quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Para os nativos de setembro

"Os nativos de Virgem são pessoas sublimes, apresentam-se em público sempre na perfeição; planeiam cada minuto das suas vidas; perfecccionismo é o seu lema; a elegância e a distinção são outras das suas características emblemáticas;a estratégia é uma das suas armas para conquistar no campo amoroso.
Incensos: gardénia
Pedra: safira
Metal: platina
Cor: azul céu
leamitie.wordpress.com

terça-feira, 2 de setembro de 2014

"Balde de água fria", o que significa?

Ultimamente, no nosso país, ouvimos, cada vez com mais frequência,  notícias que são autênticos "baldes de água fria". A nossa reacção depende muito do  estado de espírito de cada um e da situação em que se encontra, no momento; tudo tem a ver, ainda, com a nossa maneira de ser, com a nossa personalidade, no fundo, com a nossa génese. 

A verdade é que quando as notícias não nos agradam e nos surpreendem, pela negativa, dizemos: "Mas que balde de água fria!!!" 

  • Para sabermos o verdadeiro significado desta expressão tão utilizada no nosso dia-a-dia, resolvi fazer uma busca no livro "Nas bocas do mundo", de Sérgio Luís de Carvalho, ed. Planeta, e encontrei o seguinte: 
  • BALDE DE ÁGUA FRIA "...que se refere a uma notícia ou acontecimento que quebra o entusiasmo geral. De facto, era costume despejar baldes de água fria nos doentes mentais ou nas pessoas perturbadas. Se a terapia não tinha qualquer efeito curativo, tinha o condão de, pelo menos, acalmar os infelizes por algum tempo. Quanto mais não fosse, pelo susto."

Concordo que muitas das notícias que temos lido ou ouvido ultimamente, nos pregam um verdadeiro susto, um susto bem grande, das quais não estávamos nada à espera......
  • in:http://www.dicionariodeexpressoes.com.br/busca.do?expressao=Receber%20um%20balde%20de%20%E1gua%20fria

"Receber um balde de água fria

Receber um balde de água fria
imagem obtida em: http://www.dicionariodeexpressoes.com.br/
Situação inesperada que transforma entusiasmo em desilusão.

Exemplo: "Pensava que teria férias na próxima semana mas recebeu um balde de água fria do gerente."

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Novo-rico e novo-pobre!

Não podia estar mais de acordo com a seguinte frase, que  considero humorística...

"Ser novo-rico pode ser ridículo, mas deve ser ótimo. Trágico é ser novo-pobre." Paul Mayr Cerqueira
imagem obtida em: mbasic.facebook.com

domingo, 31 de agosto de 2014

É tudo uma questão de etiqueta...

imagem obtida em: etiquetaeboasmaneiras.blogspot.com

Será que observamos as regras da boa educação, quando falamos ao telefone ou ao telemóvel?

Pois então vamos lá segui-las, aproveitando para ver se é como normalmente agimos: será como se aconselha a seguir? Façamos a comparação, já agora...!!!
  • Nunca se deve atender o telefone com um grito...
  • Deve dizer-se "Está lá", em vez de "Tô" ou "Tá"...
  • Se ninguém responder do outro lado, nada de insultos ...(pode haver avaria ou até a chamada ter caído...nunca se sabe!)
  • Quando alguém nos ligar por engano, não tratemos quem está do outro lado como se esse alguém fosse um atrasado mental...Esclareçamos, mantenhamos a calma e desliguemos com educação...
  • Nunca se deve perguntar "Quem fala?" quando tomarmos a iniciativa de ligar a alguém; deverá dizer-se, isso sim, "Eu gostaria de poder falar com X... Seria possível?"...
  • Nunca se deve desligar primeiro o telefone se não se teve a iniciativa de ligar...
  • Deve evitar-se ligar à hora das refeições...
  • Se se quiser estar algum tempo ao telefone, perguntemos primeiro se a outra pessoa não está ocupada e se pode alongar-se na conversa...
  • Nunca se deve desligar o telefone na cara da pessoa a quem ligámos ou que nos ligou...
  • Quando chegar a altura de desligar, evite-se dizer "Com licença"...
  • Nunca telefonar depois da tal hora considerada decente (22:30)...
  • Se por acaso se resolver deixar mensagem no gravador, não se deve esquecer de se identificar ou de deixar o seu contacto...
Resumido e baseado em:"o pequeno livro de  etiqueta e bom senso", de Maria João Saraiva de Menezes, 501 conselhos para você brilhar em qualquer ocasião, 10ª edição, LEYA