sexta-feira, 26 de novembro de 2010

"Quem espera por sapatos de defunto, anda toda a vida descalço"








É um ditado que se ouve com alguma frequência, referindo-se a um sucesso desejado, mas que tarda ou nunca chega a realizar-se!

Infelizmente, o ditado aplica-se a muitos de nós, pois qualquer ser humano tem direito a projectar algo para o futuro e sonhar com a sua concretização; a verdade é que nem sempre a sorte vem ter connosco...

De qualquer forma, poderá dizer-se que, nesta matéria, "é um pouco discutível", na medida em que tudo depende das prioridades de cada um, e de como se procede para as alcançar...

Por vezes, metem-se de permeio algumas condicionantes com um poder tal, o que nos  impede de ser bem sucedidos, deixando-nos frustrados e quase incapazes de "ir à luta"! 

Mas não esqueçamos nunca: sem luta nada se consegue...; portanto, há que reagir! Não nos deixemos abater!

Quanto à verdadeira origem desta expressão, vem de antigamente as irmandades e confrarias terem um irmão, apelidado de campeiro, que percorria a povoação, fazendo soar uma campainha,  avisando a irmandade para que, nessa noite, acompanhasse o falecido à sepultura.


 A recompensa para o trabalho deste campeiro era receber os sapatos do defunto; era uma obrigação desta tradição - os sapatos de cada confrade que morresse, eram doados ao campeiro..

Então dizia-se nas povoações que,  se os confrades tivessem uma vida longa,  os campeiros iriam andar, ou descalços, ou ter muitas vezes os dedos de fora.


quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Violência Doméstica

Transcrição de um artigo do Jornal Correio da Manhã, de 25.11.2010

"Apesar de aumento de denúncias às autoridades
Violência doméstica reduziu 10% na última década

A secretária de Estado para a Igualdade estimou esta quinta-feira que o fenómeno da violência doméstica tenha registado uma redução de 10 por cento na última década, apesar do aumento do número de participações.

Elza Pais falava no final do Conselho de Ministros, depois de o Governo ter aprovado o IV Plano Nacional de Combate à Violência Doméstica, cuja aplicação vai estender-se a 2013.

"Temos dados que indicam que, nos últimos dez anos, a violência doméstica diminuiu dez por cento na sua dimensão real. No entanto, as participações às forças de segurança aumentaram em média 10 por cento ao ano", disse.

Estes dados, de acordo com Elza Pais, revelam que estamos perante "um aumento da visibilidade deste fenómeno, já que só se pode combater aquilo que se conhece".

Em relação ao IV Plano contra a Violência Doméstica, agora aprovado em Conselho de Ministros, a secretária de Estado para a Igualdade referiu que se trata de "um programa de continuidade" face aos anteriores, "consolidando as políticas públicas neste domínio e reforçando a estratégia de proximidade".

"Queremos tolerância zero" em relação ao fenómeno da violência doméstica, "porque se trata de uma violação dos direitos humanos", declarou Elza Pais, depois de salientar os planos do Governo para envolver os municípios neste combate.

 
 
A APAV é uma Associação de Apoio à Vítima e chama a atenção para a importância da vítima pedir ajuda a um amigo ou amiga para ajudar a resolver o seu caso. Continuar a lidar com a situação, sozinha, e silenciando-a, faz com que o problema se vá arrastando e a violência continue e aumente.
 
Por isso, é bom que se leiam os conselhos desta Organização, em   http://www.apav.pt/lgbt/menuami.htm 
 

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Enciclopédia Unesco















Biblioteca

Biblioteca Digital Mundial:

Aprender a navegar...

É possível ampliar fotos...

Ler comentários...

Descobrir manuscritos raros...!

Pode ler-se em Português, Francês, Espanhol e Inglês...

A Biblioteca Digital Mundial foi aberta em Outubro, em Paris. Pertence à

Unesco.

Vamos passar aos nossos filhos...sobrinhos...netos...amigos...

Encontrar aqui o endereço da Biblioteca Digital Mundial: www.wdl.org/pt/

Big Bands and a little blues... Para desfrutar desta música...

