sábado, 30 de junho de 2018

O que se passa na cabeça de um adolescente

in: https://www.facebook.com

Acabei de ler um artigo muito interessante na MAGG NEWSLETTER, escrito por Ricardo Martins Pereira e com o título de "Os adultos também fazem bullying aos miúdos"!

Vou aqui partilhá-lo, por um lado, porque foi uma experiência real com um jovem de 15 anos a quem propuseram passar algum tempo a ver como é o trabalho num site e aproveitaram para recolher dele também a opinião do que se passa na cabeça de um adolescente; e por outro lado, o artigo obriga os adultos a refletirem bem sobre uma temática que está sempre na "ordem do dia"!

Então aqui vai a transcrição:

"E se de repente aí uns 200 adultos fizessem cyber bullying a um miúdo de 15 anos, isso seria o quê? Um disparate? Uma coisa impossível de acontecer? Não. É que foi isto mesmo que se passou esta semana aqui na nossa casa. Não foi nos Estados Unidos, nem França, nem sequer num sítio qualquer esquisito onde as pessoas não têm educação cívica nem percebem a diferença entre um facto e uma opinião. Não. Isto aconteceu aqui na MAGG.

A explicação é esta: no início desta semana, fizemos algo que, na nossa opinião, poderia ser de alguma forma diferenciador, original, criativo, que foi desafiarmos um rapaz de 15 anos, o Gonçalo Beato, a fazer uma espécie de mini-estágio na MAGG. A ideia era não só mostrar-lhe como é o trabalho num site, e ajudá-lo a perceber se isto é uma coisa que ele gostava de fazer no futuro, mas também pedir-lhe que nos ajudasse a nós, adultos, a entender um bocadinho melhor a cabeça de um adolescente. O Gonçalo achou graça à ideia, e em vez de ficar durante as férias em casa sem fazer grande coisa veio aqui para o meio dos jornalistas da MAGG fazer o seu estágio. E qual foi o primeiro desafio que lhe colocámos? O de identificar, numa crónica, os maiores erros que os pais cometem com os filhos adolescentes. A ideia era a de ele não falar apenas da sua realidade, mas também da dos amigos que o rodeiam. E foi isso que ele fez. Lá chegou aos 10 erros e escreveu esta crónica.
Achámos que este texto seria uma boa oportunidade para os pais de crianças destas idades poderem perceber um pouco melhor as ideias que podem estar na cabeça dos seus filhos. O Gonçalo não revelou factos, deu a sua opinião, escreveu uma crónica pessoal com a sua visão do mundo, que é a visão do mundo de um rapaz de 15 anos, e todos os que já tiveram 15 anos, e conservam dois dedos de testa, sabem que quando somos adolescentes vemos o mundo com os olhos de adolescente, e não com os de um adulto.
E qual foi a reação de muitos adultos, os tais que tinham a obrigação de entender a diferença entre o pensamento de um adolescente e as ideias de uma pessoa crescida? Desfizeram os rapazes nas redes sociais. Foram mais de 200 comentários absurdos, todos feitos por adultos, a ofenderem o miúdo, os pais do miúdo, a arrasarem com as suas ideias, e, pior, a insultá-lo pessoalmente por pensar da forma que pensa. Resultado: o Gonçalo, como adolescente que é, ficou tão incomodado que nos pediu para não escrever mais artigos de opinião, para não voltar a dizer o que pensa.
Vamos ao mea culpa: se fosse hoje, e depois disto, não teria aceitado que o Gonçalo escrevesse na MAGG. Mais importante do que tudo é a sanidade mental de um miúdo que a única coisa que fez de errado foi achar que podia dar a sua opinião num artigo que seria depois partilhado em redes sociais. Mas ao mesmo tempo isto ajudou-a a perceber um bocadinho melhor o mundo dos adultos de hoje, sobretudo o digital, que não sendo real também o é, porque reflete muito do que se passa na cabeça de muita gente que anda por aí.
Esta semana a MAGG procurou fazer mais coisas diferentes. Aproveitámos a entrada em vigor da nova lei que permite a entrada de animais em diversos estabelecimentos, e tentámos entrar com um cão em várias lojasrestaurantes ou centros comerciais icónicos de Lisboa. Podem ler o texto da Ana Roque e ver o vídeo da Madalena Traguil.
Ana Luísa Bernardino levantou uma questão interessante: serão os casais mais felizes se viverem em casas separadas? Neste artigo, conta histórias de gente que o faz, e ouve especialistas que falam sobre esta realidade de muitas pessoas. A Catarina da Eira Ballestero  também fez um artigo sobre relações, mas foi tentar saber como é que se consegue manter uma relação feliz à distância.
Termino com uma novidade: a partir de agora, a MAGG passou a ter na sua equipa uma influenciadora digital, a nossa MAGGIE. Qual é a ideia? É a de podermos dar um rosto à nossa revista, às nossas redes sociais. A MAGGIE vai andar por aí a experimentar coisas boas, a ir a hotéis, restaurantes, a dar-nos recomendações, e vai contar tudo na primeira pessoa no nosso site e na nossa página de Instagram. Estejam atentos.
Como sempre, mais abaixo deixo mais sugestões de textos que deve ler este fim de semana, com ideias de programas, mas também artigos interessantes com dicas para perder peso, recomendações de sítios novos para ir, estilo, férias ou beleza. Na próxima sexta-feira cá estarei outra vez. Se quiserem dizer coisas, estou por aqui: ricardopereira@magg.pt.
Bom fim de semana, Maggies."
in: O Ricardo da MAGG newsletters@magg.pt através de mail171.atl171.mcdlv.net 

