sexta-feira, 27 de março de 2020

Dia Mundial do Teatro

imagem in cm-guimaraes.pt

O Dia Mundial do Teatro é celebrado anualmente no dia 27 de março e tem como objetivo a celebração do valor e a importância do teatro e atua como uma chamada de alerta do valor do teatro como uma forma de arte imprescindível. 

A cada ano, uma figura proeminente no teatro ou uma pessoa notável de coração e espírito de outro campo é convidada a compartilhar suas reflexões sobre o teatro e a harmonia internacional.

(in eurocid.mne.gov.pt)


O Dia Mundial do Teatro celebra-se anualmente a 27 de março.

Para comemorar a data decorrem neste dia vários espetáculos teatrais gratuitos ou com bilhetes mais baratos e são relembrados alguns dos artistas e das obras mais importantes da história do teatro. O objetivo da data é promover a arte do teatro junto das pessoas.

O teatro é uma arte milenar e funciona como um meio de divulgação da cultura de diferentes povos. Desde a antiguidade, o homem usou o teatro como forma de expressão.

Existem vários géneros teatrais como a comédia, o drama, a farsa, a tragédia, a tragicomédia, o melodrama, a revista e o teatro infantil, entre outros.
Origem da data

A data foi criada em 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro. No Dia Mundial do Teatro, várias organizações culturais apresentam espetáculos teatrais para comemorar a efeméride, permitindo o acesso gratuito aos mesmos.
Teatro em Portugal

Gil Vicente, autor de diversas obras teatrais, é um dos nomes mais conhecidos do teatro português. O Auto da Barca do Inferno e o Auto da Índia são algumas das suas obras mais populares. Embora Gil Vicente seja considerado o pai do teatro português, existem inúmeros registos de manifestações desta arte muito anteriores ao teatro vicentino, classificadas essencialmente em dois grandes grupos: o teatro religioso e o teatro profano.

Frei Luís de Sousa, de Almeida Garrett, é outra criação máxima do teatro português.

Grandes peças de teatro

Exemplos de grandes peças de teatro mundiais:

O avarento, Moliére
Salomé, Oscar Wilde
Esperando Godot, Samuel Becket
Macbeth, Shakespeare
Édipo, Sófocles
Quatro quartetos, T. S. Eliot
Volta ao lar, Harold Pinter
A morte do caixeiro viajante, Arthur Miller
A Santa Joana dos Matadouros, Bertolt Brecht
Estado de sítio, Albert Camus


in calendarr.com

quinta-feira, 26 de março de 2020

Violência doméstica pode aumentar com a situação do CORONAVÍRUS

imagem tirada de gnr.pt

No dia 19 de março de 2020 O Jornal Observador publicou um artigo sobre a tensão que o COVID19 pode trazer às famílias originado pelo confinamento preventivo. O risco de violência doméstica pode aumentar. O texto é de Carolina Branco. Muito útil a todos nós. A não perder!

São vários os fatores que levam a crer que momentos como o que agora se vive em Portugal, com muitas famílias em isolamento social, podem levar a problemas graves dentro de casa. Não só em casos já com episódios de violência, mas, possivelmente, também noutros em que nunca tinha acontecido. Não só porque fazem aumentar a tensão nas relações pessoais e deixam as vítimas mais expostas — e mais disponíveis para desvalorizar alguns atos —, mas também porque os alvos da violência estão mais sozinhos.


Fechar as famílias pode “potenciar o lado muito privado da violência doméstica”, teme o psicólogo da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), Daniel Cotrim. Em declarações ao Observador, numa altura em que, na cidade chinesa de Jingzhou, 90% das denúncias da violência estão relacionadas com a Covid-19, o psicólogo alerta que “é importante que as redes de vizinhança funcionem”.

Até porque entre a medidas adotadas pelo Governo para conter o surto do novo coronavírus, depois de declarado estado de emergência esta quarta-feira, está uma que permite, mesmo nesta fase, a circulação na via pública de pessoas quando houver “necessidade de acolhimento de emergência de vítimas de violências doméstica” — bem como de vítimas de tráfico de seres humanos.

