasseis casais deram o nó, na terça-feira, na 22.ª edição dos Casamentos de Santo António, em Lisboa.
Há 60 anos, o evento arrancava sob o nome de "Noivas de Santo António", tendo decorrido até 1974, mas depois da revolução esteve 23 anos sem se realizar.
Em 1997, a cerimónia voltou a acontecer, batizada como "Casamentos de Santo António", depois de a iniciativa ter sido recuperada pela Câmara de Lisboa, durante o mandato do socialista João Soares.
Este foi um ano excecional, dado que a cerimónia religiosa aconteceu na igreja de Santo António e não na Sé de Lisboa, como seria daí em diante.
Desde essa data, foram já 352 os casais que deram o nó na cerimónia religiosa que decorre na Sé de Lisboa, bem como nos Paços do Concelho, onde acontece a cerimónia civil.
Ao todo, 704 noivos e noivas escolheram o 12 de junho para casar, segundo disse à agência Lusa a coordenadora geral dos casamentos, Maria do Carmo Rosa, acrescentando que "a média de idades anda nos 29, 30 anos".
Segundo a responsável, para montar um evento deste calibre, que junta ao todo 16 casais (11 que dão o nó em cerimónia católica e cinco em cerimónia civil), são necessárias à volta de 1100 pessoas.
Cada casal tem direito a levar 20 convidados para as cerimónias e para o copo de água, que decorre na Estufa Fria.
Até 2010, a cerimónia civil decorreu no Museu da Cidade, no Campo Grande, mas nesse ano os casais passaram a contrair matrimónio nos Paços do Concelho.
Apesar de serem selecionados todos os anos 16 casais, a Câmara de Lisboa recebeu "60 candidaturas". Os requisitos ditam que, pelo menos, um dos noivos tem de residir na capital.
Quem é selecionado conta com "dois meses intensivos de preparação" para o grande dia, entre a escolha do guarda-roupa, 10 ensaios de quatro horas cada, as despedidas de solteiro e obrigações junto dos 88 patrocinadores. 
FONTE: jn.pt  13 junho 2018

segunda-feira, 11 de junho de 2018

A origem e o significado da palavra "agenda"

in:pixabay.com

É sempre interessante conhecer a etimologia e o significado das palavras que usamos no nosso quotidiano. 

Para isso consultei, uma vez mais, o CIBERDÚVIDAS DA LÍNGUA PORTUGUESA:

https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/

O significado de agenda

Pergunta
Pode a palavra "agenda" ter o significado de conjunto de objectivos a prosseguir, ou limita-se ao conjunto de compromissos que uma pessoa tem de cumprir? 
Rui Azevedo  Técnico de turismo  Viana do Castelo, Portugal 
Resposta:
Nos dicionários de português, a palavra agenda mostra que sofreu uma evolução semântica. A consulta de dicionários mais antigos, como o Novo Dicionário da Língua Portuguesa (3.ª edição, s. d.), de Cândido de Figueiredo, o Dicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa (1958), de Caldas Aulete, e o Grande Dicionário da Língua Portuguesa (1981), de José Pedro Machado, revela que agenda tem o significado genérico de «livro ou caderno em que se anotam os gastos diários ou o que se tem de fazer» (José Pedro Machado, op. cit.). Nos dicionários mais recentes – Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea – DLPC (2001), da Academia das Ciências de Lisboa, e Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa – DHLP (2001) – passa-se a incluir as seguintes acepções: «série de compromissos, encontros, reuniões… ou de assuntos a tratar mesmo que não estejam anotados em agenda» (DLPC; também em DHLP numa formulação diferente); «o registro diário dessas anotações [as de uma agenda]» (DHLP); «temário ou programa de conferências, convenções, congressos, etc.» (DHLP; também em DLPC, mas numa formulação diferente).
Penso que as novas acepções de agenda que ficam evidenciadas por uma locução como «agenda de trabalhos» (numa atestação de DLPC) podem ser muito bem ser o resultado de processos semânticos de metonímia e de extensão de sentido, como propõe o DHLP. No entanto, há também que contar com o sentido da palavra inglesa “agenda”, o qual corresponde exactamente ao de compromissos ou tópicos a serem tratados. Com efeito, no Cambridge International Dictionary of English, “agenda” significa «lista de assuntos a ser discutidos numa reunião», enquanto “diary” aparece, no Oxford Portuguese Dictionary, como tradução de agenda, ou seja, «livro de registo do que se tem de fazer diariamente»
Respondendo directamente à pergunta, reconheço que actualmente o sentido de agenda está ligado ao que se tem de fazer, o que neste caso quer dizer que se trata de compromissos a cumprir. Mas como se pode faltar ao cumprimento de tais compromissos, e porque falar em objectivos é um tanto mais vago, é possível utilizar igualmente agenda como «lista de objectivos a prosseguir».
Carlos Rocha, 04.01.2006
Classe de Palavras: substantivo
Áreas Linguísticas: LéxicoSemântica
----------------------------------------------

