quarta-feira, 11 de maio de 2022

Curiosidades interessantes sobre o mês de maio de 2022

in weart.com.br


Enviaram-me para o WhatsApp uma mensagem com uma curiosidade que eu desconhecia, mas que achei engraçada, pois a ser verdade, é um autêntico fenómeno da natureza. Só acontece uma vez em 823 anos! Devemos acreditar?

Esta será a única vez que veremos o referido fenómeno nas nossas vidas. No Calendário de maio de 2022, constatamos que terá: 

  • 5 domingos
  • 5 segundas-feiras 
  • terças-feiras
E outro dado interessante é que na próxima sexta-feira, 13 de maio, será a única sexta-feira 13 deste ano de 2022 (este dado vi eu no calendário e confirmei na Internet)! 

Agora, o que se segue, só acredita quem quer: a mensagem que recebi para além de citar o que já referi, dizia que os chineses chamam a este fenómeno "Bolso cheio de dinheiro", e têm a crença que se enviarmos uma mensagem com esta informação aos nossos amigos, dentro de 4 dias o dinheiro vai surpreender-nos...!!! E ainda mais: baseado no Feng Shui Chinês, quem não transmitir esta mensagem a outros, pode perder mesmo essa grande chance... Nunca se sabe...! Talvez valha a pena aproveitar...😅 😁

terça-feira, 10 de maio de 2022

Homenagem ao Professor Nuno Grande - Figura Eminente da Universidade do Porto 2022

Presto aqui a minha homenagem ao Professor Nuno Grande, que tive o privilégio de conhecer pessoalmente. 

Recebi hoje no meu email a Newsletter Alumni (in noticias.up.pt) e baseei-me nela para partilhar o que encontrei sobre o fundador do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar do Porto.

Humanista, pensador, médico, professor e um “homem de corpo inteiro”. É assim que o consideram gerações de médicos e estudantes que com ele privaram. Nuno Grande é a Figura Eminente da Universidade do Porto 2022, iniciativa que, ao longo do ano, se propõe a celebrar a memória e o legado do histórico professor e fundador do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar.

Nuno Grande notabilizou-se pela excelência na medicina e pela irreverência no ensino, destacando-se pelo seu papel único na cidade e no país, sempre envolvido em várias causas, das políticas, às sociais. Uma das mentes por detrás da criação do ICBAS, trouxe para o ensino das biomédicas uma visão verdadeiramente transdisciplinar.

É esse legado que a Universidade do Porto, juntamente com o ICBAS, vai revisitar através de várias atividades que pretendem engrandecer, dar a conhecer e homenagear este homem da ciência, que não pode ser dissociado de Portugal.

O programa das comemorações da Figura Eminente 2022 foi anunciado oficialmente no passado dia 5 de maio, durante a sessão solene dos 47 anos do ICBAS, que serviu de pretexto para juntar estudantes, colegas, alumni e família de Nuno Grande.

No dia 19 de setembro, inaugura a exposição documental ‘Cidadão de Corpo Inteiro’, no ICBAS, e uma escultura, de grande escala, que pretendem dar a conhecer a faceta de médico de Nuno Grande e destacar a sua investigação na área pulmonar. Esta exposição estará patente até 15 de outubro, incluirá visitas guiadas, e é aberta ao público.

Já a 7 de novembro, a Reitoria da U.Porto recebe uma conversa sobre o ‘Homem de muitas Causas’, que contará com um painel diversificado de pessoas que privaram e se cruzaram com o fundador do ICBAS.

O programa completo pode ser consultado em breve em figuraeminente2022.up.pt.

Sobre Nuno Grande

Nuno Grande nasceu em Vila Real, em 1932. Extrovertido e curioso por natureza, era um contador de histórias irrepreensível, sendo por isso conhecido pela capacidade de juntar várias pessoas em torno das suas histórias. Veio estudar medicina para o Porto em 1950, e em 1957 licenciou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina do Porto, sendo convidado pelo Mestre Hernâni Monteiro para seu assistente.

Em 1965, defendeu a sua tese de doutoramento intitulada “Hipertensão Arterial Pulmonar- contribuição experimental”, tendo obtido a classificação de 19 valores.

Entre 1965 e 1974 vive em Angola onde assume cargo de Diretor do Laboratório de Anatomia Humana do Curso de Cirurgia Humana da Universidade de Luanda e é eleito Presidente da Direção do Centro de Estudos Médicos Experimentais do Instituto de Investigação Científica de Angola.

Regressa depois do 25 de abril para, juntamente com Ruy Luís Gomes e Corino de Andrade, criar o ICBAS, uma escola inspirada em Abel Salazar e na sua visão para o ensino assente no espirito de observação e de investigação.