Violência doméstica quadruplicou na China. A tensão pode explicar o fenómeno, mas “quarentena não é desculpa”

Ainda é “muito cedo” para se conseguir tirar conclusões em Portugal. Não há, para já, um aumento de casos de violência doméstica. Mas o psicólogo Daniel Cotrim admite que este potencial fenómeno é algo que “preocupa” a APAV, até porque tem estado atento às estatísticas que chegam da China. Neste país, onde começou o surto do novo coronavírus, a doença tem tido um enorme impacto na violência doméstica. “De acordo com as nossas estatísticas, 90% das causas da violência estão relacionadas com a Covid-19“, disse Wan Fei à revista Sixth Tone. O antigo polícia, que fundou uma organização sem fins lucrativos de combate à violência doméstica em Jingzhou, uma cidade na província chinesa de Hubei, revelou também que, naquela localidade, as denúncias quase que quadruplicaram: em fevereiro, contabilizam-se 162 face às 47 do mesmo mês do ano passado.

É mais ou menos o que acontece durante as férias — mas pior. “Nesses períodos, as pessoas estão próximas, por isso as situações de conflito, apesar de o ambiente ser mais ou menos ligeiro, proporcionam o aumento da violência”, explica o psicólogo da APAV, Daniel Cotrim. Mas isolamento social e quarentena não são sinónimos de férias e, por isso, “imaginando o pior dos cenários, o crescendo da violência é muito maior“, acrescenta em declarações ao Observador.

E existe uma explicação para este fenómeno? Sim. “O facto de estarmos confinados, de as pessoas se encontrarem em isolamento social, de estarem em quarentena, o facto de o próprio ambiente social ser mais tenso, ser mais pesado e de haver uma maior desconfiança do ponto de vista das relações pessoais e interpessoais, faz aumentar as situações de conflitualidade e os de relacionamentos conflituosos”, explica Daniel Cotrim.

Há dois cenários possíveis: se, por um lado, pode haver umaintensificação de atos violentos nas famílias onde já existiam, a verdade é que, em ambientes onde não havia violência doméstica, essa pode passar a ser uma realidade. O psicólogo da APAV explica, desde logo, que “a proximidade entre as pessoas não é uma coisa má”, mas é “exatamente a tensão, o medo, a preocupação e o maior nervosismo que este período traz” que podem fazer com que, “de repente, em alguns casais onde nem havia violência, se possam propiciar situações de violência doméstica”.É mais ou menos o que acontece durante as férias — mas pior. “Nesses períodos, as pessoas estão próximas, por isso as situações de conflito, apesar de o ambiente ser mais ou menos ligeiro, proporcionam o aumento da violência”, explica o psicólogo da APAV, Daniel Cotrim. Mas isolamento social e quarentena não são sinónimos de férias e, por isso, “imaginando o pior dos cenários, o crescendo da violência é muito maior“, acrescenta em declarações ao Observador E existe uma explicação para este fenómeno? Sim. “O facto de estarmos confinados, de as pessoas se encontrarem em isolamento social, de estarem em quarentena, o facto de o próprio ambiente social ser mais tenso, ser mais pesado e de haver uma maior desconfiança do ponto de vista das relações pessoais e interpessoais, faz aumentar as situações de conflitualidade e os de relacionamentos conflituosos”, explica Daniel Cotrim.

Há dois cenários possíveis: se, por um lado, pode haver umaintensificação de atos violentos nas famílias onde já existiam, a verdade é que, em ambientes onde não havia violência doméstica, essa pode passar a ser uma realidade. O psicólogo da APAV explica, desde logo, que “a proximidade entre as pessoas não é uma coisa má”, mas é “exatamente a tensão, o medo, a preocupação e o maior nervosismo que este período traz” que podem fazer com que, “de repente, em alguns casais onde nem havia violência, se possam propiciar situações de violência doméstica”.O psicólogo lembra, no entanto, que todos estes fatores, apesar de explicarem o fenómeno, não podem servir de justificação, nem uma agressão deve ser desculpada porque o agressor estava em stress. “A quarentena não é desculpa.Tal como noutros casos, a vítima não pode achar que uma agressão é de caráter ocasional e pontual e dizer: ‘Isto aconteceu porque se deveu a…’. As vítimas vão sempre tentar arranjar uma justificação para o que aconteceu, seja a quarentena ou outra qualquer”, acrescentou.