Check this out. Good music.
 
http://worriersanonymous.org/Music/Oldies/Bigband/Bigbands.htm
 

Biblioteca Particular de Fernando Pessoa

Agora digitalizada e disponibilizada online, aqui:


http://casafernandopessoa.cm-lisboa.pt/index.php?id=2233

"Graffiti", de Júlio Pereira, recebe prémio do melhor disco do ano 2010

http://www.juliopereira.pt/GRAFFITI/Autores.htm

http://www.juliopereira.pt/





Origem e significado da palavra "Greve"


Pesquisando a palavra "greve" encontramos definições e explicações deveras interessantes.

No Dicionário Prático Ilustrado, da Lello & Irmão - Editores, consta o seguinte: greve, s.f., do francês grève. Parede, conluio de pessoas que se ligam para fazer cessar o trabalho e que se recusam a trabalhar, enquanto lhes não atendem certas reclamações: pôr-se em greve.

No Dictionnaire Hachette Encyclopédique Illustré, en couleurs:

1. grève n.f. 1. praia de cascalho, de areia, ao longo do mar ou de um curso de água. 2. Banco de areia que se desloca.

Grève (praça de), nome que se usava antes de 1806 (por alusão à margem do Sena), a uma parte da actual praça da Câmara Municipal de Paris, onde tinham lugar as execuções capitais e onde se reuniam os operários à procura de trabalho.

Na Wikipedia, encontramos a seguinte explicação:

"Origem
A palavra origina-se do francês grève, com o mesmo sentido, proveniente da Place de Grève, em Paris, na margem do Sena, outrora lugar de embarque e desembarque de navios e depois, local das reuniões de desempregados e operários insatisfeitos com as condições de trabalho. O termo grève significa, originalmente, "terreno plano composto de cascalho ou areia à margem do mar ou do rio", onde se acumulavam inúmeros gravetos. Daí o nome da praça e o surgimento etimológico do vocábulo, usado pela primeira vez no final do século XVIII.

Originalmente, as greves não eram regulamentadas, eram resolvidas quando vencia a parte mais forte. O trabalho ficava paralisado até que ocorresse uma das seguintes situações: ou os operários retornavam ao trabalho nas mesmas ou em piores condições, por temor ao desemprego, ou o empresário atendia total ou parcialmente as reivindicações para que pudessem evitar maiores prejuízos devidos à ociosidade."



segunda-feira, 22 de novembro de 2010

O que é um epónimo?

Um epónimo refere-se a uma personagem, real ou mítica, que "empresta" o seu nome a...

Alguns exemplos interessantes:

Balzaquiana: é como são designadas as mulheres na casa dos  30 anos, porque o escritor francês Honoré de Balzac escreveu uma obra intitulada: "A mulher de trinta anos".


Boicote: tem origem no nome do capitão Charles Cunningham Boycott (1832-97), irlândes e capataz de propriedades de grande riqueza, que era um homem muito exigente no seu trabalho. Expulsava os arrendatários que não tivessem os seus impostos pagos atempadamente, em relação à terra que ocupavam. Como represália, os lesados conseguiram influenciar os vizinhos a desobedecerem às regras de Boycott. Hoje, poderá dizer-se que os lesados boicotaram as ordens de Boycott...


Daltónico: refere-se a alguém que não consegue distinguir uma ou várias cores. John Dalton (1766-1844), um químico inglês, foi o primeiro a alertar para esse tipo de deficiência na visão. Como descobriu ele isso? Quando, por mero acaso, ao comprar um par de meias para oferecer a sua mãe, julgou que estas fossem pardo-azuladas...mas, afinal, eram vermelhas...!


Saxofone: o belga Antoine Sax foi um conceituado fabricante de instrumentos. Quando tentava criar um novo tipo de tuba, deu origem ao saxofone.


Claro que ainda há mais exemplos interessantes, que ficarão para uma próxima vez...

domingo, 21 de novembro de 2010

Que tal, ouvir o Café Del Mar ao domingo?

Deixemo-nos embalar por estas belíssimas composições, inspiradas na natureza...