sexta-feira, 29 de junho de 2018

Hoje é dia de São Pedro, 29 de junho 2018!

in: https://momentodocafe.blogs.sapo.pt

António Vitorino foi eleito Diretor-Geral da Organização das Migrações

in: observador.pt

Muitos Parabéns!
António Vitorino saiu vitorioso das eleições para Diretor-Geral da Organização
Internacional das Migrações. Foi eleito para um mandato de 5 anos, tomando 
posse a 1 de outubro próximo.
Portugal sente-se orgulhoso pela nomeação de mais um português para um
cargo que exige muito trabalho e dedicação, pois vivemos uma época em que 
se fala constantemente dos problemas das migrações. 
Esperamos sinceramente ter uma garantia de respeito pelos direitos humanos, 
como referiu o político Carlos César!

quinta-feira, 28 de junho de 2018

Parabéns a D. António Marto, que já é oficialmente Cardeal!

http://rr.sapo.pt
papa-nomeia-d-antonio-marto-como-cardeal

A nomeação foi uma surpresa para o próprio e para a Igreja em Portugal. Esta quinta-feira, D. António Marto foi formalmente criado cardeal pelo Papa. 

Cardeal António Marto: "Parece que senti um peso que não tinha sentido antes"

Nas primeiras declarações após a elevação ao cardinalato, D. António Marto confessou que sentiu "um peso que não tinha sentido antes" quando se aproximou do Papa Francisco para receber as insígnias cardinalícias. "À medida que a gente se aproxima para ser investidos, a gente sente um peso. Parece que não sentiu antes, mas sente assim como que um peso cá dentro a dizer assim: “Vais assumir uma nova missão”. Mas depois chega-se lá, àquela comemoração, na entrega das insígnias, a gente saúda o Papa e fica satisfeito", disse D. António Marto aos jornalistas portugueses no Vaticano. "Naquele momento anterior, enquanto sobe as escadas, se está ali à espera um bocadinho e sobe as escadas até lá chegar… Eu falo por mim, os outros não sei o que sentiram. Parece que senti um peso que não tinha sentido antes. Quando desci, aí já estava sereno e aliviado", acrescentou. O novo cardeal revelou ainda a conversa que teve com o Papa Francisco no minibus que transportou os novos cardeais para a Aula Paulo VI -- depois de uma breve visita ao Papa emérito Bento XVI, que encontrou com poucas forças mas bem de saúde. "Agora no minibus em que vínhamos, eu entrei e ele disse assim: 'O teu cardinalato foi uma carícia della Madona'. E eu disse assim: 'Acredito, porque eu ainda não compreendi porque é que foi!'" 
in: https://twitter.com/jfranciscogomes (observador.pt 28.06.2018)
https://news.google.com

quarta-feira, 27 de junho de 2018

27 de junho, Dia Nacional do Progresso no Brasil!

http://www.infosaodesiderio.com

O Brasil comemora hoje o Dia Nacional do Progresso. 
É interessante verificar que se dá o destaque aos direitos conquistados pelos cidadãos brasileiros não esquecendo valores e objetivos que a nação republicana pretende atingir. Esta comemoração é, na verdade, um grande incentivo para os brasileiros, levando-os ao cumprimento de direitos e deveres. 
Dia Nacional do Progresso é celebrado anualmente em 27 de junho.
Esta data é uma homenagem a todos os direitos conquistados ao longo dos anos pelos brasileiros como cidadãos, além de representar todos os valores e objetivos da nação republicana.
Nesta data os brasileiros são convidados a refletir sobre o significado do lema da bandeira nacional: “Ordem e Progresso”, que simboliza a república nacional desde 1889.
A frase “Ordem e Progresso” é uma abreviação de uma famosa citação do positivista Augusto Comte: “O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim".
Neste sentido, a palavra “Progresso” está relacionada com a ideia de melhorias e avanços, seja em questões sociais básicas para todos como para o melhoramento econômico e tecnológico do país.
Ver também: Dia da Bandeira.
Todos os cidadãos têm o dever de colaborar para o desenvolvimento e constante progresso do país, como através do correto exercício de suas funções e cumprindo os seus direitos e deveres
in: https://www.calendarr.com/brasil/dia-nacional-do-progresso/

domingo, 24 de junho de 2018