“Estamos a potenciar o lado privado da violência doméstica”. Todas as horas são “horas do medo” e a vizinhança é importante

Nos casos em que já havia violência doméstica, o atual ambiente de pandemia é, nas palavras do psicólogo da APAV, “propiciador para que a mesma continue e que se possa agravar”. Porquê? Por um lado, o “poder” do agressor “está muito mais bem estabelecido”. Por outro, a “vítima não pode sair dali“. “O exercício do poder, se já era regular, passa a ser mais que regular. Deixou de haver a hora do medo — quando a pessoa chegava a casa ou quando o agressor estava por perto. Agora, ele e ela estão ali”, diz o psicólogo Daniel Cotrim.O que muda? Desde logo, o comportamento das vítimas vai mudando, para não aumentar o grau de violência. O psicólogo da APAV dá exemplos: “Se [as vítimas] já não confrontavam o agressor, vão passar muito menos a fazê-lo, vão passar a pôr muito menos em causa aquilo que ele ou ela diz, vão aceitar muito mais facilmente todas as regras, vão permitir até situações de violência sexual. Se já havia algum consentimento, acaba por ser muito mais aceite, até porque, para além das vítimas, agora estão os filhos em casa também”. Exatamente o facto de os filhos também estarem em casa, com os pais, pode potenciar alguma agressividade — especialmente quando o agressor costumava estar “distanciado do núcleo familiar”.

O importante é denunciar — o que, neste contexto, pode ser ainda mais difícil, uma vez que o agressor está mesmo ali ao lado, durante todo o dia. À pergunta de como é que consegue fazer a denúncia sem que o agressor ou agressora percebam, o psicólogo responde: “Podem fazê-lo através dos seus telemóveis, enviando mensagens ou emails e depois apagando este registo. A vítima pode contactar a APAV por email, mas o mais fácil será sempre através das redes sociais. As forças de segurança continuam a funcionar”.Daniel Cotrim pede, contudo, que a população não se esqueça que aviolência doméstica continua a ser um crime público e “é importante que as redes de vizinhança funcionem — até porque os agressores controlarão os telemóveis das vítimas”. “É importante pensarmos também que ao nosso lado podem estar a acontecer situações de violência doméstica que devemos denunciar. Neste período, estamos em isolamento social, mas os direitos das pessoas não. E, ao mesmo tempo, estamos a potenciar o lado muito privado da violência doméstica“, acrescentou.

Quanto à APAV, o atendimento presencial continua. “Pedimos às pessoas que liguem para o 116006 — que é um número gratuito —, que nos telefonem primeiro. A necessidade de fazer atendimento presencial é feita, como sempre foi, pelos técnicos de apoio à vítima que estão na linha. E, em situações de extrema importância de atendimento presencial, as pessoas vão dirigir-se ao gabinete e apoio à vítima. Estará lá um técnico que as irá atender e que vai funcionar da forma normal para aquilo que vai exigir da situação. Se não for efetivamente uma situação urgente — como um pedido de informação, por exemplo —, faz-se uma avaliação caso a caso”.

Ainda assim, a APAV já prevê a adoção de medidas mais drásticas, caso o surto em Portugal tenha o mesmo efeito na violência doméstica que teve na China. “Sabemos que há tendência para que este confinamento e isolamento em que já estamos se transforme numa coisa mais dura e mais pesada como a quarentena e estamos a pensar como conseguir ajudar as pessoas, mas não ficarão sem ajuda”, garante Daniel Cotrim. 

(in observador.pt ) (o texto é de Carolina Branco)

quarta-feira, 25 de março de 2020

João Paulo II deixou-nos uma bela reflexão

"Sede fiéis às vossas orações quotidianas; 
elas manterão a vossa fé viva e vibrante
e ajudar-vos-ão a esperar e a amar." 
(João Paulo II)


in igrejaacores.pt

terça-feira, 24 de março de 2020

Astérix e o ilustrador Albert Uderzo - Homenagem ao homem

imagem in bbc.com


O co-autor da famosa banda desenhada "Astérix" tinha 92 anos. Foi vítima de um ataque cardíaco. O Le Monde chama a Uderzo "um monumento, em todos os sentidos das palavras", que agora desaparece. 

