sexta-feira, 13 de julho de 2018

Origem e significado da palavra "Aritmética"


in: http://pt.nextews.com

" Conceito »  Educação»  Aritmética

Aritmética - Conceito, o que é, Significado

A aritmética é o ramo da matemática que estuda os números e as operações realizadas através da soma, subtração, multiplicação e divisão.

Do ponto de vista etimológico, a palavra aritmética vem do latim arithmetica, que por sua vez, tem origem no termo grego aritmetikos, composta pela raiz arithmos que siginifica números e pelo sufixo tiko que quer dizer ciência. Desta forma, a aritmética pode ser definida como a ciência dos números.


A aritmética no ensino


A aritmética possui um lugar fundamental no processo educativo. Normalmente, as crianças iniciam o estudo da matemática através da aritmética que é a base desenvolvida por essa ciência.


Num primeiro nível, os alunos iniciam a aprendizagem das operações mais simples e intuitivas através da soma e da subtração. Uma vez que já se tem este domínio, os alunos passam para a aprendizagem das tabelas de multiplicação e divisão.

Quando estas bases aritméticas se encontram mais sólidas é possível continuar com o ensino das disciplinas mais abstratas como a álgebra e outras de maior complexidade.

A história da aritmética

Esta ciência já era conhecida na época da pré-história, sendo aplicada por diversas comunidades em suas atividades diárias, por exemplo, na contagem dos animais para controlar a produtividade ou na medição do tempo (25000-5000 a.C).

A história enxerga o matemático Diofanto de Alejandria como o pai da aritmética, como também pai da álgebra. Durante o século II d.C. assentou as bases destas ciências que conhecemos até hoje.

Posteriormente, os hindus descobriram a existência do número zero (O) além de determinar outros valores em função da sua posição.

Estes avanços entraram na Europa através dos árabes a partir do século VIII d.c., deixando a matemática como influência capital no velho continente.

Outras culturas desenvolveram diversos sistemas numéricos, como foi o caso dos egípcios, gregos e romanos que deixaram a base do sistema decimal. Os maias também desenvolveram seu próprio sistema numérico, mas no seu caso a base era vigesimal.

Não é fácil estabelecer quando e como aconteceram os grandes avanços da aritmética, pois para os historiadores, esta ciência ocupou um lugar secundário antes de começar a era cristã. A única questão clara é que a maioria das civilizações adotou o número dez (10) como referência, provavelmente baseado no número de dedos das nossas mãos."

... Via conceitos.com: https://conceitos.com/aritmetica/

terça-feira, 10 de julho de 2018

Milagre na Tailândia- todos a salvo!

imagem in: mundoportugues.pt
Resgate terminou. Crianças e treinador a salvo
Terminou a operação de resgate. As doze crianças e o treinador foram retirados com vida da gruta
Foi esta terça-feira que os Navy Seals tailandeses conseguiram libertar todos os jovens presos na gruta de Tham Luam. E, como celebração, a equipa da marinha tailandesa publicou no Facebook uma imagem dos últimos a sair: quatro elementos, um deles médico, responsáveis pelo salvamento das 12 crianças e do treinador. São considerados heróis no mundo inteiro.
."Hooyah Hooyah Hooyah", escreveram, acrescentando que os "quatro tubarões brancos estão fora da gruta em segurança
Esta terça-feira, os Navy Seals já tinham dito que o salvamento poderia ser considerado "um milagre" ou resultado da ciência, mas que o importante é que todos estão a salvo.
Através do vidro, mas será a primeira vez, ao fim de 432 horas, que os pais das 12 crianças que ficaram presas dentro de uma gruta no norte da Tailândia, poderão ver os filhos.
Neste momento, os 13 jovens (incluindo o treinador) estão no hospital.
"Posso confirmar, de forma oficial, que os restantes rapazes foram resgatados. Os seus pais vão agora a casa tomar um banho e mudar de roupa. Poderão ver os filhos através do vidro esta noite", disse o governador demissionário da província de Chian Riang, Narongsak Osatanakorn, citado pela BBC.
Os quatro elementos da equipa de resgate já saíram da gruta, e entretanto procede-se a uma operação de limpeza para retirar os utensílios que foram deixados para trás durante o resgate dos 13 jovens tailandeses.
Aplausos, cumprimentos e um sentimento geral de alívio, foi o que aconteceu entre os voluntários junto à gruta, como descreveu o jornalista do The Guardian no local. 
No ar, o helicóptero com o último jovem resgatado da gruta de Tham Luang.
Os 12 rapazes e o treinador já foram retirados da gruta. A operação de resgate ficou concluída esta terça-feira, avança a BBC.
A equipa Seal anunciou a excelente notícia através do Facebook.
(in dn.pt 10.07.2018 by Susete Francisco e Sónia Silva)

segunda-feira, 9 de julho de 2018

Crianças resgatadas na Tailândia

imagem obtida in: https://byterranews.com.br

As operações de resgate das crianças e um adulto que estão enclausurados numa gruta da Tailândia foram interrompidas por volta das 19h20 (13h20 em Portugal) desta segunda-feira, avança a CNN, citando uma testemunha ocular.
As equipas de resgate deverão regressar à gruta na manhã de terça-feira, onde ainda se encontram quatro crianças e o treinador da equipa de futebol, que deverá ser o último a ser retirado da caverna. As quatro vítimas que foram retiradas ao longo do dia desta segunda-feira foram transportadas de helicóptero para a mesma unidade hospitalar que as restantes quatro crianças que já tinham sido salvas no domingo.