Nuno Grande é a Figura Eminente
da Universidade do Porto 2022
Nuno Grande durante uma aula no ICBAS, em 1978. 
(Foto: ICBAS)

Figura central no desenvolvimento e implementação do ICBAS e pedagogo de referência para várias gerações de médicos portugueses, foi diretor do Departamento de Anatomia e regente da cadeira de Anatomia Sistemática. Paralelamente, desenvolveu uma obra científica de grande repercussão internacional.

Para além do papel importante que teve como médico, docente e investigador, Nuno Grande destacou-se ainda pelo seu envolvimento em várias causas cívicas: desde a cooperação internacional, à participação política, até à intervenção cultural.

Dos vários cargos de relevo que assumiu ao longo da sua vida, destacam-se, entre outros, os de Pró-Reitor da Universidade do Porto para os assuntos Sociais (1988), membro do Painel de Conselheiros do Comité Científico da NATO (1989), Presidente da Direção da casa Museu Abel Salazar e a passagem pela direção da Comissão de Gestão do Instituto Nacional de Engenharia.

No plano político, destacou-se como mandatário nacional da candidatura de Maria de Lurdes Pintassilgo à Presidência da República, em 1985. Foi condecorado pelo Governo Português com o grande oficialato da Ordem da Instrução.


Nuno Grande faleceu em 2012, aos 80 anos de idade.

domingo, 8 de maio de 2022

Domingo do Bom Pastor, celebra-se hoje



Ano C – 4.º Domingo da Páscoa

Mai 7, 2022 

Escutar a voz do Pastor é seguir Cristo

No Evangelho deste quarto domingo do tempo pascal, Jesus é apresentado como Bom Pastor. Por isso se chama o Domingo do Bom Pastor, que coincide com o Dia Mundial de Oração pelas Vocações. A missão de Cristo é trazer a vida plena às ovelhas do seu rebanho, convidadas a escutar, acolher e seguir o Pastor.

A primeira leitura dos Atos dos Apóstolos propõe duas atitudes diferentes diante da proposta que Cristo Pastor nos apresenta: ou somos pessoas cheias de autossuficiência, satisfeitas e comodamente instaladas nas nossas certezas; ou somos pessoas sempre atentas à voz do Pastor, dispostas a arriscar tudo para O seguir até às pastagens de vida abundante, de vida total, de felicidade sem fim. A leitura do Apocalipse insiste também nesta meta final para todo aquele que segue Cristo.

«Sou eu». Quem de nós não exclamou tantas vezes esta expressão? Nem se torna necessário dizer o nome. «Sou eu» não se diz a um desconhecido. Para entrar na intimidade de alguém, é preciso uma relação longa, um viver-com, uma familiaridade, no sentido pleno da palavra. Isso só se pode viver na duração, na fidelidade, na paciência.

«Eu sou o Bom Pastor». Jesus coloca-Se num registo de intimidade para falar da sua ligação com os discípulos, vivida durante três anos. Tornaram-se seus amigos. Várias vezes, Jesus só precisou deste grito para Se fazer reconhecer: “Sou Eu!” Os discípulos não podiam enganar-se: esta voz era a do Mestre, única no mundo.

Com Jesus, não é o meu nervo auditivo que vibra à sua voz, mas a audição do coração que me torna atento quando a sua Palavra é proclamada em Igreja, quando a leio e medito. É ela que vem fazer vibrar o meu ser profundo, que me toca o coração.

Só assim sou capaz de integrar, na minha vida e na minha maneira de pensar e de agir, a maneira própria de ser, falar e agir de Jesus. A minha vida vai ganhando cor evangélica e a minha consciência vai-se afinando à vontade do Pastor, torno-me discípulo de Jesus e reconheço a sua presença na minha vida.

Aí está um trabalho de longo alcance, para toda a vida. Escutar a voz do Pastor é seguir Cristo. Não é essa a vocação própria de todo o batizado: fazer-se eco da voz do Bom Pastor no coração do mundo?

Neste Dia Mundial de Oração pelas Vocações, rezemos ao Senhor para que nos faça descobrir o seu projeto de amor para a nossa vida, para que nos dê a coragem de arriscar no caminho de amor que Ele pensou para nós.

Que este Dia nos leve a uma renovada atitude de oração pelas vocações sacerdotais, religiosas, missionárias, matrimoniais e outras, e de empenho pelas vocações na Igreja, sinal de esperança fundada na fé, sempre no seguimento de Cristo Bom Pastor.

Manuel Barbosa, scj


in agencia.ecclesia.pt