O ilustrador Albert Uderzo, co-autor da famosa série de banda desenhada Astérix, morreu esta terça-feira. Tinha 92 anos. A informação foi avançada à Agência France Press por familiares. “Ele morreu enquanto dormia na sua casa em Neuilly, de ataque cardíaco não relacionado com o coronavirus”, confirmou o genro, Bernard de Choisy, adiantando que Uderzo se sentia “cansado” há já algumas semanas.

(in observador.pt texto de Rita Cipriano e Cátia Bruno a 24.03.2020)

segunda-feira, 23 de março de 2020

Para os que gostam de orar, nestes tempos de isolamento social

Todo o mundo está a enfrentar uma situação de pandemia que teve origem num mercado local de uma província da China e que, consequentemente nos obriga a um isolamento social.

Temos de entender que vivemos tempos excecionais e as medidas governamentais também terão de ser excecionais, mas a verdade é que, mesmo com essas medidas aplicadas, já percebemos que o maldito vírus (esse "inimigo invisível"), declarou-nos guerra por muitos e muitos meses.

Como temos de saber aplicar o nosso tempo, que agora nos parece termos "todo o tempo do mundo", podemos ocupá-lo de muitas maneiras, cada um saberá! Atrevo-me, no entanto a deixar uma sugestão a quem for cristão e gosta de orar, partilhando um texto que ajudará a manter alguma paz e tranquilidade espiritual.

Senhor, ajudai-me a encontrar-Vos

Senhor, ajudai-me a encontrar-Vos.

Dai-me um instinto delicado, que me leve a amar santamente as coisas, e me permita chegar a compreendê-las e a aceitar as suas suaves e eficazes lições...

Verbo de Deus Pai, que Vos quisestes fazer homem, identificar-me-ei convosco quanto mais em mim o homem se aperfeiçoe, quanto mais em mim o homem se divinize.

À maneira dos cristãos, gostaria, Senhor, de Vos fazer uma oração através das coisas deste mundo.

Sei que nelas Vos posso encontrar porque se é difícil saber onde estais, é impossível saber onde não estais. 
Beato Charles de Foucauld

Beato Charles de Foucauld, 
imagem tirada de petitsfreresdejesus.com



domingo, 22 de março de 2020

A crise do COVID implica uma reflexão profunda

imagem tirada de https://combatefakenews.lusa.pt/f

A crise que este maldito vírus está a provocar em todo o mundo, é uma crise que põe em risco a saúde, a economia, as empresas, os postos de trabalho, o ensino em todas as escolas e universidades, as férias das famílias, enfim...põe a vida das populações mundiais completamente, "de pernas para o ar".

Ao ler o "Editorial - Do Diretor" da Revista Sábado, de 19 a 25 de março de 2020, na página 8, e escrito por Eduardo Dâmaso, não posso deixar de o partilhar aqui, pela maneira direta e objectiva como nos consegue transmitir exatamente como tudo se passa e o "calvário" por que se está a passar, diariamente.

Com a devida vénia, então aqui vai:

O mundo em quarentena

Estudo apresentado em setembro pela OMS e pelo Banco Mundial é claro: líderes mundiais têm respondido às emergências sanitárias com ciclos de pânico e negligência. Nada mais certo e de prova abundante. 


Como se previa aí estão as consequências de um pequeníssimo vírus e o mundo a entrar de quarentena. Em poucos dias, milhares de mortos e infetados em todo o lado, serviços de saúde em colapso, populações acantonadas na trincheira doméstica, milhares de empresas em Portugal e por essa Europa fora mandam os seus trabalhadores para um desemprego parcial, milhares de pequenas e médias empresas estão na iminência de fechar, orçamentos de publicidade cancelados, turismo parado, milhares de grandes empresas perdem fortunas nas bolsas, milhares de aviões ficam em terra. A vida social e cultural parou em toda a Europa e a economia mundial está no vermelho. A Europa está sequestrada pelo coronavírus e o mundo para lá caminha. E ninguém se pode queixar de não ter sido avisado sobre os riscos de uma grave pandemia.