Quatro meninos resgatados no domingo estão de boa saúde


De acordo com as autoridades tailandesas, os quatro meninos resgatados ontem estão "com fome, mas de boa saúde" e a chuva forte que caiu durante a noite não alterou o nível da água na gruta. 

O chefe da missão de resgate, Narongsak Osottanakorn, adiantou que os quatro rapazes resgatados foram mantidos no hospital, longe da família e a realizar mais exames médicos, devido a indícios de infeções. Pela manhã desta sexta-feira, o responsável revelou que os mesmos mergulhadores que resgataram as quatro crianças este domingo regressaram à gruta para o resgate dos restantes nove sobreviventes. 

(in: record.pt 09.07.2018)

domingo, 8 de julho de 2018

Dicas para uma pele saudável

in redenot.com

Pele saudável com boa nutrição
O recurso ao botox ou gastar centenas, por vezes milhares de euros em cremes que fingem desafiar a idade não são as únicas formas de manter a sua pele com um aspecto fresco, vigoroso e saudável. Uma das estratégias mais eficazes para fortalecer a saúde da sua pele é nutrir o corpo através de uma alimentação saudável e equilibrada. As investigações demonstram que consumir certos tipos de alimentos pode ajudar a prevenir rugas, danos causados pela exposição ao sol e manter a pele hidratada. Na próxima vez que for às compras, faça também uma lista para a sua pele.
Laranja, frutos vermelhos e produtos hortícolas
A fruta e legumes que possuem pigmentação vermelha apresentam altas taxas de antioxidantes que ajudam a prevenir o enrugar precoce da pele. As batatas-doces, tomates e o melão, por exemplo, podem ajudar a manter a sua pele firme e brilhante. Acrescente mais frutas e legumes como estes à sua alimentação diária. Em vez de fazer puré de batata ou batatas cozidas com a batata regular, utilize batatas-doces com um pouco de açúcar amarelo e um pouco de manteiga. Quando fizer uma sandes ou salada para o lanche, acrescente umas fatias de tomate, e troque as batatas fritas ou salgados por fatias frescas de melão.
Citrinos
Consumir citrinos numa base diária vai ajudar a manter a sua pele hidratada, o que a longo prazo vai prevenir as rugas. A vitamina C é um antioxidante muito poderoso que pode manter o colagénio na estrutura da sua face e impedir a flacidez. Contudo, e porque a vitamina C é solúvel na água, os níveis desta vitamina que podem ser armazenados no seu corpo são reduzidos, o que significa que terá de fortalecer o seu “stock” natural diariamente. As laranjas são uma das melhores fontes de vitamina C, mas as toranjas, limões e limas são também excelentes escolhas para manter os níveis de vitamina C regulares. O colagénio começa a desaparecer a partir dos 30 anos – comece a armazenar a partir de agora!
Misture laranja ou toranja nas saladas para uma combinação saudável e fresca de Verão. Esprema uns limões, lima ou laranjas e beba revigorantes limonadas ou laranjadas. Esprema um quarto de limão por cima de peixe grelhado ou de frango para um condimento exótico. As opções são variadas, seja criativo.
Chás
Os antioxidantes conhecidos com EGCG é uma poderosa substância que pode prevenir o acne, danos causados por exposição solar e inflamações de pele. O EGCG é também conhecido por combater o cancro da pele e outros tumores. Os chás, como o chá verde, chá preto ou chá branco são as melhores formas de ingerir o EGCG, já que bastam entre quatro a seis copos de chá por dia para beneficiar dos efeitos do EGCG na sua pele. Substitua gradualmente o café diário por chá – complementarmente a ajudar a sua pele, os antioxidantes presentes no chá serão poderosos promotores de saúde para todo o organismo.
Folhas Verdes
A vitamina A, um dos nutrientes mais importantes para a saúde da pele, combate o envelhecimento precoce, a formação de escamas e a desidratação. A vitamina A é também essencial para a renovação celular e promove o crescimento de nova pele. Os espinafres e bróculos, por exemplo, são excelentes fontes de vitamina A, sejam frescos, crus, cozidos ou cozinhados a vapor, os legumes de folha verde são excelentes agentes para a saúde da pele.
Peixe
Os ácidos gordos ómega 3 encontrados no peixe, como no salmão, atum, sardinhas ou mesmo no marisco, possuem propriedades anti-inflamatórias que combatem os danos causados pela exposição prolongada ao sol. Apesar de consumir peixe ser uma excelente forma de manter a sua pele radiante e gloriosa, mantenha moderado o consumo de marisco, de modo a não ingerir demasiado mercúrio. Comer peixe duas a três vezes por semana é suficiente, especialmente se a sua dieta já contempla bastantes alimentos saudáveis para a pele.
(pesquisa efetuada no Google Académico, 
  artigo in: alimentacaosaudável.org)