"AGENDA, “coisas a serem feitas, a serem trabalhadas”, de AGERE, “colocar em movimento, fazer, agir”. (in: origemdapalavra.com.br)

domingo, 10 de junho de 2018

10 de junho 2018 em Portugal

in: postais.net
Segundo o calendarr.com "No dia 10 de junho celebra-se em Portugal o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
O feriado nacional assinala ainda o dia da morte do poeta Luís Vaz de Camões, em 1580, autor d´Os Lusíadas, a maior obra épica de Portugal.
Do programa do Dia de Portugal fazem parte muitas atividades, como desfiles, demonstrações militares, e entregas de medalhas de mérito, por exemplo.
Este é considerado tambémo dia da Língua Portuguesa e do cidadão nacional.

História do Dia de Portugal

Durante o regime ditatorial do Estado Novo de 1933 até à Revolução dos Cravos de 25 de abril de 1974, o dia 10 de junho era celebrado como o "Dia da Raça: a raça portuguesa ou os portugueses".
Após a revolução do 25 de abril de 1974, que marcou o fim do regime ditatorial do Estado Novo, a celebração do dia passou a prestar homenagem a Portugal, a Camões e às Comunidades Portuguesas.
Neste dia o Presidente da República e altas individualidades do Estado participam em cerimónias de comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que decorrem em cidades diferentes todos os anos. Anualmente são distinguidas novas individualidades pelo seu trabalho em nome da nação."
"Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas 2018
As Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas têm lugar este ano em Ponta Delgada, na Região Autónoma dos Açores, e em Boston e Providence, nos Estados Unidos da América (EUA), país onde cerca de um milhão e meio de pessoas se identificam como tendo origem portuguesa, muitas das quais açoriana.
As Comemorações, cuja Comissão Organizadora é este ano presidida pelo Professor Doutor Onésimo Teotónio Almeida, têm início no dia 9 de junho, nas Portas da Cidade de Ponta Delgada, com a Cerimónia do Içar da Bandeira Nacional. Segue-se uma visita às Atividades Militares Complementares, após a qual, nos Paços do Concelho, o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, entrega a Chave de Honra do Município ao Chefe de Estado.
Ao final da tarde, no Palácio de Sant’Ana, decorre a apresentação de cumprimentos do Corpo Diplomático ao Presidente da República, a que se segue uma receção oferecida pelo Presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro. O primeiro dia das Comemorações termina com um concerto na Igreja de São José e um espetáculo de fogo de artifício na Av. Infante D. Henrique.
O programa de dia 10 começa no Campo de São Francisco, com a Cerimónia Militar Comemorativa do Dia de Portugal, na qual participam mais de mil militares dos 3 ramos das Forças Armadas. Após a Cerimónia Militar, o Presidente da República, acompanhado pelo Primeiro-ministro, António Costa, parte para os EUA, onde ao fim da tarde decorre a Cerimónia do Içar da Bandeira Nacional na Praça Municipal (“City Hall”) de Boston. Aqui terão lugar várias iniciativas promovidas por associações da Comunidade Portuguesa e Luso-descendente do Estado de Massachusetts, designadamente o “Boston Portuguese Festival”. Ainda no mesmo dia, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa assistirá ao espetáculo de luzes e fogo no rio da baixa de Providence, organizado pela Comunidade Portuguesa. Trata-se de um marco das celebrações de Portugal no Estado de Rhode Island.
Na manhã do dia seguinte terá lugar no Parlamento Estadual de Boston (“State House”) uma Sessão Solene dedicada a Portugal (“Heritage Day of Portugal”), a que se seguirá uma receção no NRP Sagres, atracado no porto de Boston. Posteriormente, antes do seu regresso a Lisboa, o Chefe de Estado visitará o Museu da Baleia de New Bedford.
Esta presença inédita do Presidente da República nas Comemorações do 10 de Junho nos Estados Unidos da América coincide com a primeira edição do “Mês de Portugal nos EUA”, que conjuga várias iniciativas em diferentes regiões norte-americanas, com o intuito de aprofundar as relações bilaterais e aumentar a visibilidade do nosso País."
in: www.presidencia.pt