A festa popular a homenagear São João, é sempre convidativa a participar, porque aquela alegria partilhada por todos é contagiante!
![]() |
imagem obtida em: inspiracoesportuguesas.pt |
Por todo o pais, e principalmente no Porto, a festa é "grande": sardinhas a pingar, broa, febras grelhadas...já para não falar nos manjericos espalhados em vasos por todo o lado!
E os martelinhos de São João? 
Para darmos uma "marteladinha" na cabeça uns dos outros! 😄😄😄
imagem in mascarilha.pt |
Os martelinhos de São João foram criados no ano de 1963 pelo industrial Manuel António Boaventura, da Fábrica Estrela do Paraíso, em Rio Tinto.
A criação de Manuel António Boaventura, pretendia servir de brinquedo. A ideia foi inspirada num saleiro pimenteiro que viu numa das suas viagens ao estrangeiro. O conjunto tinha o aspeto de um fole, ao qual o Boaventura juntou um apito e um cabo, com o objetivo de criar mais um brinquedo.
Na altura os estudantes procuravam um brinquedo ruidoso para celebrar na Queima da Fitas e Manuel Boaventura sugeriu o martelo. O êxito foi tal que os estudantes usaram depois no São João, o que gerou ainda mais curiosidade na população que iniciou uma tradição que se estende até aos dias de hoje.
A fábrica de plásticos Estrela do Paraíso, outrora com sede em Rio Tinto, já não está ativa desde 2012. Mas a memória mantém-se viva. Vítor Macedo, colecionador, tem consigo mais de 70 martelos de cerca de 40 modelos distintos: desde o primeiro exemplar até aos dias de hoje. Juntamente com os martelos, conserva também a origem de cada um, recordando o tempo em que os martelos eram originários apenas de fábricas portuguesas.
pesquisa: agendaculturalporto.org
Os balões luminosos em todo o céu, deixam-nos fascinados pelos seus pontinhos vermelhos!
E o que dizer dos fogareiros a assar as sardinhas nas ruas, nos terraços das casas, a festa nas Fontainhas?
E a alegria espalhada pelas ruas, um pouco por todo o lado, com os típicos "alhos porros"? (A tradição do alho porro é anterior à era cristã. Um ritual pagão que, como muitos outros, foi “reciclado” na celebração popular do São João para venerar o solstício de verão. pesquisa no expresso.pt. por Manuela Goucha Soares, 23.06.2025 - ler artigo completo).
Bem, falando do alho porro não nos podemos esquecer de referir as brincadeiras com "as plumas" às cores e com aromas, com que os homens gostam de provocar as mulheres 😁😂😃😄😅, esfregando-as pela cara destas e nariz para os inalarem...
![]() |
imagem in mistérios.pt |
Vamos lá participar nesta grande festa de um santo tão popular como o São João!
VAMOS RELAXAR e esquecer o dia-a-dia que constatamos atualmente cada vez mais difícil com tantas guerras e conflitos espalhados pelo mundo inteiro!
No São João, ganhamos VIDA, retemperamos forças!
E o que dizer das quadras que aparecem escritas nos manjericos? 🤨 Principalmente, desafios entre os moços e as moças e até dos mais velhos...
![]() |
imagem in :pt.pinterest.com Ouvi há 2 ou 3 anos nos "discos pedidos" da Rádio Festival uma quadra "malandra" dedicada a esta festa de São João, que me deixou a rir às gargalhadas! Aqui vai ela: "O alho há muitos anos No São João pintou a manta Agora, velho e cansado Nem com festas se alevanta" 😁😁😁😁😁😁😂😂😂😂😂😂 Bom São João! |
Sem comentários:
Enviar um comentário