sábado, 24 de abril de 2021

"Não permanecer preso ao passado" - frases de ânimo, de C. Torres Pastorino

Deixo aqui algumas frases de ânimo para todos nós, pois ainda nos encontramos em situação de pandemia.

Tenhamos esperança de que, em breve, tudo possa passar. Deverão ser mais uns dois (?) meses de muito cuidado e proteção, seguindo rigorosamente as regras sanitárias.  

Com a ajuda da ciência, em quem confio plenamente, a vacinação poderá trazer-nos momentos melhores! No entanto, devemos estar mais cautelosos do que nunca; como diz o provérbio "Em Abrantes, já nada será como dantes"! Ninguém conseguirá esquecerá jamais o que se passou neste último ano.

Bom, nunca sabemos o que está para vir, mas também não vale a pena antecipar desgraças ou tragédias!

Que Deus nos ajude a enfrentar as contrariedades da vida e a saber resolvê-las!


in imgs.app


AS FRASES de C. Torres Pastorino, extraídas da sua obra "Minutos de Sabedoria":

Não permaneça preso ao passado nem a recordações tristes. 

Não remexa uma ferida que está cicatrizada.

Não revolva dores e sofrimentos antigos.

O que passou, passou!

Deste momento em diante, procure construir uma vida nova, na direção do alto, caminhando para a frente, sem olhar para trás.

Faça como o sol que se ergue a cada novo dia, sem se lembrar da noite que passou.

sexta-feira, 23 de abril de 2021

A maior parte dos Centros de Dia não voltou a abrir

Os nossos dirigentes vão ter de fazer um esforço muito grande para solucionar os problemas das pessoas, que, durante a pandemia, foram acometidas de graves problemas pessoais de saúde ou de cariz social . 

Não são só os que sofrem sequelas da COVID 19, mas também os que foram surpreendidos com diabetes, doenças cardíacas, doenças renais, e outras das mais diversas que lhes surgiram sem contar com isso, todos eles se sentem "perdidos"... 

É inconcebível que o Estado não consiga chegar a todos com os apoios necessários para acudir a quem está a sofrer, muitos deles condicionados em casa, completamente sozinhos e outros completamente isolados meses e meses a fio (os Centros de Dia estão fechados), dependentes de terceiros e sem qualquer convívio, para além de se sentirem completamente afastados da vida, do quotidiano, de tudo e de todos, até da família mais próxima, por imperativos da pandemia... Uns e outros sentem-se impotentes perante tal situação. 

Ainda o que vai valendo são os apoios da Santa Casa da Misericórdia, mas são tantos os casos, que, sozinha, também não pode acudir a tudo! E é preciso acautelar a situação das pessoas, quando se der o desconfinamento, algumas delas poderão ter recuperado, mas, e as outras? as que não têm mais ninguém perto de si, nenhum familiar que lhes chegue...? como vai ser? Como vão resolver o seu dia-a-dia?  O SNS vai criar estruturas de apoio para tanta gente a necessitar de apoio? Ou será a Segurança Social que tem de enfrentar este gravíssimo problema no nosso país?


imagem in sns.gov.pt


O artigo do SEMANÁRIO EXPRESSO, de 09.04.2021 fala-nos da situação:

A exigência não é nova mas apanhou muitos desprevenidos. Para reabrirem, os centros de dia têm de cumprir com as regras indicadas num decreto-lei aprovado a 13 de março de 2020, que, entre outras exigências, determina que as instituições acopladas — isto é, com instalações comuns com lares ou creches —, que representarão a maioria, têm de ter uma vistoria da Segurança Social em conjunto com especialistas em saúde pública para assegurarem determinadas condições de funcionamento. Entre elas, condições de acesso para o não cruzamento entre utentes do centro de dia e das outras valências, a não partilha de funcionários e uma lotação mais limitada. O Expresso sabe que alguns dos e-mails a notificarem destas condições de reabertura só chegaram às caixas de correio eletrónico na manhã de segunda-feira, o dia em que as estruturas iam reabrir. Além disso, as vistorias têm de ser marcadas e em muitos casos poderão demorar mais de uma semana a acontecer. Num destes e-mails, a que o Expresso teve acesso, lê-se que os centros de dia acoplados só poderão abrir “sem ser necessário qualquer procedimento prévio” nos casos em que a vistoria já tenha sido realizada no ano passado e em que “mantenham atualmente as mesmas condições de funcionamento”. Na prática, diz o padre Lino Maia, presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS), “a maioria fez essas adaptações” logo em 2020, para poder reabrir após o primeiro confinamento determinado pela pandemia. “O que não houve ainda, em muitos casos, foi a validação dessas adaptações”, admite, e ela não foi iniciada com a devida antecedência. “Tenho notado uma grande pressão para que este processo de vistoria e de aprovação das adaptações seja célere”, assegura.

70% NÃO CHEGARAM A REABRIR

A maioria dos centros de dia não chegou a reabrir, diz o padre Lino Maia. Nas suas contas, apenas cerca de 30% terão reaberto em agosto. Os outros, há um ano que funcionam em regime de apoio domiciliário. Em parte, na base da decisão estará a dificuldade de adaptação às exigências que, em muitos casos, implica realização de obras, contratação de pessoal ou seleção dos utentes a ter nas instalações e dos que continuam com apoio domiciliário. Para algumas das estruturas, a reabertura não é compensatória. Mas os especialistas sublinham que o apoio domiciliário fica muito aquém, “só substitui o apoio na higiene e o levar a comida, não traz o resto”, lembra a socióloga Alexandra Lopes, especialista em questões demográficas e do envelhecimento. “A componente mais importante do centro de dia é o estar com outros”, argumenta, considerando que a falta de contacto social acarreta “a receita para o agravamento rápido de processos de deterioração cognitiva” nestas idades.

terça-feira, 20 de abril de 2021

Léo Ferré presenteia-nos com uma linda canção de primavera "C'est le printemps" (com letra)



C'est le printemps
Y a la nature qu'est toute en sueur
Dans les hectares y a du bonheur
C'est le printemps
Y a des lilas qu'ont même plus le temps
De se faire tout mauves ou bien tout blancs
C'est le printemps
Y a du blé qui se fait du mouron
Les oiseaux eux ils disent pas non
C'est le printemps
Y a nos chagrins qu'ont des couleurs
Y a même du printemps chez l'malheur
Y a la mer qui se prend pour Monet
Ou pour Gauguin ou pour Manet
C'est le printemps
Y a des nuages qui n'ont plus de quoi
On dirait de la barbe à papa
C'est le printemps
Y a le vent du nord qu'a pris l'accent
Avec Mistral il passe son temps
C'est le printemps
Y a la pluie qu'est passée chez Dior
Pour se payer le modèle Soleil d'Or
Y a la route qui se fait nationale
Et des fourmis qui se font la malle
C'est le printemps

segunda-feira, 19 de abril de 2021

"Au printemps" - Na primavera - várias canções nos lembram esta estação com dias mais luminosos


Le printemps se compose de deux mots: prin et temps, c'est le commencement, le début, le premier temps, c'est-à-dire, la première saison de l'année...

Nous allons écouter plusieurs chansons à propos du printemps:

"Au Printemps...Au printemps", de Jacques Brel; "Printemps et beaux jours" de Rina Ketty;