quinta-feira, 3 de novembro de 2022

Annie Ernaux: Prémio Nobel da Literatura 2022

Hoje, deixo aqui uma sugestão de leitura: "O Acontecimento", de Annie Ernaux, escritora francesa.

Fico muito orgulhosa por uma mulher, Annie Ernaux, ganhar o Prémio Nobel da Literatura 2022.

Já li a obra e aconselho-a vivamente: é uma história autobiográfica, verdadeiramente emocionante!

imagem obtida in https://foreveryoung.sapo.pt/
premio-nobel-da-literatura-2022-escreve-se-no-feminino/

Annie Ernaux vence Prémio Nobel da Literatura
2022/10/07

imagem obtida em cig.gov.pt

A escritora francesa Annie Ernaux é a vencedora do Prémio Nobel da Literatura de 2022, anunciou no dia 6 de outubro a Academia Sueca.

A autora é apenas a 17.ª mulher Nobel da Literatura, num total de 119 pessoas laureadas na história do prémio.

O comunicado do júri destaca como “Ernaux examina, de forma consistente e a partir de diferentes ângulos, uma vida marcada por fortes disparidades de género, língua e classe.”

No ano 2000, é publicado em frança “O acontecimento”, relato autobiográfico de um aborto clandestino. Nesta obra, “uma jovem de 23 anos, estudante universitária brilhante, descobre que está grávida. Tomada pela vergonha, consciente de que aquela gravidez representará um falhanço social para si e para a sua família, sabe que não poderá ter aquela criança. Mas, na França de 1963, o aborto é ilegal e não existe ninguém a quem possa acorrer.” É um romance poderoso sobre sofrimento, justiça e a condição feminina. Escrito por Annie Ernaux em 1999, foi adaptado ao cinema em 2021 por Audrey Diwan, num filme vencedor do Leão de Ouro em Veneza.

Annie Ernaux nasceu em Lillebonne, na Normandia, em 1940, e estudou nas universidades de Rouen e de Bordéus, sendo formada em Letras Modernas. É atualmente uma das vozes mais importantes da literatura francesa, destacando-se por uma escrita onde se fundem a autobiografia e a sociologia, a memória e a história dos eventos recentes. Galardoada com o Prémio de Língua Francesa (2008), o Prémio Marguerite Yourcenar (2017), o Prémio Formentor de las Letras (2019), o Prémio Prince Pierre do Mónaco (2021) e o Prémio Nobel da Literatura (2022) pelo conjunto da sua obra, destacam-se os seus livros Um Lugar ao Sol (1984), vencedor do Prémio Renaudot, e Os Anos (2008), vencedor do Prémio Marguerite Duras e finalista do Prémio Man Booker Internacional.

FONTE: https://www.cig.gov.pt/2022/10/annie-ernaux-vence-premio-nobel-da-literatura/

quarta-feira, 2 de novembro de 2022

Lula da Silva vence as eleições Presidenciais no Brasil




União Europeia e Estados Unidos reagem à vitória de Lula no Brasil

O regresso de Lula da Silva à presidência do Brasil suscitou reações de várias partes do mundo.

O chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, elogiou as eleições no Brasil e afirma esperar avançar nas relações entre a União Europeia e o Brasil.

O primeiro-ministro português, António Costa, contou-se entre os primeiros chefes de estado a dar os parabéns a Lula pela vitória alcançada.

Reação igualmente do primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez que espera vir a trabalhar com o novo governo em prol da justiça social, igualdade e clima.

Reação igualmente do primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez que espera vir a trabalhar com o novo governo em prol da justiça social, igualdade e clima.

A Casa Branca reagiu igualmente elogiando a forma como as eleições correram no Brasil esperando agora continuar a cooperação entre os dois países.

Onze anos depois de ocupar o cargo, Lula da Silva venceu o escrutíneo com 50,9% dos votos contra 49,1% de Jair Bolsonaro.

FONTE do texto: in https://pt.euronews.com/2022/10/31

segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Quem é Teresa Câmara?

Fado das Caldas - song and lyrics by Teresa da Câmara, Manuel da Câmara,  Vicente da Câmara, José da Câmara | Spotify
imagem obtida in https://open.spotify.com/


Nascida a 6 de junho de 1991, Teresa Câmara cresceu rodeada de fado.
O seu avô, Vicente da Câmara, incutiu-lhe o gosto pelo fado e ele, juntamente com o seu tio, José da Câmara, foram e continuam a ser duas das suas maiores referências artísticas.

Estreou-se a cantar em público com apenas 11 anos de idade e aos 15 começou a ser assídua frequentadora de casas de fado, percorrendo também o país com um projeto de fado, cantado em família.

Participou, em 2011, no disco “Câmara: Um Nome, 3 Gerações”. Este projecto muito especial, reuniu três gerações da família Câmara: o patriarca, Vicente, dois dos seus filhos, José e Manuel, e Teresa, a neta.

Em 2014, o Campo Pequeno recebeu a Gala de Natal - Família do Fado, onde quatro famílias com tradição fadista se juntaram para um concerto muito especial: Cid, Pinto Basto, Noronha e Câmara. Teresa participou ao lado do seu avô Vicente e dos tios José e Manuel.

Teresa estreia-se agora, aos 31 anos, com o seu álbum a solo – “Lugares”.

O álbum intitula-se assim como referência à existência de diferentes espaços, sejam eles físicos ou mentais, que de alguma forma se afiguram importantes para a artista, celebrando essa diversidade de estados de espírito numa realidade tão impermanente como a que vivemos.

É um disco bastante marcado pelo fado tradicional e inclui alguns inéditos. Gravado em plena pandemia, conta com o acompanhamento de Luís Petisca, na guitarra portuguesa e Armando Figueiredo na viola de fado e na viola baixo, tendo sido produzido por José da Câmara.

“Lugares” é editado pela Museu do Fado Discos e teve o apoio da SPA.

Fonte:

https://www.museudofado.pt/fado/personalidade/teresa-camara



domingo, 30 de outubro de 2022

Brasileiros preparam decisão final para as eleições deste domingo

Começa a campanha para as eleições no Brasil
imagem obtida in rtp.pt

Brasil prepara-se para a reflexão final

No último dia em que eram permitidos atos públicos ou comícios nesta campanha presidencial brasileira, Lula da Silva optou por dar entrevistas e por divulgar uma carta aberta. Chama-se "Carta para o Brasil do Amanhã". Assume-se como um compromisso, em caso de vitória, para criar um governo, pode ler-se, que junte "responsabilidade fiscal, responsabilidade social e desenvolvimento sustentável".

Já Jair Bolsonaro avançou pelo Rio de Janeiro e aproveitou para perguntar à multidão que o seguia se pretendia regressar ao passado ou continuar "no rumo da paz e do trabalho"?

A verdade é que os últimos números não vão na direção do atual presidente. A mais recente sondagem do Instituto Datafolha atribui 53% dos votos a Lula e 47% ao rival, o que, com uma margem de erro de 2%, afasta aparentemente o cenário de empate técnico.

Mas Bolsonaro relembra que, também na primeira volta, as previsões o colocavam bem longe do resultado que viria a obter - 43% contra 48% para Lula. Aliás, com este remate mais favorável do que o pensado, até as críticas e ameaças que fazia sobre o sistema de voto eletrónico se parecem ter atenuado fortemente.

Os brasileiros podem acompanhar os apuramentos em tempo real no site do Tribunal Superior Eleitoral, neste domingo que marca a escolha entre dois caminhos anunciados como completamente diferentes para o país.