terça-feira, 24 de junho de 2025

São João no Porto - 24 de junho

A festa popular a homenagear São João, é sempre convidativa a participar, porque aquela alegria partilhada por todos é contagiante!


Inspira-te | Inspirações Portuguesas
imagem obtida em: inspiracoesportuguesas.pt


Por todo o pais, e principalmente no Porto, a festa é "grande": sardinhas a pingar, broa, febras grelhadas...já para não falar nos manjericos espalhados em vasos por todo o lado!

E os martelinhos de São João? martelinhos de são joão de agendaculturalporto.orgmartelinhos de são joão de agendaculturalporto.orgPara darmos uma "marteladinha" na cabeça uns dos outros! 😄😄😄

Martelo de Santos Populares
imagem in mascarilha.pt


Os martelinhos de São João foram criados no ano de 1963 pelo industrial Manuel António Boaventura, da Fábrica Estrela do Paraíso, em Rio Tinto.

A criação de Manuel António Boaventura, pretendia servir de brinquedo. A ideia foi inspirada num saleiro pimenteiro que viu numa das suas viagens ao estrangeiro. O conjunto tinha o aspeto de um fole, ao qual o Boaventura juntou um apito e um cabo, com o objetivo de criar mais um brinquedo.

Na altura os estudantes procuravam um brinquedo ruidoso para celebrar na Queima da Fitas e Manuel Boaventura sugeriu o martelo. O êxito foi tal que os estudantes usaram depois no São João, o que gerou ainda mais curiosidade na população que iniciou uma tradição que se estende até aos dias de hoje.

A fábrica de plásticos Estrela do Paraíso, outrora com sede em Rio Tinto, já não está ativa desde 2012. Mas a memória mantém-se viva. Vítor Macedo, colecionador, tem consigo mais de 70 martelos de cerca de 40 modelos distintos: desde o primeiro exemplar até aos dias de hoje. Juntamente com os martelos, conserva também a origem de cada um, recordando o tempo em que os martelos eram originários apenas de fábricas portuguesas. 
pesquisa: agendaculturalporto.org

Os balões luminosos em todo o céu, deixam-nos fascinados pelos seus pontinhos vermelhos!

E o que dizer dos fogareiros a assar as sardinhas nas ruas, nos terraços das casas, a festa nas Fontainhas?

E a alegria espalhada pelas ruas, um pouco por todo o lado, com os típicos "alhos porros"? (A tradição do alho porro é anterior à era cristã. Um ritual pagão que, como muitos outros, foi “reciclado” na celebração popular do São João para venerar o solstício de verão. pesquisa no expresso.pt. por Manuela Goucha Soares, 23.06.2025 - ler artigo completo).

Bem, falando do alho porro não nos podemos esquecer de referir as brincadeiras com "as plumas" às cores e com aromas, com que os homens gostam de provocar as mulheres 😁😂😃😄😅, esfregando-as pela cara destas e nariz para os inalarem...
Plumas Boás, 1,80 mt
imagem in mistérios.pt

Vamos lá participar nesta grande festa de um santo tão popular como o São João!

VAMOS RELAXAR e esquecer o dia-a-dia que constatamos atualmente cada vez mais difícil com tantas guerras e conflitos espalhados pelo mundo inteiro!

No São João, ganhamos VIDA, retemperamos forças!

E o que dizer das quadras que aparecem escritas nos manjericos? 🤨 Principalmente, desafios entre os moços e as moças e até dos mais velhos...


12 ideias de Manjericos | quadras santos populares, pré escola, manjericão

imagem in :pt.pinterest.com

Ouvi há 2 ou 3 anos nos "discos pedidos" da Rádio Festival uma quadra "malandra" dedicada a esta festa de São João, que me deixou a rir às gargalhadas!

Aqui vai ela:

"O alho há muitos anos
No São João pintou a manta
Agora, velho e cansado
Nem com festas se alevanta" 

😁😁😁😁😁😁😂😂😂😂😂😂

Bom São João! 

Sem comentários: