sábado, 20 de agosto de 2022

Waldeck "Quando, quando, quando" - feat. Patrizia Ferrara



Letras
Quando, quando, quando, quando
Quando suoni la chitarra
Quando, quando, quando, quando
Quando, quando
Devi, devi poi sapere
Sono già un po' impaziente
Quando, quando finalmente
Quando, quando
Ti ho beccato, ecco, ecco
M'hai sfiorata col tuo sguardo
Ma allora quando, quando
Dimmi quando, quando
Dico solo quando mi batte forte il cuor
Sempre quando, quando
Basta con quel quando
Non dirò più quando da adesso, no, mai più
Quando, quando, quando, quando
Quando suoni la chitarra
Quando, quando, quando, quando
Quando, quando
Devi, devi poi sapere
Sono già un po' impaziente
Quando, quando finalmente
Quando, quando
Ti ho beccato, ecco, ecco
M'hai sfiorata col tuo sguardo
Ma allora quando, quando
Dimmi quando, quando
Dico solo quando mi batte forte il cuor
Sempre quando, quando
Basta con quel quando
Non dirò più quando da adesso, no, mai più

Fonte: LyricFind
Compositores: Jutta Niederstaetter / Klaus Waldeck

sexta-feira, 19 de agosto de 2022

"Pode tentar" - quem nos diz é MANINHO, cantor brasileiro, nesta fabulosa canção (com letra a acompanhar!)


LETRA

"Pode Tentar"

Hoje eu até tou sem grana 
Aqui em Copacabana 
Eu quero curtir a festa 
O resto não me interessa 
Não quero dinheiro nem fama 
Só amigos, família e a dama 
Os que estão de verdade comigo 
Seja qual for o motivo 
Seja qual for o motivo 
Hoje não vale a pena ligar 
Que eu não vou atender 
Só por ser você 
Pode tentar 
Mas não vale a pena ligar 
Que eu não vou atender só por ser você 
Pode tentar 
Olha que energia surreal 
Eu já tou pronto pro carnaval 
Quem quiser vir comigo vem 
E quem não quiser, está tranquilo também 
Essa vibe é só pra quem quer 
Pra quem tá nessa onda comigo 
Seja qual for o motivo 
Seja qual for o motivo 
Hoje não vale a pena ligar 
Que eu não vou atender 
Só por ser você 
Pode tentar 
Mas não vale a pena ligar 
Que eu não vou atender só por ser você 
Pode tentar 
Pode tentar, 
Pode tentar 
Não vou atender 
Por ser você 
Não vou querer 
Mas pode tentar

Letra: Phelipe Ferreira, MC Zuka Música: Phelipe Ferreira, Sebastian Crayn, Daus (panela rec) Guitarra acústica nylon, cavaquinho: Maninho Pluck: Maninho Baixo: Maninho Produção: Sebastian Crayn, Maninho, Daus (panela rec) Gravado por Sebastian Crayn Misturado e masterizado Pedro Villas Silva

quinta-feira, 18 de agosto de 2022

"Laurear a pevide" - a história e o significado desta expressão

desconectar en vacaciones
imagem in gullon.es


Portugal, territorialmente, é um país pequeno, mas dentro dele a língua portuguesa constitui um enorme património imaterial.

Como já lemos no título deste post, a expressão laurear a pevide, parece que vai dar que falar...

Com efeito, segundo o Professor e Escritor João Carlos Brito, no seu livro EM PORTUGUÊS NOS (DES)ENTENDEMOS, da Ideias de Ler (Porto Editora), a referida expressão significa: vadiar, passear. 

"Curiosamente, esta é uma expressão muito utilizada no Norte do país e que tem igual frequência entre os algarvios. Significa "vadiar" ou, como se diz, "andar no laré". 

Laurear é uma adulteração do verbo "laurear", e, no sentido figurado, pode também significar "festejar, passear sem grandes preocupações". Trata-se de um verbo que, na maioria dos casos, não é muito utilizado para dar corpo ao seu significado primeiro ("premiar, coroar de louros"), mas é aplicado frequentemente neste sentido. No que diz respeito à segunda parte da expressão, "pevide", no sentido mais carroceiro, é o mesmo que "traseiro", ou seja, "laurear a pevide" é andar a passear o traseiro por aí, sem destino, sem qualquer preocupação de ter de trabalhar ou cumprir uma função."

Como estamos em agosto e é tempo de férias, nada melhor para aproveitar os dias de descanso como seguir esta curiosa expressão...!

Sendo assim, vamos lá "laurear a pevide"...

terça-feira, 16 de agosto de 2022

"Quem se lixa (trama) é o mexilhão" - uma expressão corrente e o seu significado

imagem in reportersombra.com


Esta expressão é muito utilizada no dia-a-dia. 

E nos últimos tempos, cada vez mais... 

Também costumamos ouvir dizer que "quem paga é o Zé Povinho"! Isto quer dizer quem paga é o povo, a arraia-miúda (parte do povo da mais baixa categoria); dizemo-lo com a intenção de significar que é a gente mais pobre ou em situação social débil quem mais se sente lesada, porque não tem possibilidades financeiras para conseguir desenvencilhar-se das dificuldades que tem de enfrentar, a todos os níveis...  

