quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Dia 15 de agosto e uma cidade francesa chamada Alouville-Bellefosse


                

Alouville é uma comuna no distrito de Rouen. Fica na Alta Normandia, no noroeste de França, no departamento Seine-Maritime. É uma cidade nascida em França, em 1823. Apenas 167 Km separam Alouville, de Paris.

Graças à incorporação da cidade de Bellefosse no seu território, tornou-se muito conhecida, graças a um grande carvalho milenário. É uma aldeia de mais de 1000 habitantes, muito visitada pelos franceses e turistas, principalmente, a 15 de agosto, por se comemorar o Dia da Assunção da Virgem, realizando-se uma peregrinação. O carvalho (le Chêne d'Alouville) está classificado como monumento histórico desde 1932 e é o carvalho mais antigo de França.

imagem obtida em:

Esta árvore gigante encontra-se perto de uma igreja situada na praça principal de Alouville; com mais de 1200 anos, tem mais de 15 metros de circunferência na base e 18 metros de altura; o seu tronco é oco e alberga duas capelas construídas em 1669: a de Notre-Dame de la Paix (Nossa Senhora da Paz) e a de Chambre de l'Eremite (Quarto do Ermitão). O acesso às capelas faz-se por uma escada em espiral ou caracol, à volta do tronco.

Em 1981, Sarga Pénard realizou o filme "O Carvalho d'Alouville - os normandos estão loucos"; esta película conta a luta travada pelos habitantes de Alouville-Bellefosse contra a construção de uma auto-estrada que ia sacrificar o carvalho.

Sem comentários: