sexta-feira, 19 de novembro de 2021

"Estar com traça/cheio de traça"...

Esta expressão idiomática popular estar com traça/cheio de traça, significa Sentir fome/muita fomesegundo António Nogueira Santos no Novo Dicionário de Expressões Idiomáticas (Edições João Sá da Costa, 1990).

Pesquisando no mesmo Dicionário, encontrei outras expressões com o mesmo significado (sentir fome/muita fome) e que acho muito interessantes:

  • estar cheio de apitos (gíria)
  • sentir/ter a barriga a dar horas
  • andar/estar com o estômago nas costas
  • andar/estar com fome
  • ter fome
  • andar/estar esganado com fome
  • andar/estar morto/verde de fome
  • rebentar de fome
  • andar/estar com larica/ter larica 
in vix.com

domingo, 14 de novembro de 2021

Dia Mundial da Diabetes - escutemos os especialistas da Saúde!

in região-sul.pt


Segundo o que tenho lido na imprensa escrita, a diabetes afeta um milhão de portugueses,  e os especialistas chamam a atenção  para a importância de se controlar esta doença, diagnosticando mais cedo para se evitar a sua evolução.

Neste dia: 

Dia 14 assinala-se o Dia Mundial da Diabetes 

PM - diariOnline 12 Nov 2017 10:40 Saúde


Ainda que passe ao lado de muitas pessoas, a Diabetes é uma doença com prevalência crescente, e segundo dados de 2014, estima-se que 13,1% da população sofre desta doença, o que corresponde a mais de um milhão de portugueses, sendo que no Mundo, calcula-se que cerca de 422 milhões de pessoas tenham Diabetes e a tendência é para um aumento significativo nos próximos anos, prevendo-se que em 2025, existam cerca de 300 milhões de diabéticos.

Para a Sociedade Portuguesa de Cardiologia, a incidência da diabetes é verdadeiramente preocupante, pois esta é considerada um equivalente de doença cardiovascular, sendo um dos fatores de risco mais importantes, pelo que para além das complicações vasculares, tais como o acidente vascular cerebral e o enfarte, estima-se que 1 em cada 10 diabéticos desenvolva insuficiência cardíaca, a pandemia do século XXI para a qual os cardiologistas vêm chamando a atenção.Nos últimos anos o aumento da obesidade infantil e juvenil, o sedentarismo e a dieta hipercalórica, rica em hidratos de carbono, tem levado ao aparecimento de diabetes em idades cada vez mais jovens, incluindo abaixo dos 18 anos.

No Dia Mundial da Diabetes, 14 de novembro, a Sociedade Portuguesa de Cardiologia alerta para a importância de manter um estilo de vida saudável, baseado em atividade física regular, alimentação saudável e controlo do peso corporal e de apostar na prevenção e na consciencialização da população para os sintomas, deste que é um dos maiores fatores de risco para a Doença Cardiovascular e um grave problema de Saúde Pública, com elevada morbilidade e mortalidade.

Para quem não sabe o que é a Diabetes, fique a saber que é uma doença causada pelo excesso de glucose no sangue. Em pessoas saudáveis, o pâncreas produz uma substância chamada insulina, que é responsável por levar a glucose até ao interior das células. No entanto, no caso dos diabéticos, a insulina pode não ser produzida ou não se encontra em quantidades suficientes para desempenhar a sua função.

Quanto aos vários tipos da Diabetes existentes, são:

Diabetes tipo I - É uma doença autoimune em que o próprio organismo destrói as células do pâncreas responsáveis por produzir insulina, o que faz com que a glucose aumente no sangue. Este tipo é mais comum entre crianças e jovens e não está diretamente relacionado com hábitos alimentares ou obesidade. Quem sofre deste tipo de diabetes tem de administrar insulina diariamente. A taxa de incidência é, apesar de tudo, baixa quando comparada com a Diabetes tipo II.

Diabetes tipo II - É o tipo mais comum desta doença e, neste caso, inicialmente, a quantidade de insulina produzida pelo organismo poderá ser exagerada em comparação com a que é produzida em pessoas saudáveis. Isto acontece porque o corpo precisa de mais insulina para que esta consiga desempenhar a sua função. Porém, com o passar do tempo, o organismo vai-se tornando resistente à insulina e os níveis de glucose vão começar a aumentar. A diabetes tipo II pode aparecer em pessoas de qualquer idade e está muito ligada à obesidade e hábitos alimentares pouco saudáveis, embora nem sempre seja o caso.

Diabetes gestacional - É um tipo de diabetes que aparece quando a mulher engravida (taxa de incidência de 1 em cada 20 grávidas), mesmo que anteriormente à gravidez nunca tenha apresentado sinais da doença. Embora normalmente desapareça após o parto, é importante que sejam tomadas medidas de prevenção para que não se venha a desenvolver diabetes tipo II. Há ainda outros tipos de diabetes causados por patologias no pâncreas, sistema endócrino, ou nas células-beta (responsáveis pela produção de insulina).

in região-sul.pt


No que concerne aos factores de risco, é urgente alertar a população para os fatores de risco, como o excesso de peso/obesidade, alimentação desequilibrada, sedentarismo, historial de diabetes na família, pressão arterial elevada e diabetes gestacional prévia.

Porque prevenir é melhor que remediar, para além dos fatores de risco, é igualmente imperativo consciencializar os portugueses para a prevenção desta doença. Relativamente à diabetes tipo I, não há medidas que possam ser tomadas no sentido de prevenir o seu aparecimento uma vez que se trata de uma doença autoimune. A diabetes tipo II é diferente, pois na maior parte dos casos está associada a hábitos de vida pouco saudáveis. Assim, é importante que se procure seguir um plano nutricional mais equilibrado e fazer exercício frequentemente.

Quanto a sintomas e diagnóstico, no caso da diabetes, um diagnóstico precoce faz a diferença, por isso o reconhecimento dos sintomas pode ser de extrema importância. Fome e sede constantes, boca seca, prurido no corpo, fadiga, visão turva e vontade de urinar com muita frequência são alguns dos principais sinais de alerta.

(FONTE: região-sul.pt)