Em setembro passado a Organização Mundial de Saúde e o Banco Mundial apresentaram um vasto estudo sobre o risco de pandemias de doenças infecciosas muito graves, como o coronavírus. As conclusões eram um alerta esmagador. O estudo, intitulado O Mundo em Risco, apontava as mudanças climáticas, a urbanização desenfreada, a falta de água e de saneamento básico em países com estados muito frágeis, conflitos armados muito prolongados, a rapidíssima circulação de pessoas e bens na nova economia da globalização, as migrações descontroladas e em massa como as principais causas de criação e propagação de estirpes muito violentas. Sobretudo, o estudo dizia muito claramente que ninguém está preparado para enfrentar este desafio e que os líderes mundiais têm respondido às emergências de saúde pública com ciclos de pânico e negligência. Nada mais certo, como agora se prova de forma abundante. Até ao fim de 2019 apenas 59 países tinham um Plano de Ação para a Segurança na Saúde, mas nenhum deles tinha sido expressivamente financiado. Na verdade, nem políticos, nem cidadãos, dedicaram uns minutos a esta realidade, que também já não se pode sequer dizer que seja emergente, tendo em conta as décadas que passaram de várias pandemias muito graves.

Hoje, portanto, é fácil fazer o debate da falta de preparação do Estado para enfrentar o coronavírus. Mas, nesta fase, não devemos ficar por aí. Em Portugal, tivemos logo a trágica metáfora do empresário italiano que veio visitar uma fábrica de Felgueiras e, ao apresentar sintomas gripais, ficou cinco horas fechado numa ambulância à porta da fábrica. Ninguém sabia o que fazer, ninguém tinha o equipamento adequado. Por isso, é sem surpresa que se assiste à falta de equipamentos básicos no serviço nacional de saúde e na protecção civil. Muito menos surpreende a falta de ventiladores, camas nos hospitais, atrasos na linha Saúde 24. 

A política de Saúde dos sucessivos governos tem sido um desastre. Às cativações de verbas dos últimos anos, soma-se o corte draconiano do investimento na Saúde nos anos da troika e a bancarrota de Sócrates. O SNS, que é uma conquista excecional, não pode continuar a ser debatido em termos puramente ideológicos. O PS tem-se armado em guardião do SNS, mas pouco mais tem feito para melhorar a sua administração e prestação de cuidados básicos, do que gerir a crise. 
À sua esquerda, PCP e BE resguardam-se no discurso puramente reivindicativo, como se os recursos fossem infinitos. À direita, o PSD e o CDS têm oscilado entre o nada absoluto e a visão ultraliberal, de favorecimento do setor privado. Enquanto não for procurado um verdadeiro consenso político sobre o SNS, alargado ao maior número possível de partidos e assente num rigoroso diagnóstico do estado dos serviços, que não mude consoante os resultados eleitorais, nunca sairemos da cepa torta. E, aí, a culpa também é nossa, cidadãos, que pela inércia e pela demissão cívica, consentimos aos partidos liberdade total numa matéria em que toda a sociedade deveria estar organizada para se fazer ouvir e pressionar o sentido das decisões, desde logo orçamentais. Como é possível pagar uma crise bancária que gerou perdas multimilionárias, causadas por gestores criminosos, que nunca foram nem serão penalizados, e deixar os profissionais da Saúde, Educação e Segurança entregues a salários miseráveis!? 

Esta crise deveria implicar uma reflexão profunda sobre a relação de nós todos com a política e com a informação rigorosa e objetiva. Não deveríamos olhar para a política com a atual indiferença nem deixar cair as grandes marcas de jornalismo. Uma sociedade bem informada é uma sociedade mais livre e democrática. É necessário refletir sobre os mecanismos de decisão política e sobre o próprio Estado e a sua missão social. É essencial que os partidos percebam que essa exigência não vai parar. Desde logo porque o vírus, como diz a OMS, não será uma exceção no nosso tempo histórico. Se deixarmos, por omissão, ele será o novo normal. Mas essa é uma reflexão a fazer depois de vencermos esta crise. Unidos, atentos e exigentes, venceremos o bicho.