sábado, 4 de maio de 2019

"...ser mulher é mais diícil."

Resultado de imagem para graça morais e o seu quadro mais conhecido
in pt.wikipedia.org

("Os Senhores da Amazónia" de Graça Morais, 2003)

Graça Morais sempre foi uma defensora das mulheres e do ideário feminista. 

Quando numa entrevista da Revista Visão, Sílvia Souto Cunha e Luís Barra lhe perguntaram se "Também se sentiu marginalizada, vítima, por ser mulher?" a famosa artista portuguesa respondeu:

"Nunca me sinto vítima, mas ser mulher é mais difícil. Nunca senti que me empurrassem com força, isso dá nas vistas. Senti, sim, que me omitem - o que é uma forma de censura".

(CONFERIR e ler mais in revista VISÃO nº 1359 de 21 a 27 de março 2019)

Resultado de imagem para graça morais e o seu quadro mais conhecido
Imagem  in gracamorais.blogspot.com
("O Rosto do Medo")


quinta-feira, 2 de maio de 2019

Entornar sal dá azar?

Os livros que reúnem pragas, rezas, agoiros, superstições, são livros preciosos que nos transportam a um mundo cheio de enigmas. 

Para conhecer o seu conteúdo, aqui estou eu para, de vez em quando o dar a conhecer nos meus posts e transmitir quão interessante esse mundo é...

Para começar, vou transcrever do "Livro das pragas, agouros, rezas, superstições e outros esconjuros", da autoria de Guerra e Paz Editores a superstição

Entornar sal dá azar:

imagem obtida in guiadasemana.com.br

"À época, o sal era usado para conservar os alimentos. Aliás, era a única forma de conservá-lo, porque podia haver aquedutos e enormes coliseus, mas arcas frigoríficas é que não. Por isso, o sal era uma espécie de ouro, um dos materiais mais valiosos que havia. Este era um bem tão precioso que, veja-se só, os romanos eram pagos com sal. Muitas foram as fortunas amealhadas à conta do sal. Visto isto, não custa imaginar que era muito importante preservá-lo, evitando derramá-lo, o que não era muito bom sinal, pelo menos para a carteira.
Este era um bem tão precioso que, veja-se só, os romanos eram pagos com sal. Pois é. E também nós! Não consegue lembrar-se? Então no final do mês não recebe o salário? Pois, pois é... salário, de "salarium", em latim. Mais uma herança latina! 
Hoje, mantém-se esta superstição. Não convém nada entornar sal, o azar está logo ali à espreita. Haverá solução? Há, sim. Se acontecer, para afastar o azar, diz quem sabe que devemos atirar um pouco do mesmo por cima do ombro. A tradição diz que o diabo está sempre de pé atrás de nós e, dessa forma, atirando o sal para as nossas costas, conseguimos acertar-lhe nos olhos e cegá-lo. pobre diabo... mas atenção, e isto não é supersticioso: não volte a usar o sal depois de cair no chão, é que pode ter bactérias. 
No entanto, esta não é a única superstição associada ao sal. Há outras. Por exemplo, também se diz que carregar uma quantidade de sal durante o dia traz êxito nos negócios; talvez por isso, julga-se, andem os corretores de Wall Street com uma mão-cheia de sal nos bolsos dos seus Armanis. E o sal ainda serve para mais: à noite, por exemplo, protege dos males ocultos na escuridão.
Concluindo: o sal é importante, e não só para a cozinha. Não o desperdice, traga-o consigo, de dia e de noite, protegendo-se e atraindo a fortuna."

quarta-feira, 1 de maio de 2019

1º de maio em Portugal - O Dia do Trabalhador

Dia do TrabalhadorDia do TrabalhoDia Internacional dos Trabalhadores ou Festa do Trabalhador é uma data comemorativa internacional, dedicada aos trabalhadores, celebrada anualmente no dia 1 de maio, em quase todos os países do mundo, sendo feriado em muitos deles.
A homenagem remonta ao dia 1 de maio de 1886, quando uma greve foi iniciada na cidade norte-americana de Chicago, com o objetivo de conquistar condições melhores de trabalho, principalmente a redução da jornada de trabalho diária, que chegava a 17 horas, para oito horas.
No período entre-guerras, a duração máxima da jornada de trabalho foi fixada em oito horas, na maior parte dos países industrializados.
No calendário liturgico, o dia celebra a memória de São José Operário, o santo padroeiro dos trabalhadores

in youtube.com 
("São José Operário")

Em Portugal, só a partir de maio de 1974, após a Revolução dos Cravos, é que se voltou a comemorar livremente o Primeiro de Maio, que passou a ser feriado. Durante a ditadura do Estado Novo, a comemoração era reprimida pela polícia.

O Dia Mundial dos Trabalhadores é comemorado em todo o país, com manifestações, comícios e festas de carácter reivindicativo, promovidos pela central sindical CGTP-IN (Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses – Intersindical) nas principais cidades de Lisboa e Porto, assim como pela central sindical UGT (União Geral dos Trabalhadores).
No Algarve, assim como na Madeira e nos Açores, é costume a população fazer piqueniques, e são organizadas algumas festas alusivas à data.
(in pt.wikipedia.org)

in pt.wikipedia.org

terça-feira, 30 de abril de 2019

Calda para o Bolo de chocolate na chávena (II)

imagem in magareceitas.com.br

Cá estamos de novo, desta vez para quem quer comer o bolinho com...calda de chocolate...Hummmm! Que bom deve ficar!

NOTA: a receita do bolo de chocolate está no post do dia 26 de abril do meu blog. 

Ingredientes para a calda: 

2 colheres de sopa de chocolate em pó
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de há de margarina
2 colheres de sopa de leite

Agora, é só juntares os ingredientes todos numa taça que possa ir ao microondas  e misturas tudo devagarinho. 

Depois, colocas a taça no microondas durante 3 segundos (atenção: 3 SEGUNDOS). E está a calda feita!

A seguir, cobres o bolo com essa calda! 

 Bom apetite para o lanche!

segunda-feira, 29 de abril de 2019

Qual a origem da palavra "vinheta"?

"Origem da palavra vinheta

Em rádio e televisão, vinheta é uma peça curta utilizada para abrir e fechar programas, ou blocos, e também para identificar a emissora, o programa ou o patrocinador. A origem é o francês vignette, que significa "pequena vinha" ou "pequena plantação de uvas". Mas qual a relação de uma coisa com outra? Originalmente, era chamado de vignete, em francês, o desenho em forma de folhas e cachos de videiras que ornamentavam louças ou peças de mobiliário. Depois, passou a denominar ornamento do início e do alto da página de um livro ou capítulo: na imprensa escrita passou a designar letra ornamentada ou pequena ilustração para marcar, como um símbolo, diversas matérias que tratam do mesmo assunto. Daí, o termo foi adotado por outro veículo como rádio e a televisão, para designar peça que tem alguma relação com o símbolo utilizado pela imprensa escrita, mas que está a uma distância infinita do significado primitivo, de "pequena vinha"."
(encontrei em dicionarioetimologico.com.br)
in: dicionário.priberam.org

"Vinheta que se pode definir como um pequeno selo ou autocolante usado em fins diversos, pode referir-se a:
ou então como:
  • Vinheta musical/rádio

(encontrei in pt.wikipedia.org)