"Designa que quem é sempre prejudicado é quem se encontra em situação inferior". (in Dicionário de Expressões Correntes, de Orlando Neves, notícias editorial, fevereiro de 1999).

Pesquisando mais sobre estas curiosidades que me fascinam sobre a nossa língua,  encontrei um post de um  BLOG, que achei interessante e, por isso, deixo aqui essa partilha:


Quem se lixa é o mexilhão

Este ditado é tão antigo como a humanidade porque tem a ver com a água do mar que teima em vir à costa com mais ou menos força, bater nas pedras, na rocha, mas “quem se lixa é sempre o mexilhão” e o mais pequenino porque o maior esse está lá no fundo e longe das batidas da água.
E porquê o mexilhão? Era o mais abundante. Para além disso, era a comida dos mais pobres do litoral. Senão havia que comer, recorria-se ao mar e traziam-se baldes de mexilhão, lapas, ouriços e já se passava.
O mexilhão não é rico em calorias e sódio, mas é nutritivo. Os crustáceos e os moluscos são ricos em proteínas, vitaminas e minerais; e o marisco contém sempre ácidos gordos.
No entanto, quando o mexilhão vai para o tacho e começa a ferver, talvez sinta maior tormento que o bater da água do mar...
O atum era outro alimento das classes mais pobres, no entanto, segundo o ditado que citamos, vamos ao que se anicha na rocha, como o mexilhão, para apanhar com a água.
É vulgar alijar as responsabilidades para cima dos outros. Sacudir a água do capote.
É fácil ser líder, responsável, coordenador, director, ministro, quando a água do mar está calma porque não é difícil ir ao leme. O pior é quando o mar está bravo. E até aí não se sonha ser líder nem responsável, nem coordenador, nem director, nem ministro.
Nessa altura arranjam-se todos os meios para sacudir as “vespas” e atirar as culpas para os outros. Lançar a albarda ao chão. O mar é teimoso e “quem se lixa é o mexilhão”, isto é, o inferior. Quem paga as favas é o pequeno. Esse é o culpado de tudo. Que vá “badamerda” que pague e não bufe, era assim que se dizia noutros tempos, ouvia eu dizer, na minha terra, e não era o Alentejo; ainda hoje se ouve este termo...
É preciso ter em conta que quem paga é sempre o pequeno, o inferior, isto não é cristão, mas é esta a forma de estar nesta sociedade, onde parece que as vítimas sofrem e os criminosos andam à solta...
É sempre prejudicado quem se encontra numa situação inferior, segundo Orlando Neves, eis o significado para este autor de um “Dicionário de expressões correntes”: “quem se lixa (trama) é sempre o mexilhão”.

Adquem

Publicada por Artur Coutinho

Etiquetas: CURIOSIDADES

in: http://acoutinhoviana.blogspot.com

segunda-feira, 15 de agosto de 2022

Hoje, dia 15 de agosto, é feriado: é o Dia da Assunção de Nossa Senhora

A Assunção de Nossa Senhora ao céu é celebrada anualmente a 15 de agosto.

A tradição católica afirma que, aquando da morte de Virgem Maria, esta foi transportada em corpo e alma até aos céus para participar da glória de seu filho, Jesus Cristo.

Segundo teólogos, Maria teria morrido e, imediatamente, ressuscitado, tal como se tivesse apenas adormecido. Por esse motivo, a igreja também dá a esse acontecimento o nome de "Dormição de Nossa Senhora".

A Assunção de Maria é vista também como uma antecipação da ressurreição que os cristãos um dia irão experimentar.

Em 1º de novembro de 1950, o Papa Pio XII proclamou a Assunção da Virgem Santíssima como dogma de fé na Constituição Apostólica Munificentissimus Deus.

Na constituição, afirmou que “A Imaculada Mãe de Deus, a sempre Virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celestial”.

Por isso, em muitos países de Tradição Católica, como Portugal, Espanha e Itália, a Assunção de Maria é um feriado nacional.


Guido Reni, 
A Assunção da Virgem Maria por Guido Reni (1638-9) - recortada. 
José Luiz Bernardes Ribeiro - CC BY-SA 4.0
Feriado da Assunção de Nossa Senhora

O dia Assunção de Nossa Senhora é feriado em Portugal.

Este não foi um dos feriados religiosos eliminados pelo governo e posteriormente repostos. Esses feriados foram o Dia de Todos os Santos e o Dia de Corpo de Deus.

Nossa Senhora é considerada a rainha de Portugal, estando ligada aos principais acontecimentos da história da independência de Portugal.

A festa da assunção para o céu da Virgem Maria é celebrada como a "Solenidade da Assunção da Bem-aventurada Virgem Maria" pelos católicos.

Em Portugal, no dia 15 de agosto, celebram-se romarias e festas religiosas em várias localidades.

Esta é uma festa maior na Igreja. A missa deste dia faz uma referência especial à mãe de todos os cristãos, desde a homilia às orações próprias dedicadas à Santa.

O Dia da Imaculada Conceição, celebrado no dia 8 de dezembro, é outro feriado nacional em que se invoca a importância de Nossa Senhora.

REFERÊNCIA: in calendarr.com (texto e imagem)