Transcrição de um artigo do Jornal Correio da Manhã, de 25.11.2010
"Apesar de aumento de denúncias às autoridades
Violência doméstica reduziu 10% na última década
A secretária de Estado para a Igualdade estimou esta quinta-feira que o fenómeno da violência doméstica tenha registado uma redução de 10 por cento na última década, apesar do aumento do número de participações.
Elza Pais falava no final do Conselho de Ministros, depois de o Governo ter aprovado o IV Plano Nacional de Combate à Violência Doméstica, cuja aplicação vai estender-se a 2013.
"Temos dados que indicam que, nos últimos dez anos, a violência doméstica diminuiu dez por cento na sua dimensão real. No entanto, as participações às forças de segurança aumentaram em média 10 por cento ao ano", disse.
Estes dados, de acordo com Elza Pais, revelam que estamos perante "um aumento da visibilidade deste fenómeno, já que só se pode combater aquilo que se conhece".
Em relação ao IV Plano contra a Violência Doméstica, agora aprovado em Conselho de Ministros, a secretária de Estado para a Igualdade referiu que se trata de "um programa de continuidade" face aos anteriores, "consolidando as políticas públicas neste domínio e reforçando a estratégia de proximidade".
"Queremos tolerância zero" em relação ao fenómeno da violência doméstica, "porque se trata de uma violação dos direitos humanos", declarou Elza Pais, depois de salientar os planos do Governo para envolver os municípios neste combate.
A APAV é uma Associação de Apoio à Vítima e chama a atenção para a importância da vítima pedir ajuda a um amigo ou amiga para ajudar a resolver o seu caso. Continuar a lidar com a situação, sozinha, e silenciando-a, faz com que o problema se vá arrastando e a violência continue e aumente.
Por isso, é bom que se leiam os conselhos desta Organização, em http://www.apav.pt/lgbt/menuami.htm
Sem comentários:
Enviar um comentário